Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1027 |
Resumo: | Dentre as melhorias nos processos produtivos para a manufatura de aeronaves nas empresas, a soldagem a laser tem sido destacada como uma das tecnologias mais promissoras. A mudança de rebitagem para soldagem do revestimento da fuselagem e dos reforçadores tem contribuído para a redução de peso e dos custos das aeronaves, bem como diminuído o seu tempo de fabricação. Este trabalho pretende contribuir ao entendimento da metalurgia de soldagem autógena (sem uso de metal de adição e em um único passe) de uma liga de alumínio de alta resistência (AA6013) com um laser a fibra (2 kW). A geometria escolhida ée solda topo, sem chanfro, para facilitar a análise dos resultados. Foram estudados os efeitos dos parâmetros de processo, velocidade e potência do laser, além de dois valores diferentes de espessura das chapas, realizados com um desenho de experimentos sobre a microestrutura e qualidade da solda. O estudo mostrou que ée possível obter soldas com boa qualidade macroscópica, em relação à regularidade do cordão e furos, e com isenção de trincas ou porosidades em velocidades em torno de 100 mm/s e com potência do laser de cerca de 1 kW. Também foi verificado que a zona afetada pelo calor ée bastante concentrada, com região de liquação em torno de 50 mm. |
id |
ITA_31db5f80875579a714299c9d0e9bd1c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1027 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural.Lasers a fibraSolda autógenaSoldagem a laserChapas (materiais)Indústria aeronáuticaLigas de alumínioEngenharia de materiaisMetalurgiaDentre as melhorias nos processos produtivos para a manufatura de aeronaves nas empresas, a soldagem a laser tem sido destacada como uma das tecnologias mais promissoras. A mudança de rebitagem para soldagem do revestimento da fuselagem e dos reforçadores tem contribuído para a redução de peso e dos custos das aeronaves, bem como diminuído o seu tempo de fabricação. Este trabalho pretende contribuir ao entendimento da metalurgia de soldagem autógena (sem uso de metal de adição e em um único passe) de uma liga de alumínio de alta resistência (AA6013) com um laser a fibra (2 kW). A geometria escolhida ée solda topo, sem chanfro, para facilitar a análise dos resultados. Foram estudados os efeitos dos parâmetros de processo, velocidade e potência do laser, além de dois valores diferentes de espessura das chapas, realizados com um desenho de experimentos sobre a microestrutura e qualidade da solda. O estudo mostrou que ée possível obter soldas com boa qualidade macroscópica, em relação à regularidade do cordão e furos, e com isenção de trincas ou porosidades em velocidades em torno de 100 mm/s e com potência do laser de cerca de 1 kW. Também foi verificado que a zona afetada pelo calor ée bastante concentrada, com região de liquação em torno de 50 mm.Instituto Tecnológico de AeronáuticaFernando Ferreira FernandezMilton Sérgio Fernandes de LimaGabriel Ribeiro Siqueira2007-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1027reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:03Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1027http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:07.752Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural. |
title |
Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural. |
spellingShingle |
Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural. Gabriel Ribeiro Siqueira Lasers a fibra Solda autógena Soldagem a laser Chapas (materiais) Indústria aeronáutica Ligas de alumínio Engenharia de materiais Metalurgia |
title_short |
Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural. |
title_full |
Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural. |
title_fullStr |
Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural. |
title_full_unstemmed |
Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural. |
title_sort |
Soldagem a laser autógena da liga de alumínio aeronáutico AA6013: otimização de parâmetros e análise microestrutural. |
author |
Gabriel Ribeiro Siqueira |
author_facet |
Gabriel Ribeiro Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernando Ferreira Fernandez Milton Sérgio Fernandes de Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel Ribeiro Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lasers a fibra Solda autógena Soldagem a laser Chapas (materiais) Indústria aeronáutica Ligas de alumínio Engenharia de materiais Metalurgia |
topic |
Lasers a fibra Solda autógena Soldagem a laser Chapas (materiais) Indústria aeronáutica Ligas de alumínio Engenharia de materiais Metalurgia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Dentre as melhorias nos processos produtivos para a manufatura de aeronaves nas empresas, a soldagem a laser tem sido destacada como uma das tecnologias mais promissoras. A mudança de rebitagem para soldagem do revestimento da fuselagem e dos reforçadores tem contribuído para a redução de peso e dos custos das aeronaves, bem como diminuído o seu tempo de fabricação. Este trabalho pretende contribuir ao entendimento da metalurgia de soldagem autógena (sem uso de metal de adição e em um único passe) de uma liga de alumínio de alta resistência (AA6013) com um laser a fibra (2 kW). A geometria escolhida ée solda topo, sem chanfro, para facilitar a análise dos resultados. Foram estudados os efeitos dos parâmetros de processo, velocidade e potência do laser, além de dois valores diferentes de espessura das chapas, realizados com um desenho de experimentos sobre a microestrutura e qualidade da solda. O estudo mostrou que ée possível obter soldas com boa qualidade macroscópica, em relação à regularidade do cordão e furos, e com isenção de trincas ou porosidades em velocidades em torno de 100 mm/s e com potência do laser de cerca de 1 kW. Também foi verificado que a zona afetada pelo calor ée bastante concentrada, com região de liquação em torno de 50 mm. |
description |
Dentre as melhorias nos processos produtivos para a manufatura de aeronaves nas empresas, a soldagem a laser tem sido destacada como uma das tecnologias mais promissoras. A mudança de rebitagem para soldagem do revestimento da fuselagem e dos reforçadores tem contribuído para a redução de peso e dos custos das aeronaves, bem como diminuído o seu tempo de fabricação. Este trabalho pretende contribuir ao entendimento da metalurgia de soldagem autógena (sem uso de metal de adição e em um único passe) de uma liga de alumínio de alta resistência (AA6013) com um laser a fibra (2 kW). A geometria escolhida ée solda topo, sem chanfro, para facilitar a análise dos resultados. Foram estudados os efeitos dos parâmetros de processo, velocidade e potência do laser, além de dois valores diferentes de espessura das chapas, realizados com um desenho de experimentos sobre a microestrutura e qualidade da solda. O estudo mostrou que ée possível obter soldas com boa qualidade macroscópica, em relação à regularidade do cordão e furos, e com isenção de trincas ou porosidades em velocidades em torno de 100 mm/s e com potência do laser de cerca de 1 kW. Também foi verificado que a zona afetada pelo calor ée bastante concentrada, com região de liquação em torno de 50 mm. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1027 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Lasers a fibra Solda autógena Soldagem a laser Chapas (materiais) Indústria aeronáutica Ligas de alumínio Engenharia de materiais Metalurgia |
_version_ |
1706809265511989248 |