Um modelo econométrico de demanda de passageiros nas rotas domésticas da aviação comercial no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cássio Cassaro Grasselli
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1031
Resumo: O Brasil ée o quinto país em área territorial do mundo, abrangendo 8.456.510 km2 de terra. Num país tão extenso o transporte aéreo ée fundamental para a integração das cidades. O transporte aéreo regular de passageiros tem crescido em ritmo acelerado. Desde o ano 2000, três linhas aéreas de baixo custo entraram em operação no Brasil, aumentando a competição no mercado e forçando uma queda nos preços das passagens aéreas. Como conseqüência, houve um aumento de 50% na demanda. Apesar de ser um setor estratégico, existem poucos estudos de demanda do transporte aéreo regular no Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realiza estudos de demanda em três diferentes níveis de detalhamento: global, por aeroporto e por ligação aérea (atualizado pela última vez em 2002). Neste contexto, a realização deste estudo tem por objetivo principal propor, aplicar e avaliar um modelo econométrico que explique a demanda de passageiros nas rotas domésticas regulares da aviação comercial no Brasil no ano de 2006. Para alcançar este objetivo, foi analisada a dinâmica do transporte aéreo regular no Brasil nos últimos anos, onde foram identificados os problemas enfrentados pelo setor e os principais direcionadores de demanda deste mercado. Em seguida, foram formuladas hipóteses sobre a forma de influência dos direcionadores na demanda e por fim, um modelo econométrico foi construído para testá-las. O modelo econométrico demonstrou ser coerente com o comportamento do mercado, visto que todas as hipóteses foram comprovadas e são estatisticamente significativas a 95%, comprovando a adequação dos direcionadores utilizados no modelo. O resultado mais importante obtido Neste Estudo foi a identificação de 201 novas rotas domésticas com grande potencial de demanda mas que ainda não são exploradas pelo transporte aéreo regular no Brasil.
id ITA_328be36912af5b69169a3be70b95ac40
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1031
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Um modelo econométrico de demanda de passageiros nas rotas domésticas da aviação comercial no Brasil.Demanda (Economia)Modelos econômicosTransporte de passageirosBrasilRotas aéreasTransporte aéreoTransportesO Brasil ée o quinto país em área territorial do mundo, abrangendo 8.456.510 km2 de terra. Num país tão extenso o transporte aéreo ée fundamental para a integração das cidades. O transporte aéreo regular de passageiros tem crescido em ritmo acelerado. Desde o ano 2000, três linhas aéreas de baixo custo entraram em operação no Brasil, aumentando a competição no mercado e forçando uma queda nos preços das passagens aéreas. Como conseqüência, houve um aumento de 50% na demanda. Apesar de ser um setor estratégico, existem poucos estudos de demanda do transporte aéreo regular no Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realiza estudos de demanda em três diferentes níveis de detalhamento: global, por aeroporto e por ligação aérea (atualizado pela última vez em 2002). Neste contexto, a realização deste estudo tem por objetivo principal propor, aplicar e avaliar um modelo econométrico que explique a demanda de passageiros nas rotas domésticas regulares da aviação comercial no Brasil no ano de 2006. Para alcançar este objetivo, foi analisada a dinâmica do transporte aéreo regular no Brasil nos últimos anos, onde foram identificados os problemas enfrentados pelo setor e os principais direcionadores de demanda deste mercado. Em seguida, foram formuladas hipóteses sobre a forma de influência dos direcionadores na demanda e por fim, um modelo econométrico foi construído para testá-las. O modelo econométrico demonstrou ser coerente com o comportamento do mercado, visto que todas as hipóteses foram comprovadas e são estatisticamente significativas a 95%, comprovando a adequação dos direcionadores utilizados no modelo. O resultado mais importante obtido Neste Estudo foi a identificação de 201 novas rotas domésticas com grande potencial de demanda mas que ainda não são exploradas pelo transporte aéreo regular no Brasil.Instituto Tecnológico de AeronáuticaArnoldo Souza CabralVitor Cesar Dias da SilvaCássio Cassaro Grasselli2007-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1031reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:03Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1031http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:06.258Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo econométrico de demanda de passageiros nas rotas domésticas da aviação comercial no Brasil.
title Um modelo econométrico de demanda de passageiros nas rotas domésticas da aviação comercial no Brasil.
spellingShingle Um modelo econométrico de demanda de passageiros nas rotas domésticas da aviação comercial no Brasil.
