Investigação de acidente aeronáutico : tomada de decisão de cenário de ação inicial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1948 |
Resumo: | No complexo ambiente aeronáutico, os esforços em termos de segurança operacional envolvem a adoção de medidas pró-ativas desde o projeto das aeronaves e reativas resultantes da investigação de acidentes. O processo de investigação, com fins de prevenção, tem início logo após a ocorrência de acidente aeronáutico, através da ação inicial. Desta forma é no local da ocorrência, cenário de crise, que o responsável pela ação inicial toma decisões e executa a coleta de informações necessárias para as fases posteriores do processo de investigação. A proposta deste estudo foi identificar as estratégias de decisão utilizadas pelos responsáveis pela realização da ação inicial e verificar a pertinência da incorporação dos conhecimentos advindos das pesquisas sobre tomada de decisão naturalista à formação dos investigadores, como recurso para melhorar o processo decisório neste contexto. Para atender ao objetivo proposto foi realizada uma pesquisa descritiva junto a uma amostra de profissionais que atuam na atividade. Os dados coletados, por meio da realização de entrevistas individuais, foram analisados qualitativa e quantitativamente através da análise do conteúdo dos relatos verbais obtidos. Os resultados encontrados evidenciaram que o ambiente da ação inicial, o qual inclui tempo restrito, condições dinâmicas, presença de múltiplos atores, estresse e informação insuficiente, é característico da tomada de decisão naturalista. Demonstraram também que, ao tomar suas decisões, os investigadores utilizam sua experiência e estratégias de simulação mental, intuição, improvisação, metáforas e casos análogos, relacionadas à abordagem da tomada de decisão naturalista e consideradas por Klein (1998) como fontes de poder, a fim de satisfazer às necessidades da situação e atingir aos objetivos da ação inicial no cenário do acidente. |
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No complexo ambiente aeronáutico, os esforços em termos de segurança operacional envolvem a adoção de medidas pró-ativas desde o projeto das aeronaves e reativas resultantes da investigação de acidentes. O processo de investigação, com fins de prevenção, tem início logo após a ocorrência de acidente aeronáutico, através da ação inicial. Desta forma é no local da ocorrência, cenário de crise, que o responsável pela ação inicial toma decisões e executa a coleta de informações necessárias para as fases posteriores do processo de investigação. A proposta deste estudo foi identificar as estratégias de decisão utilizadas pelos responsáveis pela realização da ação inicial e verificar a pertinência da incorporação dos conhecimentos advindos das pesquisas sobre tomada de decisão naturalista à formação dos investigadores, como recurso para melhorar o processo decisório neste contexto. Para atender ao objetivo proposto foi realizada uma pesquisa descritiva junto a uma amostra de profissionais que atuam na atividade. Os dados coletados, por meio da realização de entrevistas individuais, foram analisados qualitativa e quantitativamente através da análise do conteúdo dos relatos verbais obtidos. Os resultados encontrados evidenciaram que o ambiente da ação inicial, o qual inclui tempo restrito, condições dinâmicas, presença de múltiplos atores, estresse e informação insuficiente, é característico da tomada de decisão naturalista. Demonstraram também que, ao tomar suas decisões, os investigadores utilizam sua experiência e estratégias de simulação mental, intuição, improvisação, metáforas e casos análogos, relacionadas à abordagem da tomada de decisão naturalista e consideradas por Klein (1998) como fontes de poder, a fim de satisfazer às necessidades da situação e atingir aos objetivos da ação inicial no cenário do acidente. |
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