Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel Ribeiro Siqueira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1027
Resumo: Dentre as melhorias nos processos produtivos para a manufatura de aeronaves nas empresas, a soldagem a laser tem sido destacada como uma das tecnologias mais promissoras. A mudança de rebitagem para soldagem do revestimento da fuselagem e dos reforçadores tem contribuído para a redução de peso e dos custos das aeronaves, bem como diminuído o seu tempo de fabricação. Este trabalho pretende contribuir ao entendimento da metalurgia de soldagem autógena (sem uso de metal de adição e em um único passe) de uma liga de alumínio de alta resistência (AA6013) com um laser a fibra (2 kW). A geometria escolhida ée solda topo, sem chanfro, para facilitar a análise dos resultados. Foram estudados os efeitos dos parâmetros de processo, velocidade e potência do laser, além de dois valores diferentes de espessura das chapas, realizados com um desenho de experimentos sobre a microestrutura e qualidade da solda. O estudo mostrou que ée possível obter soldas com boa qualidade macroscópica, em relação à regularidade do cordão e furos, e com isenção de trincas ou porosidades em velocidades em torno de 100 mm/s e com potência do laser de cerca de 1 kW. Também foi verificado que a zona afetada pelo calor ée bastante concentrada, com região de liquação em torno de 50 mm.
id ITA_31db5f80875579a714299c9d0e9bd1c6
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1027
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural.Lasers a fibraSolda autógenaSoldagem a laserChapas (materiais)Indústria aeronáuticaLigas de alumínioEngenharia de materiaisMetalurgiaDentre as melhorias nos processos produtivos para a manufatura de aeronaves nas empresas, a soldagem a laser tem sido destacada como uma das tecnologias mais promissoras. A mudança de rebitagem para soldagem do revestimento da fuselagem e dos reforçadores tem contribuído para a redução de peso e dos custos das aeronaves, bem como diminuído o seu tempo de fabricação. Este trabalho pretende contribuir ao entendimento da metalurgia de soldagem autógena (sem uso de metal de adição e em um único passe) de uma liga de alumínio de alta resistência (AA6013) com um laser a fibra (2 kW). A geometria escolhida ée solda topo, sem chanfro, para facilitar a análise dos resultados. Foram estudados os efeitos dos parâmetros de processo, velocidade e potência do laser, além de dois valores diferentes de espessura das chapas, realizados com um desenho de experimentos sobre a microestrutura e qualidade da solda. O estudo mostrou que ée possível obter soldas com boa qualidade macroscópica, em relação à regularidade do cordão e furos, e com isenção de trincas ou porosidades em velocidades em torno de 100 mm/s e com potência do laser de cerca de 1 kW. Também foi verificado que a zona afetada pelo calor ée bastante concentrada, com região de liquação em torno de 50 mm.Instituto Tecnológico de AeronáuticaFernando Ferreira FernandezMilton Sérgio Fernandes de LimaGabriel Ribeiro Siqueira2007-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1027reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:03Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1027http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:07.752Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural.
title Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural.
spellingShingle Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural.
Gabriel Ribeiro Siqueira
Lasers a fibra
Solda autógena
Soldagem a laser
Chapas (materiais)
Indústria aeronáutica
Ligas de alumínio
Engenharia de materiais
Metalurgia
title_short Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural.
title_full Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural.
title_fullStr Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural.
title_full_unstemmed Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural.
title_sort Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural.
author Gabriel Ribeiro Siqueira
author_facet Gabriel Ribeiro Siqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernando Ferreira Fernandez
Milton Sérgio Fernandes de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel Ribeiro Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Lasers a fibra
Solda autógena
Soldagem a laser
Chapas (materiais)
Indústria aeronáutica
Ligas de alumínio
Engenharia de materiais
Metalurgia
topic Lasers a fibra
Solda autógena
Soldagem a laser
Chapas (materiais)
Indústria aeronáutica
Ligas de alumínio
Engenharia de materiais
Metalurgia
dc.description.none.fl_txt_mv Dentre as melhorias nos processos produtivos para a manufatura de aeronaves nas empresas, a soldagem a laser tem sido destacada como uma das tecnologias mais promissoras. A mudança de rebitagem para soldagem do revestimento da fuselagem e dos reforçadores tem contribuído para a redução de peso e dos custos das aeronaves, bem como diminuído o seu tempo de fabricação. Este trabalho pretende contribuir ao entendimento da metalurgia de soldagem autógena (sem uso de metal de adição e em um único passe) de uma liga de alumínio de alta resistência (AA6013) com um laser a fibra (2 kW). A geometria escolhida ée solda topo, sem chanfro, para facilitar a análise dos resultados. Foram estudados os efeitos dos parâmetros de processo, velocidade e potência do laser, além de dois valores diferentes de espessura das chapas, realizados com um desenho de experimentos sobre a microestrutura e qualidade da solda. O estudo mostrou que ée possível obter soldas com boa qualidade macroscópica, em relação à regularidade do cordão e furos, e com isenção de trincas ou porosidades em velocidades em torno de 100 mm/s e com potência do laser de cerca de 1 kW. Também foi verificado que a zona afetada pelo calor ée bastante concentrada, com região de liquação em torno de 50 mm.
description Dentre as melhorias nos processos produtivos para a manufatura de aeronaves nas empresas, a soldagem a laser tem sido destacada como uma das tecnologias mais promissoras. A mudança de rebitagem para soldagem do revestimento da fuselagem e dos reforçadores tem contribuído para a redução de peso e dos custos das aeronaves, bem como diminuído o seu tempo de fabricação. Este trabalho pretende contribuir ao entendimento da metalurgia de soldagem autógena (sem uso de metal de adição e em um único passe) de uma liga de alumínio de alta resistência (AA6013) com um laser a fibra (2 kW). A geometria escolhida ée solda topo, sem chanfro, para facilitar a análise dos resultados. Foram estudados os efeitos dos parâmetros de processo, velocidade e potência do laser, além de dois valores diferentes de espessura das chapas, realizados com um desenho de experimentos sobre a microestrutura e qualidade da solda. O estudo mostrou que ée possível obter soldas com boa qualidade macroscópica, em relação à regularidade do cordão e furos, e com isenção de trincas ou porosidades em velocidades em torno de 100 mm/s e com potência do laser de cerca de 1 kW. Também foi verificado que a zona afetada pelo calor ée bastante concentrada, com região de liquação em torno de 50 mm.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1027
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Lasers a fibra
Solda autógena
Soldagem a laser
Chapas (materiais)
Indústria aeronáutica
Ligas de alumínio
Engenharia de materiais
Metalurgia
_version_ 1706809265511989248