Casos de instabilidade de taludes ao longo das rodovias BR-376/PR e BR-101/SC - eventos 2008 e 2011
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3083 |
Resumo: | Processos de instabilização na BR-376/PR e BR-101/SC, associados principalmente a períodos de intensa precipitação pluviométrica, estão relacionados ao meio suscetível ao qual estão inseridos: a Serra do Mar, conhecida por ser influenciada por diversos agentes ambientais. Além das questões ambientais envolvidas, há também as interferências antrópicas que corroboram para instabilidade das encostas e oferecem riscos às condições de operação e segurança das vias. Um gerenciamento de risco parte do acompanhamento e mapeamento das áreas mais suscetíveis, em conjunto com as informações que compõem um banco de dados, fornecem informações que podem auxiliar o engenheiro na tomada de decisões. Com o intuito de contribuir para a prevenção e mitigação de acidentes geotécnicos em rodovias, foram analisados os principais fatores de influência associados à instabilidade de taludes e discutida a importância de um banco de dados e sua composição. A avaliação das ocorrências à luz dos fatores de influência mostra a relevância de considerá-los nas análises de risco e de avaliação de perigo, e a importância que o conjunto dessas informações pode ter em um Sistema de Suporte à Decisão (SSD). |
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Casos de instabilidade de taludes ao longo das rodovias BR-376/PR e BR-101/SC - eventos 2008 e 2011TaludesPrecipitação (Meteorologia)Efeitos ambientaisManutençãoRodoviasTráfegoTransportesPrevenção de acidentesEngenharia rodoviáriaEngenharia civilProcessos de instabilização na BR-376/PR e BR-101/SC, associados principalmente a períodos de intensa precipitação pluviométrica, estão relacionados ao meio suscetível ao qual estão inseridos: a Serra do Mar, conhecida por ser influenciada por diversos agentes ambientais. Além das questões ambientais envolvidas, há também as interferências antrópicas que corroboram para instabilidade das encostas e oferecem riscos às condições de operação e segurança das vias. Um gerenciamento de risco parte do acompanhamento e mapeamento das áreas mais suscetíveis, em conjunto com as informações que compõem um banco de dados, fornecem informações que podem auxiliar o engenheiro na tomada de decisões. Com o intuito de contribuir para a prevenção e mitigação de acidentes geotécnicos em rodovias, foram analisados os principais fatores de influência associados à instabilidade de taludes e discutida a importância de um banco de dados e sua composição. A avaliação das ocorrências à luz dos fatores de influência mostra a relevância de considerá-los nas análises de risco e de avaliação de perigo, e a importância que o conjunto dessas informações pode ter em um Sistema de Suporte à Decisão (SSD).Instituto Tecnológico de AeronáuticaCaroline Tomazoni SantosDelma de Mattos VidalDaniele Rodrigues dos Santos2014-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3083reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:03Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3083http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:59.743Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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