Aplicação de algoritmos de cobertura ao problema de localização de esquadrões de aeronaves de interceptação na Região Amazônica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=343 |
Resumo: | A área crítica para vigilância do espaço aéreo Brasileiro é a Amazônia Legal, cobrindo uma área de aproximadamente 5,08 milhões de quilômetros quadrados. O problema de localizar um dado número de facilidades de vigilância ou localizar um dado número de esquadrões de interceptação para maximizar a área de cobertura em uma definida região geográfica é conhecido na literatura como um Problema de Localização de Máxima Cobertura (Maximum Covering Location Problem - MCLP). O objetivo deste trabalho é apresentar o MCLP, sugerindo novas restrições para adaptá-lo à realidade do problema estudado. Como resultado foi desenvolvida uma metodologia que se mostra flexível para aplicações na situação em estudo e em outras áreas de interesse da Força Aérea Brasileira. Os resultados obtidos no estudo de caso mostram que tal metodologia auxilia o decisor, mostrando a variação com relação à área de cobertura quando se deseja trabalhar com diferentes alcances de missão e restrições impostas às características das localidades de facilidades utilizadas, como por exemplo a bonificação logística, que indica o grau de facilidade operacional de implantação do esquadrão na localidade de facilidade. |
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Aplicação de algoritmos de cobertura ao problema de localização de esquadrões de aeronaves de interceptação na Região Amazônica.Programação inteiraLogísticaOtimizaçãoVigilânciaEspaço aéreoAlgoritmosProgramação matemáticaPesquisa operacionalMatemáticaA área crítica para vigilância do espaço aéreo Brasileiro é a Amazônia Legal, cobrindo uma área de aproximadamente 5,08 milhões de quilômetros quadrados. O problema de localizar um dado número de facilidades de vigilância ou localizar um dado número de esquadrões de interceptação para maximizar a área de cobertura em uma definida região geográfica é conhecido na literatura como um Problema de Localização de Máxima Cobertura (Maximum Covering Location Problem - MCLP). O objetivo deste trabalho é apresentar o MCLP, sugerindo novas restrições para adaptá-lo à realidade do problema estudado. Como resultado foi desenvolvida uma metodologia que se mostra flexível para aplicações na situação em estudo e em outras áreas de interesse da Força Aérea Brasileira. Os resultados obtidos no estudo de caso mostram que tal metodologia auxilia o decisor, mostrando a variação com relação à área de cobertura quando se deseja trabalhar com diferentes alcances de missão e restrições impostas às características das localidades de facilidades utilizadas, como por exemplo a bonificação logística, que indica o grau de facilidade operacional de implantação do esquadrão na localidade de facilidade.Instituto Tecnológico de AeronáuticaCarlos MüllerRodrigo Prado dos Santos2006-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=343reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:45Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:343http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:03.321Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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A área crítica para vigilância do espaço aéreo Brasileiro é a Amazônia Legal, cobrindo uma área de aproximadamente 5,08 milhões de quilômetros quadrados. O problema de localizar um dado número de facilidades de vigilância ou localizar um dado número de esquadrões de interceptação para maximizar a área de cobertura em uma definida região geográfica é conhecido na literatura como um Problema de Localização de Máxima Cobertura (Maximum Covering Location Problem - MCLP). O objetivo deste trabalho é apresentar o MCLP, sugerindo novas restrições para adaptá-lo à realidade do problema estudado. Como resultado foi desenvolvida uma metodologia que se mostra flexível para aplicações na situação em estudo e em outras áreas de interesse da Força Aérea Brasileira. Os resultados obtidos no estudo de caso mostram que tal metodologia auxilia o decisor, mostrando a variação com relação à área de cobertura quando se deseja trabalhar com diferentes alcances de missão e restrições impostas às características das localidades de facilidades utilizadas, como por exemplo a bonificação logística, que indica o grau de facilidade operacional de implantação do esquadrão na localidade de facilidade. |
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