Condicionamento dos problemas de qualidade de energia elétrica em aeronaves mais elétricas a partir da alocação de filtros passivos baseada na teoria de estruturas
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1265 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma revisão dos problemas de qualidade de energia elétrica em que usualmente se fazem presentes em sistemas elétricos aeronáuticos, e aborda modelos para simulação de: efeitos indiretos causados pela indução eletromagnética existente devido ao acoplamento entre condutores; avaliação dos harmônicos gerados por conversores e sua propagação pelo sistema elétrico; quedas de tensão causadas por curto-circuitos e efeitos transitórios causados por chaveamento de cargas. No condicionamento das tensões e correntes foram utilizados filtros passivos, constituídos pela associação de resistores, indutores e capacitores, que são caracterizados de acordo com sua arquitetura e suas respostas em frequência. Tais filtros foram alocados a partir de uma metodologia baseada na teoria de estruturas, que considera as características da rede e suas cargas para obter a maior drenagem da(s) excitação(ões) indesejada(s) possível. Por fim, são relatadas as simulações realizadas, que ilustram a amplitude dos resultados que podem ser obtidos a partir da simulação dos transitórios eletromagnéticos e reforçam a boa performance da metodologia adotada. |
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Condicionamento dos problemas de qualidade de energia elétrica em aeronaves mais elétricas a partir da alocação de filtros passivos baseada na teoria de estruturasProjeto de aeronavesSistemas elétricos de potênciaFiltros passivosAtuadores elétricosEngenharia elétricaEngenharia aeronáuticaEste trabalho apresenta uma revisão dos problemas de qualidade de energia elétrica em que usualmente se fazem presentes em sistemas elétricos aeronáuticos, e aborda modelos para simulação de: efeitos indiretos causados pela indução eletromagnética existente devido ao acoplamento entre condutores; avaliação dos harmônicos gerados por conversores e sua propagação pelo sistema elétrico; quedas de tensão causadas por curto-circuitos e efeitos transitórios causados por chaveamento de cargas. No condicionamento das tensões e correntes foram utilizados filtros passivos, constituídos pela associação de resistores, indutores e capacitores, que são caracterizados de acordo com sua arquitetura e suas respostas em frequência. Tais filtros foram alocados a partir de uma metodologia baseada na teoria de estruturas, que considera as características da rede e suas cargas para obter a maior drenagem da(s) excitação(ões) indesejada(s) possível. Por fim, são relatadas as simulações realizadas, que ilustram a amplitude dos resultados que podem ser obtidos a partir da simulação dos transitórios eletromagnéticos e reforçam a boa performance da metodologia adotada.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLuiz Carlos Sandoval GóesJonas Roberto Pesente2009-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1265reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:37Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1265http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:56.022Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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