Calibração de arranjo para ensaios de detecção de fumaça em compartimentos de carga de aeronaves
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3394 |
Resumo: | Na aviação existem requisitos que devem ser cumpridos para que uma aeronave esteja aeronavegável. Estes requisitos são aprimorados em função da evolução tecnológica e com a investigação de acidentes que resultam em lições aprendidas. O enfoque desta pesquisa é no requisito de segurança de cabine que aborda a detecção de fogo e fumaça dentro dos compartimentos de carga nas aeronaves. Trata-se do requisito FAR part 25, 25.858, para cujo cumprimento é necessária a instalação de detectores de fumaça nos compartimentos. Pela análise da literatura, verificou-se que existe uma grande subjetividade para a definição da fumaça ideal na realização dos ensaios de certificação das instalações do sistema de detecção de fumaça, uma vez que o critério utilizado é um vídeo disponibilizado pelo FAA (Federal Aviation Administration), porém vários fatores influenciam na escolha da fumaça ideal, como a iluminação do ambiente, ventilação, cor de fundo apresentados no vídeo. Dentro desse contexto essa pesquisa tem como objetivo principal determinar uma recomendação de calibração dos equipamentos utilizados para os ensaios de detecção de fumaça. Para atingir o objetivo principal, foram definidos objetivos específicos que incluem Definir a fumaça padrão através do Engineering judment de especialistas do ramo, propor uma instrumentação para a calibração da fumaça, caracterizar a fumaça através da instrumentação proposta. Diante desse cenário foi elaborado um procedimento experimental para avaliar diferentes fumaças, medi-las para identificar a resposta da instrumentação proposta por essa pesquisa, e conforme protocolo do procedimento, caracterizar a fumaça ideal através de dados mensuráveis de transmissibilidade. Os dados dos ensaios foram analisados com auxílio de ferramentas estatísticas. Os resultados mostraram que a instrumentação proposta é efetiva e foi determinada uma recomendação para a calibração dos equipamentos. |
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Calibração de arranjo para ensaios de detecção de fumaça em compartimentos de carga de aeronavesFumaçaDetecçãoEquipamentosCalibraçãoCompartimentos de aeronavesEngenharia aeronáuticaNa aviação existem requisitos que devem ser cumpridos para que uma aeronave esteja aeronavegável. Estes requisitos são aprimorados em função da evolução tecnológica e com a investigação de acidentes que resultam em lições aprendidas. O enfoque desta pesquisa é no requisito de segurança de cabine que aborda a detecção de fogo e fumaça dentro dos compartimentos de carga nas aeronaves. Trata-se do requisito FAR part 25, 25.858, para cujo cumprimento é necessária a instalação de detectores de fumaça nos compartimentos. Pela análise da literatura, verificou-se que existe uma grande subjetividade para a definição da fumaça ideal na realização dos ensaios de certificação das instalações do sistema de detecção de fumaça, uma vez que o critério utilizado é um vídeo disponibilizado pelo FAA (Federal Aviation Administration), porém vários fatores influenciam na escolha da fumaça ideal, como a iluminação do ambiente, ventilação, cor de fundo apresentados no vídeo. Dentro desse contexto essa pesquisa tem como objetivo principal determinar uma recomendação de calibração dos equipamentos utilizados para os ensaios de detecção de fumaça. Para atingir o objetivo principal, foram definidos objetivos específicos que incluem Definir a fumaça padrão através do Engineering judment de especialistas do ramo, propor uma instrumentação para a calibração da fumaça, caracterizar a fumaça através da instrumentação proposta. Diante desse cenário foi elaborado um procedimento experimental para avaliar diferentes fumaças, medi-las para identificar a resposta da instrumentação proposta por essa pesquisa, e conforme protocolo do procedimento, caracterizar a fumaça ideal através de dados mensuráveis de transmissibilidade. Os dados dos ensaios foram analisados com auxílio de ferramentas estatísticas. Os resultados mostraram que a instrumentação proposta é efetiva e foi determinada uma recomendação para a calibração dos equipamentos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaGefeson