Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2921 |
Resumo: | Este trabalho consiste no desenvolvimento de modelos para identificação de potenciais de demandas de aeroportos regionais. Produziram-se modelos com o emprego de técnicas estatísticas, precipuamente Regressão Múltipla, com elementos sócio-econômicos de localidades do interior do Brasil e a inclusão da variável Pax/ano dos respectivos aeroportos; e Séries Temporais, por meio da utilização de dados históricos do Aeroporto de São José dos Campos, escolhido para testar os modelos desenvolvidos nesta Dissertação. As metodologias são demonstradas através da análise das regressões com a adoção da variável Pax/ano como dependente e a aplicação das variáveis independentes População, PIB, Número de Pessoas com Renda e Número de Automóveis de cada localidade ou região de influência do aeroporto correspondente; e também, com a verificação do comportamento temporal, em seqüência, das variações do movimento de passageiros no SBSJ. Os resultados obtidos evidenciam a aplicabilidade dos modelos, os quais podem ser considerados como ferramentas para o desenvolvimento das atividades de planejamento aeroportuário de cidades de médio porte. Destaca-se que o modelo matemático resultante da regressão múltipla pode também ser aplicado na elaboração de estudos em que se busca identificar os potenciais de demandas de passageiros em aeroportos regionais a serem construídos ou que receberão investimentos para melhorar a infra-estrutura. |
id |
ITA_38f9d7b32c0f79f3ff24404ca523c1c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2921 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionaisTransporte aéreoTransporte de passageirosDemanda (Economia)TransportesEste trabalho consiste no desenvolvimento de modelos para identificação de potenciais de demandas de aeroportos regionais. Produziram-se modelos com o emprego de técnicas estatísticas, precipuamente Regressão Múltipla, com elementos sócio-econômicos de localidades do interior do Brasil e a inclusão da variável Pax/ano dos respectivos aeroportos; e Séries Temporais, por meio da utilização de dados históricos do Aeroporto de São José dos Campos, escolhido para testar os modelos desenvolvidos nesta Dissertação. As metodologias são demonstradas através da análise das regressões com a adoção da variável Pax/ano como dependente e a aplicação das variáveis independentes População, PIB, Número de Pessoas com Renda e Número de Automóveis de cada localidade ou região de influência do aeroporto correspondente; e também, com a verificação do comportamento temporal, em seqüência, das variações do movimento de passageiros no SBSJ. Os resultados obtidos evidenciam a aplicabilidade dos modelos, os quais podem ser considerados como ferramentas para o desenvolvimento das atividades de planejamento aeroportuário de cidades de médio porte. Destaca-se que o modelo matemático resultante da regressão múltipla pode também ser aplicado na elaboração de estudos em que se busca identificar os potenciais de demandas de passageiros em aeroportos regionais a serem construídos ou que receberão investimentos para melhorar a infra-estrutura.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAnderson Ribeiro CorreiaFernando de Oliveira VieiraMarcos Roberto Fernandes2014-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2921reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:01Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2921http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:29.292Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais |
title |
Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais |
spellingShingle |
Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais Marcos Roberto Fernandes Transporte aéreo Transporte de passageiros Demanda (Economia) Transportes |
title_short |
Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais |
title_full |
Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais |
title_fullStr |
Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais |
title_full_unstemmed |
Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais |
title_sort |
Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais |
author |
Marcos Roberto Fernandes |
author_facet |
Marcos Roberto Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Anderson Ribeiro Correia Fernando de Oliveira Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos Roberto Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte aéreo Transporte de passageiros Demanda (Economia) Transportes |
topic |
Transporte aéreo Transporte de passageiros Demanda (Economia) Transportes |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho consiste no desenvolvimento de modelos para identificação de potenciais de demandas de aeroportos regionais. Produziram-se modelos com o emprego de técnicas estatísticas, precipuamente Regressão Múltipla, com elementos sócio-econômicos de localidades do interior do Brasil e a inclusão da variável Pax/ano dos respectivos aeroportos; e Séries Temporais, por meio da utilização de dados históricos do Aeroporto de São José dos Campos, escolhido para testar os modelos desenvolvidos nesta Dissertação. As metodologias são demonstradas através da análise das regressões com a adoção da variável Pax/ano como dependente e a aplicação das variáveis independentes População, PIB, Número de Pessoas com Renda e Número de Automóveis de cada localidade ou região de influência do aeroporto correspondente; e também, com a verificação do comportamento temporal, em seqüência, das variações do movimento de passageiros no SBSJ. Os resultados obtidos evidenciam a aplicabilidade dos modelos, os quais podem ser considerados como ferramentas para o desenvolvimento das atividades de planejamento aeroportuário de cidades de médio porte. Destaca-se que o modelo matemático resultante da regressão múltipla pode também ser aplicado na elaboração de estudos em que se busca identificar os potenciais de demandas de passageiros em aeroportos regionais a serem construídos ou que receberão investimentos para melhorar a infra-estrutura. |
description |
Este trabalho consiste no desenvolvimento de modelos para identificação de potenciais de demandas de aeroportos regionais. Produziram-se modelos com o emprego de técnicas estatísticas, precipuamente Regressão Múltipla, com elementos sócio-econômicos de localidades do interior do Brasil e a inclusão da variável Pax/ano dos respectivos aeroportos; e Séries Temporais, por meio da utilização de dados históricos do Aeroporto de São José dos Campos, escolhido para testar os modelos desenvolvidos nesta Dissertação. As metodologias são demonstradas através da análise das regressões com a adoção da variável Pax/ano como dependente e a aplicação das variáveis independentes População, PIB, Número de Pessoas com Renda e Número de Automóveis de cada localidade ou região de influência do aeroporto correspondente; e também, com a verificação do comportamento temporal, em seqüência, das variações do movimento de passageiros no SBSJ. Os resultados obtidos evidenciam a aplicabilidade dos modelos, os quais podem ser considerados como ferramentas para o desenvolvimento das atividades de planejamento aeroportuário de cidades de médio porte. Destaca-se que o modelo matemático resultante da regressão múltipla pode também ser aplicado na elaboração de estudos em que se busca identificar os potenciais de demandas de passageiros em aeroportos regionais a serem construídos ou que receberão investimentos para melhorar a infra-estrutura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2921 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Transporte aéreo Transporte de passageiros Demanda (Economia) Transportes |
_version_ |
1706809293058080768 |