AGILUS : um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renan Cavichi de Freitas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3238
Resumo: Este trabalho de pesquisa propõe um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software, visando melhorar a qualidade de seus produtos e a satisfação dos usuários. O método proposto, denominado AGILUS, envolveu três passos principais em sua concepção: Projeto de Interação; Verificação da Implementação; e Validação dos Incrementos do Produto. Em cada um desses passos, foram definidos métodos específicos de: Avaliação por Percurso Pluralístico em Protótipo; Avaliação Heurística; e Avaliação por Teste com Usuários. Esses métodos foram considerados complementares, adaptados e adequados para avaliações de usabilidade aplicáveis ao processo de desenvolvimento ágil, usando o framework Scrum. O método AGILUS, como principal contribuição desta pesquisa, foi concebido com base nos valores e princípios do Manifesto Ágil e nas características de Usabilidade. Para validação do método AGILUS foram realizados dois estudos de caso: um Sistema de Acompanhamento Sociopedagógico (SAS) e um Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE), ambos para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, São Paulo, Brasil. Além disso, algumas contribuições complementares, envolvendo técnicas, artefatos e métricas foram também definidas para realização das avaliações, assim como uma análise e discussão dos resultados da aplicação do método nos estudos de caso.
id ITA_2cb95a4a8d70fb4151fe3a7ef3685559
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3238
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling AGILUS : um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de softwareDesenvolvimento de softwareQualidade de serviçoMetodologiaAdministração de projetosEngenharia de softwareEste trabalho de pesquisa propõe um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software, visando melhorar a qualidade de seus produtos e a satisfação dos usuários. O método proposto, denominado AGILUS, envolveu três passos principais em sua concepção: Projeto de Interação; Verificação da Implementação; e Validação dos Incrementos do Produto. Em cada um desses passos, foram definidos métodos específicos de: Avaliação por Percurso Pluralístico em Protótipo; Avaliação Heurística; e Avaliação por Teste com Usuários. Esses métodos foram considerados complementares, adaptados e adequados para avaliações de usabilidade aplicáveis ao processo de desenvolvimento ágil, usando o framework Scrum. O método AGILUS, como principal contribuição desta pesquisa, foi concebido com base nos valores e princípios do Manifesto Ágil e nas características de Usabilidade. Para validação do método AGILUS foram realizados dois estudos de caso: um Sistema de Acompanhamento Sociopedagógico (SAS) e um Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE), ambos para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, São Paulo, Brasil. Além disso, algumas contribuições complementares, envolvendo técnicas, artefatos e métricas foram também definidas para realização das avaliações, assim como uma análise e discussão dos resultados da aplicação do método nos estudos de caso.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAdilson Marques da CunhaRenan Cavichi de Freitas2015-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3238reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:08Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3238http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:29.422Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv AGILUS : um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software
title AGILUS : um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software
spellingShingle AGILUS : um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software
Renan Cavichi de Freitas
Desenvolvimento de software
Qualidade de serviço
Metodologia
Administração de projetos
Engenharia de software
title_short AGILUS : um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software
title_full AGILUS : um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software
title_fullStr AGILUS : um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software
title_full_unstemmed AGILUS : um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software
title_sort AGILUS : um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software
author Renan Cavichi de Freitas
author_facet Renan Cavichi de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Adilson Marques da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Renan Cavichi de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de software
Qualidade de serviço
Metodologia
Administração de projetos
Engenharia de software
topic Desenvolvimento de software
Qualidade de serviço
Metodologia
Administração de projetos
Engenharia de software
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho de pesquisa propõe um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software, visando melhorar a qualidade de seus produtos e a satisfação dos usuários. O método proposto, denominado AGILUS, envolveu três passos principais em sua concepção: Projeto de Interação; Verificação da Implementação; e Validação dos Incrementos do Produto. Em cada um desses passos, foram definidos métodos específicos de: Avaliação por Percurso Pluralístico em Protótipo; Avaliação Heurística; e Avaliação por Teste com Usuários. Esses métodos foram considerados complementares, adaptados e adequados para avaliações de usabilidade aplicáveis ao processo de desenvolvimento ágil, usando o framework Scrum. O método AGILUS, como principal contribuição desta pesquisa, foi concebido com base nos valores e princípios do Manifesto Ágil e nas características de Usabilidade. Para validação do método AGILUS foram realizados dois estudos de caso: um Sistema de Acompanhamento Sociopedagógico (SAS) e um Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE), ambos para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, São Paulo, Brasil. Além disso, algumas contribuições complementares, envolvendo técnicas, artefatos e métricas foram também definidas para realização das avaliações, assim como uma análise e discussão dos resultados da aplicação do método nos estudos de caso.
description Este trabalho de pesquisa propõe um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software, visando melhorar a qualidade de seus produtos e a satisfação dos usuários. O método proposto, denominado AGILUS, envolveu três passos principais em sua concepção: Projeto de Interação; Verificação da Implementação; e Validação dos Incrementos do Produto. Em cada um desses passos, foram definidos métodos específicos de: Avaliação por Percurso Pluralístico em Protótipo; Avaliação Heurística; e Avaliação por Teste com Usuários. Esses métodos foram considerados complementares, adaptados e adequados para avaliações de usabilidade aplicáveis ao processo de desenvolvimento ágil, usando o framework Scrum. O método AGILUS, como principal contribuição desta pesquisa, foi concebido com base nos valores e princípios do Manifesto Ágil e nas características de Usabilidade. Para validação do método AGILUS foram realizados dois estudos de caso: um Sistema de Acompanhamento Sociopedagógico (SAS) e um Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE), ambos para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, São Paulo, Brasil. Além disso, algumas contribuições complementares, envolvendo técnicas, artefatos e métricas foram também definidas para realização das avaliações, assim como uma análise e discussão dos resultados da aplicação do método nos estudos de caso.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3238
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Desenvolvimento de software
Qualidade de serviço
Metodologia
Administração de projetos
Engenharia de software
_version_ 1706809297600512000