Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1588 |
Resumo: | Uma educação adequada à realidade atual é aquela que capacita o indivíduo a encontrar as soluções para seus problemas. Nesse contexto, o professor passará a ser um facilitador do processo, cabendo-lhe propor desafios aos aprendizes e motivá-los. Atualmente existe um grande número de softwares educativos disponíveis no mercado, abordando diversas áreas do conhecimento. No entanto, a utilização desses programas nas escolas de forma integrada ao currículo não ocorre com freqüência. Para que o computador se torne efetivamente um instrumento capaz de melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas, é necessário que os professores se proponham a usá-los como tal e disponham de meios para isso. Os modelos e ferramentas de autoria para hipermídia existentes mostram-se insuficientes para a modelagem de cursos, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Neste trabalho apresenta-se um modelo para a caracterização de cursos hipermídia, chamado Daphne, seguido de uma metodologia que descreve a aplicação do modelo e visa permitir que professores de qualquer área, mesmo leigos em informática, projetem seus cursos. Um protótipo na área de Harmonia Musical ilustrando o uso do modelo e da metodologia foi implementado. |
id |
ITA_80bfc2217628fe6c2f0f02562fa2d06c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1588 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídiaEnsinoMultimídiaDesenvolvimento de softwareProgramas de computadoresProcessamento de dadosEducaçãoEngenharia de softwareUma educação adequada à realidade atual é aquela que capacita o indivíduo a encontrar as soluções para seus problemas. Nesse contexto, o professor passará a ser um facilitador do processo, cabendo-lhe propor desafios aos aprendizes e motivá-los. Atualmente existe um grande número de softwares educativos disponíveis no mercado, abordando diversas áreas do conhecimento. No entanto, a utilização desses programas nas escolas de forma integrada ao currículo não ocorre com freqüência. Para que o computador se torne efetivamente um instrumento capaz de melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas, é necessário que os professores se proponham a usá-los como tal e disponham de meios para isso. Os modelos e ferramentas de autoria para hipermídia existentes mostram-se insuficientes para a modelagem de cursos, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Neste trabalho apresenta-se um modelo para a caracterização de cursos hipermídia, chamado Daphne, seguido de uma metodologia que descreve a aplicação do modelo e visa permitir que professores de qualquer área, mesmo leigos em informática, projetem seus cursos. Um protótipo na área de Harmonia Musical ilustrando o uso do modelo e da metodologia foi implementado.Instituto Tecnológico de AeronáuticaClovis Torres FernandesEvelise Izumi Kawasaki1996-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1588reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:43Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1588http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:41.026Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia |
title |
Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia |
spellingShingle |
Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia Evelise Izumi Kawasaki Ensino Multimídia Desenvolvimento de software Programas de computadores Processamento de dados Educação Engenharia de software |
title_short |
Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia |
title_full |
Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia |
title_fullStr |
Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia |
title_full_unstemmed |
Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia |
title_sort |
Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia |
author |
Evelise Izumi Kawasaki |
author_facet |
Evelise Izumi Kawasaki |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Clovis Torres Fernandes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evelise Izumi Kawasaki |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Multimídia Desenvolvimento de software Programas de computadores Processamento de dados Educação Engenharia de software |
topic |
Ensino Multimídia Desenvolvimento de software Programas de computadores Processamento de dados Educação Engenharia de software |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Uma educação adequada à realidade atual é aquela que capacita o indivíduo a encontrar as soluções para seus problemas. Nesse contexto, o professor passará a ser um facilitador do processo, cabendo-lhe propor desafios aos aprendizes e motivá-los. Atualmente existe um grande número de softwares educativos disponíveis no mercado, abordando diversas áreas do conhecimento. No entanto, a utilização desses programas nas escolas de forma integrada ao currículo não ocorre com freqüência. Para que o computador se torne efetivamente um instrumento capaz de melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas, é necessário que os professores se proponham a usá-los como tal e disponham de meios para isso. Os modelos e ferramentas de autoria para hipermídia existentes mostram-se insuficientes para a modelagem de cursos, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Neste trabalho apresenta-se um modelo para a caracterização de cursos hipermídia, chamado Daphne, seguido de uma metodologia que descreve a aplicação do modelo e visa permitir que professores de qualquer área, mesmo leigos em informática, projetem seus cursos. Um protótipo na área de Harmonia Musical ilustrando o uso do modelo e da metodologia foi implementado. |
description |
Uma educação adequada à realidade atual é aquela que capacita o indivíduo a encontrar as soluções para seus problemas. Nesse contexto, o professor passará a ser um facilitador do processo, cabendo-lhe propor desafios aos aprendizes e motivá-los. Atualmente existe um grande número de softwares educativos disponíveis no mercado, abordando diversas áreas do conhecimento. No entanto, a utilização desses programas nas escolas de forma integrada ao currículo não ocorre com freqüência. Para que o computador se torne efetivamente um instrumento capaz de melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas, é necessário que os professores se proponham a usá-los como tal e disponham de meios para isso. Os modelos e ferramentas de autoria para hipermídia existentes mostram-se insuficientes para a modelagem de cursos, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Neste trabalho apresenta-se um modelo para a caracterização de cursos hipermídia, chamado Daphne, seguido de uma metodologia que descreve a aplicação do modelo e visa permitir que professores de qualquer área, mesmo leigos em informática, projetem seus cursos. Um protótipo na área de Harmonia Musical ilustrando o uso do modelo e da metodologia foi implementado. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1588 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Ensino Multimídia Desenvolvimento de software Programas de computadores Processamento de dados Educação Engenharia de software |
_version_ |
1706809271558078464 |