Estudo da especificação ARINC 429.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Firmino
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=645
Resumo: Esta dissertação de mestrado analisa a Especificação ARINC 429, que ée a especificação mais utilizada atualmente em barramentos de dados na aviação comercial. A mesma define a comunicação entre equipamentos aviônicos, desde a ligação física, propriedades elétricas, caminho da informação, formatos de palavra e protocolo. Embora não obrigatória, ée muito útil para a indústria aeronáutica, pois se observada, proporciona a garantia de níveis de segurança adequados para a aviação em geral. A contínua modernização dos sistemas aviônicos traz a necessidade de constante atualização dos protocolos e barramentos, e conseqüentemente, das especificações técnicas utilizadas. A experiência tem mostrado que se deve sempre rever todas as definições dos formatos de mensagens e/ou protocolos implementados pelos fabricantes dos equipamentos. Para comprovar isso, um ensaio foi desenvolvido e implementado para analisar o funcionamento de equipamentos de um sistema aviônico utilizados em aeronaves Embraer. O ensaio teve como objetivo a familiarização com o RIG aviônico, através da análise das formas de onda dos sinais de alta e baixa velocidade nas interfaces ARINC 429 e também do comportamento das mensagens transmitidas via ARINC 429. Ele evidenciou mais uma vez o RIG como ferramenta suficientemente adequada para a previsão do comportamento de sistemas e como instrumento para auxílio na certificação de aeronaves.
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