Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Roberto Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2921
Resumo: Este trabalho consiste no desenvolvimento de modelos para identificação de potenciais de demandas de aeroportos regionais. Produziram-se modelos com o emprego de técnicas estatísticas, precipuamente Regressão Múltipla, com elementos sócio-econômicos de localidades do interior do Brasil e a inclusão da variável Pax/ano dos respectivos aeroportos; e Séries Temporais, por meio da utilização de dados históricos do Aeroporto de São José dos Campos, escolhido para testar os modelos desenvolvidos nesta Dissertação. As metodologias são demonstradas através da análise das regressões com a adoção da variável Pax/ano como dependente e a aplicação das variáveis independentes População, PIB, Número de Pessoas com Renda e Número de Automóveis de cada localidade ou região de influência do aeroporto correspondente; e também, com a verificação do comportamento temporal, em seqüência, das variações do movimento de passageiros no SBSJ. Os resultados obtidos evidenciam a aplicabilidade dos modelos, os quais podem ser considerados como ferramentas para o desenvolvimento das atividades de planejamento aeroportuário de cidades de médio porte. Destaca-se que o modelo matemático resultante da regressão múltipla pode também ser aplicado na elaboração de estudos em que se busca identificar os potenciais de demandas de passageiros em aeroportos regionais a serem construídos ou que receberão investimentos para melhorar a infra-estrutura.
id ITA_38f9d7b32c0f79f3ff24404ca523c1c2
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2921
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionaisTransporte aéreoTransporte de passageirosDemanda (Economia)TransportesEste trabalho consiste no desenvolvimento de modelos para identificação de potenciais de demandas de aeroportos regionais. Produziram-se modelos com o emprego de técnicas estatísticas, precipuamente Regressão Múltipla, com elementos sócio-econômicos de localidades do interior do Brasil e a inclusão da variável Pax/ano dos respectivos aeroportos; e Séries Temporais, por meio da utilização de dados históricos do Aeroporto de São José dos Campos, escolhido para testar os modelos desenvolvidos nesta Dissertação. As metodologias são demonstradas através da análise das regressões com a adoção da variável Pax/ano como dependente e a aplicação das variáveis independentes População, PIB, Número de Pessoas com Renda e Número de Automóveis de cada localidade ou região de influência do aeroporto correspondente; e também, com a verificação do comportamento temporal, em seqüência, das variações do movimento de passageiros no SBSJ. Os resultados obtidos evidenciam a aplicabilidade dos modelos, os quais podem ser considerados como ferramentas para o desenvolvimento das atividades de planejamento aeroportuário de cidades de médio porte. Destaca-se que o modelo matemático resultante da regressão múltipla pode também ser aplicado na elaboração de estudos em que se busca identificar os potenciais de demandas de passageiros em aeroportos regionais a serem construídos ou que receberão investimentos para melhorar a infra-estrutura.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAnderson Ribeiro CorreiaFernando de Oliveira VieiraMarcos Roberto Fernandes2014-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2921reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:01Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2921http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:29.292Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais
title Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais
spellingShingle Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais
Marcos Roberto Fernandes
Transporte aéreo
Transporte de passageiros
Demanda (Economia)
Transportes
title_short Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais
title_full Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais
title_fullStr Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais
title_full_unstemmed Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais
title_sort Identificação de potenciais de demandas de passageiros de aeroportos regionais
author Marcos Roberto Fernandes
author_facet Marcos Roberto Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anderson Ribeiro Correia
Fernando de Oliveira Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Roberto Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte aéreo
Transporte de passageiros
Demanda (Economia)
Transportes
topic Transporte aéreo
Transporte de passageiros
Demanda (Economia)
Transportes
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho consiste no desenvolvimento de modelos para identificação de potenciais de demandas de aeroportos regionais. Produziram-se modelos com o emprego de técnicas estatísticas, precipuamente Regressão Múltipla, com elementos sócio-econômicos de localidades do interior do Brasil e a inclusão da variável Pax/ano dos respectivos aeroportos; e Séries Temporais, por meio da utilização de dados históricos do Aeroporto de São José dos Campos, escolhido para testar os modelos desenvolvidos nesta Dissertação. As metodologias são demonstradas através da análise das regressões com a adoção da variável Pax/ano como dependente e a aplicação das variáveis independentes População, PIB, Número de Pessoas com Renda e Número de Automóveis de cada localidade ou região de influência do aeroporto correspondente; e também, com a verificação do comportamento temporal, em seqüência, das variações do movimento de passageiros no SBSJ. Os resultados obtidos evidenciam a aplicabilidade dos modelos, os quais podem ser considerados como ferramentas para o desenvolvimento das atividades de planejamento aeroportuário de cidades de médio porte. Destaca-se que o modelo matemático resultante da regressão múltipla pode também ser aplicado na elaboração de estudos em que se busca identificar os potenciais de demandas de passageiros em aeroportos regionais a serem construídos ou que receberão investimentos para melhorar a infra-estrutura.
description Este trabalho consiste no desenvolvimento de modelos para identificação de potenciais de demandas de aeroportos regionais. Produziram-se modelos com o emprego de técnicas estatísticas, precipuamente Regressão Múltipla, com elementos sócio-econômicos de localidades do interior do Brasil e a inclusão da variável Pax/ano dos respectivos aeroportos; e Séries Temporais, por meio da utilização de dados históricos do Aeroporto de São José dos Campos, escolhido para testar os modelos desenvolvidos nesta Dissertação. As metodologias são demonstradas através da análise das regressões com a adoção da variável Pax/ano como dependente e a aplicação das variáveis independentes População, PIB, Número de Pessoas com Renda e Número de Automóveis de cada localidade ou região de influência do aeroporto correspondente; e também, com a verificação do comportamento temporal, em seqüência, das variações do movimento de passageiros no SBSJ. Os resultados obtidos evidenciam a aplicabilidade dos modelos, os quais podem ser considerados como ferramentas para o desenvolvimento das atividades de planejamento aeroportuário de cidades de médio porte. Destaca-se que o modelo matemático resultante da regressão múltipla pode também ser aplicado na elaboração de estudos em que se busca identificar os potenciais de demandas de passageiros em aeroportos regionais a serem construídos ou que receberão investimentos para melhorar a infra-estrutura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2921
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Transporte aéreo
Transporte de passageiros
Demanda (Economia)
Transportes
_version_ 1706809293058080768