Mendes PachecoGeraldo José AdaboCarolina Rodrigues Ramos Pinto2013-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3394reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:12Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3394http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:53.92Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Na aviação existem requisitos que devem ser cumpridos para que uma aeronave esteja aeronavegável. Estes requisitos são aprimorados em função da evolução tecnológica e com a investigação de acidentes que resultam em lições aprendidas. O enfoque desta pesquisa é no requisito de segurança de cabine que aborda a detecção de fogo e fumaça dentro dos compartimentos de carga nas aeronaves. Trata-se do requisito FAR part 25, 25.858, para cujo cumprimento é necessária a instalação de detectores de fumaça nos compartimentos. Pela análise da literatura, verificou-se que existe uma grande subjetividade para a definição da fumaça ideal na realização dos ensaios de certificação das instalações do sistema de detecção de fumaça, uma vez que o critério utilizado é um vídeo disponibilizado pelo FAA (Federal Aviation Administration), porém vários fatores influenciam na escolha da fumaça ideal, como a iluminação do ambiente, ventilação, cor de fundo apresentados no vídeo. Dentro desse contexto essa pesquisa tem como objetivo principal determinar uma recomendação de calibração dos equipamentos utilizados para os ensaios de detecção de fumaça. Para atingir o objetivo principal, foram definidos objetivos específicos que incluem Definir a fumaça padrão através do Engineering judment de especialistas do ramo, propor uma instrumentação para a calibração da fumaça, caracterizar a fumaça através da instrumentação proposta. Diante desse cenário foi elaborado um procedimento experimental para avaliar diferentes fumaças, medi-las para identificar a resposta da instrumentação proposta por essa pesquisa, e conforme protocolo do procedimento, caracterizar a fumaça ideal através de dados mensuráveis de transmissibilidade. Os dados dos ensaios foram analisados com auxílio de ferramentas estatísticas. Os resultados mostraram que a instrumentação proposta é efetiva e foi determinada uma recomendação para a calibração dos equipamentos. |
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Na aviação existem requisitos que devem ser cumpridos para que uma aeronave esteja aeronavegável. Estes requisitos são aprimorados em função da evolução tecnológica e com a investigação de acidentes que resultam em lições aprendidas. O enfoque desta pesquisa é no requisito de segurança de cabine que aborda a detecção de fogo e fumaça dentro dos compartimentos de carga nas aeronaves. Trata-se do requisito FAR part 25, 25.858, para cujo cumprimento é necessária a instalação de detectores de fumaça nos compartimentos. Pela análise da literatura, verificou-se que existe uma grande subjetividade para a definição da fumaça ideal na realização dos ensaios de certificação das instalações do sistema de detecção de fumaça, uma vez que o critério utilizado é um vídeo disponibilizado pelo FAA (Federal Aviation Administration), porém vários fatores influenciam na escolha da fumaça ideal, como a iluminação do ambiente, ventilação, cor de fundo apresentados no vídeo. Dentro desse contexto essa pesquisa tem como objetivo principal determinar uma recomendação de calibração dos equipamentos utilizados para os ensaios de detecção de fumaça. Para atingir o objetivo principal, foram definidos objetivos específicos que incluem Definir a fumaça padrão através do Engineering judment de especialistas do ramo, propor uma instrumentação para a calibração da fumaça, caracterizar a fumaça através da instrumentação proposta. Diante desse cenário foi elaborado um procedimento experimental para avaliar diferentes fumaças, medi-las para identificar a resposta da instrumentação proposta por essa pesquisa, e conforme protocolo do procedimento, caracterizar a fumaça ideal através de dados mensuráveis de transmissibilidade. Os dados dos ensaios foram analisados com auxílio de ferramentas estatísticas. Os resultados mostraram que a instrumentação proposta é efetiva e foi determinada uma recomendação para a calibração dos equipamentos. |
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