Utilização de aprendizado por reforço para modelagem autônoma do aprendiz em sistemas tutores inteligentes.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2733 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um novo modelo de módulo de diagnóstico para ser incluído na arquitetura tradicional de Sistemas de Tutores Inteligentes. Neste módulo, são aplicadas técnicas de Aprendizado por Reforço (algoritmo Q-Learning), o que possibilita modelar autonomamente o aprendiz. Um valor de utilidade é calculado baseado em uma tabela de pares estado-ação, a partir da qual o algoritmo estima reforços futuros que representam os estados cognitivos do aprendiz. A melhor política a ser usada pelo tutor para qualquer estado cognitivo do aprendiz é disponibilizada pelo próprio algoritmo de Aprendizado por Reforço, sem que seja necessário um modelo explícito do aprendiz. |
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Utilização de aprendizado por reforço para modelagem autônoma do aprendiz em sistemas tutores inteligentes.Arquitetura (computadores)AlgoritmosAprendizagemInteligência artificialProgramas de sistemas de computadoresComputaçãoEste trabalho apresenta um novo modelo de módulo de diagnóstico para ser incluído na arquitetura tradicional de Sistemas de Tutores Inteligentes. Neste módulo, são aplicadas técnicas de Aprendizado por Reforço (algoritmo Q-Learning), o que possibilita modelar autonomamente o aprendiz. Um valor de utilidade é calculado baseado em uma tabela de pares estado-ação, a partir da qual o algoritmo estima reforços futuros que representam os estados cognitivos do aprendiz. A melhor política a ser usada pelo tutor para qualquer estado cognitivo do aprendiz é disponibilizada pelo próprio algoritmo de Aprendizado por Reforço, sem que seja necessário um modelo explícito do aprendiz. Instituto Tecnológico de AeronáuticaCarlos Henrique Costa RibeiroMarcus Vinicius Carvalho Guelpeli2003-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2733reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:56Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2733http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:39:55.568Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Este trabalho apresenta um novo modelo de módulo de diagnóstico para ser incluído na arquitetura tradicional de Sistemas de Tutores Inteligentes. Neste módulo, são aplicadas técnicas de Aprendizado por Reforço (algoritmo Q-Learning), o que possibilita modelar autonomamente o aprendiz. Um valor de utilidade é calculado baseado em uma tabela de pares estado-ação, a partir da qual o algoritmo estima reforços futuros que representam os estados cognitivos do aprendiz. A melhor política a ser usada pelo tutor para qualquer estado cognitivo do aprendiz é disponibilizada pelo próprio algoritmo de Aprendizado por Reforço, sem que seja necessário um modelo explícito do aprendiz. |
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