Modelo de gestão da investigação de acidente aeronáutico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando Silva Alves de Camargo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1143
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo para a gestão das investigações de acidentes aeronáuticos conduzidas sob a responsabilidade do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). O estudo aponta a lacuna existente no SIPAER no tocante à gestão dos processos que integram a atividade de investigação de acidentes. A falta de um modelo dificulta o desenvolvimento das investigações com a eficiência desejável, demandando um maior volume de recursos e ensejando um maior consumo de tempo para a conclusão dos trabalhos, o que acaba comprometendo, potencialmente, a segurança operacional da aviação. O trabalho enfatiza, também, as semelhanças entre as características de um projeto e as características de uma investigação, justificando, assim, a adoção de práticas consagradas no gerenciamento de projetos para a condução de investigações, com as devidas adaptações. Com a adoção do modelo proposto, a emissão de recomendações de segurança operacional destinadas a evitar a consumação de novos acidentes poderia ocorrer com maior celeridade, aumentando a eficiência da investigação como ferramenta de prevenção. O modelo apresentado neste trabalho se restringe ao aspecto gerencial de uma investigação e não contempla os aspectos técnicos envolvidos naquela atividade.
id ITA_61c87f007a68cb12e5b289b2ba1ece22
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1143
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Modelo de gestão da investigação de acidente aeronáutico.Investigação de acidentesAdministração de projetosAcidentes de aeronavesControle de processosPrevenção de acidentesAdministraçãoEngenharia aeronáuticaO presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo para a gestão das investigações de acidentes aeronáuticos conduzidas sob a responsabilidade do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). O estudo aponta a lacuna existente no SIPAER no tocante à gestão dos processos que integram a atividade de investigação de acidentes. A falta de um modelo dificulta o desenvolvimento das investigações com a eficiência desejável, demandando um maior volume de recursos e ensejando um maior consumo de tempo para a conclusão dos trabalhos, o que acaba comprometendo, potencialmente, a segurança operacional da aviação. O trabalho enfatiza, também, as semelhanças entre as características de um projeto e as características de uma investigação, justificando, assim, a adoção de práticas consagradas no gerenciamento de projetos para a condução de investigações, com as devidas adaptações. Com a adoção do modelo proposto, a emissão de recomendações de segurança operacional destinadas a evitar a consumação de novos acidentes poderia ocorrer com maior celeridade, aumentando a eficiência da investigação como ferramenta de prevenção. O modelo apresentado neste trabalho se restringe ao aspecto gerencial de uma investigação e não contempla os aspectos técnicos envolvidos naquela atividade.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLigia Maria Soto UrbinaFernando Silva Alves de Camargo2010-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1143reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:34Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1143http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:32.915Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de gestão da investigação de acidente aeronáutico.
title Modelo de gestão da investigação de acidente aeronáutico.
spellingShingle Modelo de gestão da investigação de acidente aeronáutico.
Fernando Silva Alves de Camargo
Investigação de acidentes
Administração de projetos
Acidentes de aeronaves
Controle de processos
Prevenção de acidentes
Administração
Engenharia aeronáutica
title_short Modelo de gestão da investigação de acidente aeronáutico.
title_full Modelo de gestão da investigação de acidente aeronáutico.
title_fullStr Modelo de gestão da investigação de acidente aeronáutico.
title_full_unstemmed Modelo de gestão da investigação de acidente aeronáutico.
title_sort Modelo de gestão da investigação de acidente aeronáutico.
author Fernando Silva Alves de Camargo
author_facet Fernando Silva Alves de Camargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ligia Maria Soto Urbina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando Silva Alves de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação de acidentes
Administração de projetos
Acidentes de aeronaves
Controle de processos
Prevenção de acidentes
Administração
Engenharia aeronáutica
topic Investigação de acidentes
Administração de projetos
Acidentes de aeronaves
Controle de processos
Prevenção de acidentes
Administração
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo para a gestão das investigações de acidentes aeronáuticos conduzidas sob a responsabilidade do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). O estudo aponta a lacuna existente no SIPAER no tocante à gestão dos processos que integram a atividade de investigação de acidentes. A falta de um modelo dificulta o desenvolvimento das investigações com a eficiência desejável, demandando um maior volume de recursos e ensejando um maior consumo de tempo para a conclusão dos trabalhos, o que acaba comprometendo, potencialmente, a segurança operacional da aviação. O trabalho enfatiza, também, as semelhanças entre as características de um projeto e as características de uma investigação, justificando, assim, a adoção de práticas consagradas no gerenciamento de projetos para a condução de investigações, com as devidas adaptações. Com a adoção do modelo proposto, a emissão de recomendações de segurança operacional destinadas a evitar a consumação de novos acidentes poderia ocorrer com maior celeridade, aumentando a eficiência da investigação como ferramenta de prevenção. O modelo apresentado neste trabalho se restringe ao aspecto gerencial de uma investigação e não contempla os aspectos técnicos envolvidos naquela atividade.
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo para a gestão das investigações de acidentes aeronáuticos conduzidas sob a responsabilidade do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). O estudo aponta a lacuna existente no SIPAER no tocante à gestão dos processos que integram a atividade de investigação de acidentes. A falta de um modelo dificulta o desenvolvimento das investigações com a eficiência desejável, demandando um maior volume de recursos e ensejando um maior consumo de tempo para a conclusão dos trabalhos, o que acaba comprometendo, potencialmente, a segurança operacional da aviação. O trabalho enfatiza, também, as semelhanças entre as características de um projeto e as características de uma investigação, justificando, assim, a adoção de práticas consagradas no gerenciamento de projetos para a condução de investigações, com as devidas adaptações. Com a adoção do modelo proposto, a emissão de recomendações de segurança operacional destinadas a evitar a consumação de novos acidentes poderia ocorrer com maior celeridade, aumentando a eficiência da investigação como ferramenta de prevenção. O modelo apresentado neste trabalho se restringe ao aspecto gerencial de uma investigação e não contempla os aspectos técnicos envolvidos naquela atividade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1143
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Investigação de acidentes
Administração de projetos
Acidentes de aeronaves
Controle de processos
Prevenção de acidentes
Administração
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706809266660179968