Simulação numérica de escoamento turbulento em duto circular de seção variável.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarildo Milan
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1380
Resumo: Este trabalho apresenta resultados numéricos para o escoamento turbulento formado por duas correntes coaxiais passando através de contrações e expansões em tubo de seção circular com parede senoidal. O conhecido método de Patankar-Spalding para solução das equações de transporte é empregado. O modelo k-e, em sua forma "standard", é utilizado na modelagem da turbulência. Os resultados apresentados reproduzem primeiramente o caso laminar, com a finalidade de se qualificar o programa computacional desenvolvido. Em seguida, são mostradas soluções para o escoamento turbulento desenvolvido e em desenvolvimento no interior de tubos. Também são apresentados resultados para o campo médio e turbulento através da contração e da expansão ambos com as formas senoidal e cônica. Os resultados indicam o decréscimo do transporte turbulento nas contrações e seu incremento ao longo de difusores.
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description Este trabalho apresenta resultados numéricos para o escoamento turbulento formado por duas correntes coaxiais passando através de contrações e expansões em tubo de seção circular com parede senoidal. O conhecido método de Patankar-Spalding para solução das equações de transporte é empregado. O modelo k-e, em sua forma "standard", é utilizado na modelagem da turbulência. Os resultados apresentados reproduzem primeiramente o caso laminar, com a finalidade de se qualificar o programa computacional desenvolvido. Em seguida, são mostradas soluções para o escoamento turbulento desenvolvido e em desenvolvimento no interior de tubos. Também são apresentados resultados para o campo médio e turbulento através da contração e da expansão ambos com as formas senoidal e cônica. Os resultados indicam o decréscimo do transporte turbulento nas contrações e seu incremento ao longo de difusores.
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