Cássio Cassaro Grasselli
Demanda (Economia)
Modelos econômicos
Transporte de passageiros
Brasil
Rotas aéreas
Transporte aéreo
Transportes
title_short Um modelo econométrico de demanda de passageiros nas rotas domésticas da aviação comercial no Brasil.
title_full Um modelo econométrico de demanda de passageiros nas rotas domésticas da aviação comercial no Brasil.
title_fullStr Um modelo econométrico de demanda de passageiros nas rotas domésticas da aviação comercial no Brasil.
title_full_unstemmed Um modelo econométrico de demanda de passageiros nas rotas domésticas da aviação comercial no Brasil.
title_sort Um modelo econométrico de demanda de passageiros nas rotas domésticas da aviação comercial no Brasil.
author Cássio Cassaro Grasselli
author_facet Cássio Cassaro Grasselli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arnoldo Souza Cabral
Vitor Cesar Dias da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Cássio Cassaro Grasselli
dc.subject.por.fl_str_mv Demanda (Economia)
Modelos econômicos
Transporte de passageiros
Brasil
Rotas aéreas
Transporte aéreo
Transportes
topic Demanda (Economia)
Modelos econômicos
Transporte de passageiros
Brasil
Rotas aéreas
Transporte aéreo
Transportes
dc.description.none.fl_txt_mv O Brasil ée o quinto país em área territorial do mundo, abrangendo 8.456.510 km2 de terra. Num país tão extenso o transporte aéreo ée fundamental para a integração das cidades. O transporte aéreo regular de passageiros tem crescido em ritmo acelerado. Desde o ano 2000, três linhas aéreas de baixo custo entraram em operação no Brasil, aumentando a competição no mercado e forçando uma queda nos preços das passagens aéreas. Como conseqüência, houve um aumento de 50% na demanda. Apesar de ser um setor estratégico, existem poucos estudos de demanda do transporte aéreo regular no Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realiza estudos de demanda em três diferentes níveis de detalhamento: global, por aeroporto e por ligação aérea (atualizado pela última vez em 2002). Neste contexto, a realização deste estudo tem por objetivo principal propor, aplicar e avaliar um modelo econométrico que explique a demanda de passageiros nas rotas domésticas regulares da aviação comercial no Brasil no ano de 2006. Para alcançar este objetivo, foi analisada a dinâmica do transporte aéreo regular no Brasil nos últimos anos, onde foram identificados os problemas enfrentados pelo setor e os principais direcionadores de demanda deste mercado. Em seguida, foram formuladas hipóteses sobre a forma de influência dos direcionadores na demanda e por fim, um modelo econométrico foi construído para testá-las. O modelo econométrico demonstrou ser coerente com o comportamento do mercado, visto que todas as hipóteses foram comprovadas e são estatisticamente significativas a 95%, comprovando a adequação dos direcionadores utilizados no modelo. O resultado mais importante obtido Neste Estudo foi a identificação de 201 novas rotas domésticas com grande potencial de demanda mas que ainda não são exploradas pelo transporte aéreo regular no Brasil.
description O Brasil ée o quinto país em área territorial do mundo, abrangendo 8.456.510 km2 de terra. Num país tão extenso o transporte aéreo ée fundamental para a integração das cidades. O transporte aéreo regular de passageiros tem crescido em ritmo acelerado. Desde o ano 2000, três linhas aéreas de baixo custo entraram em operação no Brasil, aumentando a competição no mercado e forçando uma queda nos preços das passagens aéreas. Como conseqüência, houve um aumento de 50% na demanda. Apesar de ser um setor estratégico, existem poucos estudos de demanda do transporte aéreo regular no Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realiza estudos de demanda em três diferentes níveis de detalhamento: global, por aeroporto e por ligação aérea (atualizado pela última vez em 2002). Neste contexto, a realização deste estudo tem por objetivo principal propor, aplicar e avaliar um modelo econométrico que explique a demanda de passageiros nas rotas domésticas regulares da aviação comercial no Brasil no ano de 2006. Para alcançar este objetivo, foi analisada a dinâmica do transporte aéreo regular no Brasil nos últimos anos, onde foram identificados os problemas enfrentados pelo setor e os principais direcionadores de demanda deste mercado. Em seguida, foram formuladas hipóteses sobre a forma de influência dos direcionadores na demanda e por fim, um modelo econométrico foi construído para testá-las. O modelo econométrico demonstrou ser coerente com o comportamento do mercado, visto que todas as hipóteses foram comprovadas e são estatisticamente significativas a 95%, comprovando a adequação dos direcionadores utilizados no modelo. O resultado mais importante obtido Neste Estudo foi a identificação de 201 novas rotas domésticas com grande potencial de demanda mas que ainda não são exploradas pelo transporte aéreo regular no Brasil.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1031
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Demanda (Economia)
Modelos econômicos
Transporte de passageiros
Brasil
Rotas aéreas
Transporte aéreo
Transportes
_version_ 1706809265484726272