Modelo heurístico de designação de posições de estacionamento para aeronaves em pátios de aeroportos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cláudio Jorge Pinto Alves
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1888
Resumo: As técnicas e os modelos referentes a atribuição de posições de estacionamento a aeronaves em aeroportos tem se desenvolvido para casos específicos, demonstrando poucas condições para uso generalizado. A proposta desse trabalho se fixou na elaboração de um modelo simples para uso geral. O modelo heurístico apresentado procura maximizar um Índice de Interesse (Pij) que quantifica a atribuição do vôo i no "gate" j, baseado nas distâncias percorridas pelos passageiros, nos tempos de ocupação e no número de passageiros. O processo está sujeito às restrições físicas, compatibilidade entre dimensões disponíveis no "gate" e requeridas pelas aeronaves, e às limitações operacionais quanto ao uso por diferentes companhias aéreas e ao tipo do vôo, se internacional ou doméstico. Os resultados obtidos mostraram, em comparação com a técnica utilizada no Aeroporto Internacional de Rio de Janeiro, que o modelo aqui estabelecido apresenta razoável eficiência no campo operacional, pela sua simplicidade e seu baixo custo de execução. A nível de planejamento, no entanto, face à não inclusão de todas as variáveis envolvidas para análise de configurações alternativas de terminal de passageiros, consiste numa ferramenta de utilidade limitada.
id ITA_4395f0f83ca29ef70d41938d2b11ca66
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1888
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Modelo heurístico de designação de posições de estacionamento para aeronaves em pátios de aeroportosAeroportosPlanejamento de aeroportosPesquisa operacionalEngenharia aeronáuticaAs técnicas e os modelos referentes a atribuição de posições de estacionamento a aeronaves em aeroportos tem se desenvolvido para casos específicos, demonstrando poucas condições para uso generalizado. A proposta desse trabalho se fixou na elaboração de um modelo simples para uso geral. O modelo heurístico apresentado procura maximizar um Índice de Interesse (Pij) que quantifica a atribuição do vôo i no "gate" j, baseado nas distâncias percorridas pelos passageiros, nos tempos de ocupação e no número de passageiros. O processo está sujeito às restrições físicas, compatibilidade entre dimensões disponíveis no "gate" e requeridas pelas aeronaves, e às limitações operacionais quanto ao uso por diferentes companhias aéreas e ao tipo do vôo, se internacional ou doméstico. Os resultados obtidos mostraram, em comparação com a técnica utilizada no Aeroporto Internacional de Rio de Janeiro, que o modelo aqui estabelecido apresenta razoável eficiência no campo operacional, pela sua simplicidade e seu baixo custo de execução. A nível de planejamento, no entanto, face à não inclusão de todas as variáveis envolvidas para análise de configurações alternativas de terminal de passageiros, consiste numa ferramenta de utilidade limitada.Instituto Tecnológico de AeronáuticaNicolau Dionísio Fares GualdaCláudio Jorge Pinto Alves1987-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1888reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:51Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1888http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:37:30.946Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Modelo heurístico de designação de posições de estacionamento para aeronaves em pátios de aeroportos
title Modelo heurístico de designação de posições de estacionamento para aeronaves em pátios de aeroportos
spellingShingle Modelo heurístico de designação de posições de estacionamento para aeronaves em pátios de aeroportos
Cláudio Jorge Pinto Alves
Aeroportos
Planejamento de aeroportos
Pesquisa operacional
Engenharia aeronáutica
title_short Modelo heurístico de designação de posições de estacionamento para aeronaves em pátios de aeroportos
title_full Modelo heurístico de designação de posições de estacionamento para aeronaves em pátios de aeroportos
title_fullStr Modelo heurístico de designação de posições de estacionamento para aeronaves em pátios de aeroportos
title_full_unstemmed Modelo heurístico de designação de posições de estacionamento para aeronaves em pátios de aeroportos
title_sort Modelo heurístico de designação de posições de estacionamento para aeronaves em pátios de aeroportos
author Cláudio Jorge Pinto Alves
author_facet Cláudio Jorge Pinto Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nicolau Dionísio Fares Gualda
dc.contributor.author.fl_str_mv Cláudio Jorge Pinto Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Aeroportos
Planejamento de aeroportos
Pesquisa operacional
Engenharia aeronáutica
topic Aeroportos
Planejamento de aeroportos
Pesquisa operacional
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv As técnicas e os modelos referentes a atribuição de posições de estacionamento a aeronaves em aeroportos tem se desenvolvido para casos específicos, demonstrando poucas condições para uso generalizado. A proposta desse trabalho se fixou na elaboração de um modelo simples para uso geral. O modelo heurístico apresentado procura maximizar um Índice de Interesse (Pij) que quantifica a atribuição do vôo i no "gate" j, baseado nas distâncias percorridas pelos passageiros, nos tempos de ocupação e no número de passageiros. O processo está sujeito às restrições físicas, compatibilidade entre dimensões disponíveis no "gate" e requeridas pelas aeronaves, e às limitações operacionais quanto ao uso por diferentes companhias aéreas e ao tipo do vôo, se internacional ou doméstico. Os resultados obtidos mostraram, em comparação com a técnica utilizada no Aeroporto Internacional de Rio de Janeiro, que o modelo aqui estabelecido apresenta razoável eficiência no campo operacional, pela sua simplicidade e seu baixo custo de execução. A nível de planejamento, no entanto, face à não inclusão de todas as variáveis envolvidas para análise de configurações alternativas de terminal de passageiros, consiste numa ferramenta de utilidade limitada.
description As técnicas e os modelos referentes a atribuição de posições de estacionamento a aeronaves em aeroportos tem se desenvolvido para casos específicos, demonstrando poucas condições para uso generalizado. A proposta desse trabalho se fixou na elaboração de um modelo simples para uso geral. O modelo heurístico apresentado procura maximizar um Índice de Interesse (Pij) que quantifica a atribuição do vôo i no "gate" j, baseado nas distâncias percorridas pelos passageiros, nos tempos de ocupação e no número de passageiros. O processo está sujeito às restrições físicas, compatibilidade entre dimensões disponíveis no "gate" e requeridas pelas aeronaves, e às limitações operacionais quanto ao uso por diferentes companhias aéreas e ao tipo do vôo, se internacional ou doméstico. Os resultados obtidos mostraram, em comparação com a técnica utilizada no Aeroporto Internacional de Rio de Janeiro, que o modelo aqui estabelecido apresenta razoável eficiência no campo operacional, pela sua simplicidade e seu baixo custo de execução. A nível de planejamento, no entanto, face à não inclusão de todas as variáveis envolvidas para análise de configurações alternativas de terminal de passageiros, consiste numa ferramenta de utilidade limitada.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1888
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Aeroportos
Planejamento de aeroportos
Pesquisa operacional
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706809275343437824