Aprendizado autônomo para robôs móveis baseado em emoções artificiais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Monteiro Eliott
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=996
Resumo: Especialistas da área de neurofisiologia têm proposto a consideração dos sentimentos como parte dos processos cognitivos, e não de uma alma imaterial: tem sido defendido que as emoções não devem mais ser entendidas como opostas às decisões inteligentes, mas sim como parte e elemento decisivo para estas. Consequentemente se tornaram defensáveis a introdução de emoções artificiais no aprendizado de agentes artificiais, bem como a construção de modelos homeostáticos computacionais para estes. Nesta dissertação são relatados experimentos sobre uma arquitetura de controle baseado em comportamento e fundamentada sobre a simulação de processos hormonais e emocionais. São apresentadas e discutidas a arquitetura e modificações sobre esta, ou seja, a separação, da estrutura de aprendizado baseado em emoções, em diferentes redes neurais artificiais, uma rede para cada emoção. Os resultados mostraram que é razoável considerar modelos computacionais para processos emocionais que possam sustentar seleção de comportamento autônomo inteligente.
id ITA_3e2377e39e96a2535500c8bc7d53e5d8
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:996
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Aprendizado autônomo para robôs móveis baseado em emoções artificiais.RobôsAprendizagemInteligência artificialRobóticaControleComputaçãoEspecialistas da área de neurofisiologia têm proposto a consideração dos sentimentos como parte dos processos cognitivos, e não de uma alma imaterial: tem sido defendido que as emoções não devem mais ser entendidas como opostas às decisões inteligentes, mas sim como parte e elemento decisivo para estas. Consequentemente se tornaram defensáveis a introdução de emoções artificiais no aprendizado de agentes artificiais, bem como a construção de modelos homeostáticos computacionais para estes. Nesta dissertação são relatados experimentos sobre uma arquitetura de controle baseado em comportamento e fundamentada sobre a simulação de processos hormonais e emocionais. São apresentadas e discutidas a arquitetura e modificações sobre esta, ou seja, a separação, da estrutura de aprendizado baseado em emoções, em diferentes redes neurais artificiais, uma rede para cada emoção. Os resultados mostraram que é razoável considerar modelos computacionais para processos emocionais que possam sustentar seleção de comportamento autônomo inteligente.Instituto Tecnológico de AeronáuticaCarlos Henrique Costa RibeiroFernanda Monteiro Eliott2010-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=996reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:00Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:996http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:53.625Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizado autônomo para robôs móveis baseado em emoções artificiais.
title Aprendizado autônomo para robôs móveis baseado em emoções artificiais.
spellingShingle Aprendizado autônomo para robôs móveis baseado em emoções artificiais.
Fernanda Monteiro Eliott
Robôs
Aprendizagem
Inteligência artificial
Robótica
Controle
Computação
title_short Aprendizado autônomo para robôs móveis baseado em emoções artificiais.
title_full Aprendizado autônomo para robôs móveis baseado em emoções artificiais.
title_fullStr Aprendizado autônomo para robôs móveis baseado em emoções artificiais.
title_full_unstemmed Aprendizado autônomo para robôs móveis baseado em emoções artificiais.
title_sort Aprendizado autônomo para robôs móveis baseado em emoções artificiais.
author Fernanda Monteiro Eliott
author_facet Fernanda Monteiro Eliott
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlos Henrique Costa Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Monteiro Eliott
dc.subject.por.fl_str_mv Robôs
Aprendizagem
Inteligência artificial
Robótica
Controle
Computação
topic Robôs
Aprendizagem
Inteligência artificial
Robótica
Controle
Computação
dc.description.none.fl_txt_mv Especialistas da área de neurofisiologia têm proposto a consideração dos sentimentos como parte dos processos cognitivos, e não de uma alma imaterial: tem sido defendido que as emoções não devem mais ser entendidas como opostas às decisões inteligentes, mas sim como parte e elemento decisivo para estas. Consequentemente se tornaram defensáveis a introdução de emoções artificiais no aprendizado de agentes artificiais, bem como a construção de modelos homeostáticos computacionais para estes. Nesta dissertação são relatados experimentos sobre uma arquitetura de controle baseado em comportamento e fundamentada sobre a simulação de processos hormonais e emocionais. São apresentadas e discutidas a arquitetura e modificações sobre esta, ou seja, a separação, da estrutura de aprendizado baseado em emoções, em diferentes redes neurais artificiais, uma rede para cada emoção. Os resultados mostraram que é razoável considerar modelos computacionais para processos emocionais que possam sustentar seleção de comportamento autônomo inteligente.
description Especialistas da área de neurofisiologia têm proposto a consideração dos sentimentos como parte dos processos cognitivos, e não de uma alma imaterial: tem sido defendido que as emoções não devem mais ser entendidas como opostas às decisões inteligentes, mas sim como parte e elemento decisivo para estas. Consequentemente se tornaram defensáveis a introdução de emoções artificiais no aprendizado de agentes artificiais, bem como a construção de modelos homeostáticos computacionais para estes. Nesta dissertação são relatados experimentos sobre uma arquitetura de controle baseado em comportamento e fundamentada sobre a simulação de processos hormonais e emocionais. São apresentadas e discutidas a arquitetura e modificações sobre esta, ou seja, a separação, da estrutura de aprendizado baseado em emoções, em diferentes redes neurais artificiais, uma rede para cada emoção. Os resultados mostraram que é razoável considerar modelos computacionais para processos emocionais que possam sustentar seleção de comportamento autônomo inteligente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=996
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Robôs
Aprendizagem
Inteligência artificial
Robótica
Controle
Computação
_version_ 1706809265032790016