Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evelise Izumi Kawasaki
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1588
Resumo: Uma educação adequada à realidade atual é aquela que capacita o indivíduo a encontrar as soluções para seus problemas. Nesse contexto, o professor passará a ser um facilitador do processo, cabendo-lhe propor desafios aos aprendizes e motivá-los. Atualmente existe um grande número de softwares educativos disponíveis no mercado, abordando diversas áreas do conhecimento. No entanto, a utilização desses programas nas escolas de forma integrada ao currículo não ocorre com freqüência. Para que o computador se torne efetivamente um instrumento capaz de melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas, é necessário que os professores se proponham a usá-los como tal e disponham de meios para isso. Os modelos e ferramentas de autoria para hipermídia existentes mostram-se insuficientes para a modelagem de cursos, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Neste trabalho apresenta-se um modelo para a caracterização de cursos hipermídia, chamado Daphne, seguido de uma metodologia que descreve a aplicação do modelo e visa permitir que professores de qualquer área, mesmo leigos em informática, projetem seus cursos. Um protótipo na área de Harmonia Musical ilustrando o uso do modelo e da metodologia foi implementado.
id ITA_80bfc2217628fe6c2f0f02562fa2d06c
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1588
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídiaEnsinoMultimídiaDesenvolvimento de softwareProgramas de computadoresProcessamento de dadosEducaçãoEngenharia de softwareUma educação adequada à realidade atual é aquela que capacita o indivíduo a encontrar as soluções para seus problemas. Nesse contexto, o professor passará a ser um facilitador do processo, cabendo-lhe propor desafios aos aprendizes e motivá-los. Atualmente existe um grande número de softwares educativos disponíveis no mercado, abordando diversas áreas do conhecimento. No entanto, a utilização desses programas nas escolas de forma integrada ao currículo não ocorre com freqüência. Para que o computador se torne efetivamente um instrumento capaz de melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas, é necessário que os professores se proponham a usá-los como tal e disponham de meios para isso. Os modelos e ferramentas de autoria para hipermídia existentes mostram-se insuficientes para a modelagem de cursos, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Neste trabalho apresenta-se um modelo para a caracterização de cursos hipermídia, chamado Daphne, seguido de uma metodologia que descreve a aplicação do modelo e visa permitir que professores de qualquer área, mesmo leigos em informática, projetem seus cursos. Um protótipo na área de Harmonia Musical ilustrando o uso do modelo e da metodologia foi implementado.Instituto Tecnológico de AeronáuticaClovis Torres FernandesEvelise Izumi Kawasaki1996-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1588reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:43Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1588http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:41.026Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia
title Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia
spellingShingle Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia
Evelise Izumi Kawasaki
Ensino
Multimídia
Desenvolvimento de software
Programas de computadores
Processamento de dados
Educação
Engenharia de software
title_short Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia
title_full Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia
title_fullStr Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia
title_full_unstemmed Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia
title_sort Modelo e metodologia para projeto de cursos hipermídia
author Evelise Izumi Kawasaki
author_facet Evelise Izumi Kawasaki
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Clovis Torres Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Evelise Izumi Kawasaki
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Multimídia
Desenvolvimento de software
Programas de computadores
Processamento de dados
Educação
Engenharia de software
topic Ensino
Multimídia
Desenvolvimento de software
Programas de computadores
Processamento de dados
Educação
Engenharia de software
dc.description.none.fl_txt_mv Uma educação adequada à realidade atual é aquela que capacita o indivíduo a encontrar as soluções para seus problemas. Nesse contexto, o professor passará a ser um facilitador do processo, cabendo-lhe propor desafios aos aprendizes e motivá-los. Atualmente existe um grande número de softwares educativos disponíveis no mercado, abordando diversas áreas do conhecimento. No entanto, a utilização desses programas nas escolas de forma integrada ao currículo não ocorre com freqüência. Para que o computador se torne efetivamente um instrumento capaz de melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas, é necessário que os professores se proponham a usá-los como tal e disponham de meios para isso. Os modelos e ferramentas de autoria para hipermídia existentes mostram-se insuficientes para a modelagem de cursos, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Neste trabalho apresenta-se um modelo para a caracterização de cursos hipermídia, chamado Daphne, seguido de uma metodologia que descreve a aplicação do modelo e visa permitir que professores de qualquer área, mesmo leigos em informática, projetem seus cursos. Um protótipo na área de Harmonia Musical ilustrando o uso do modelo e da metodologia foi implementado.
description Uma educação adequada à realidade atual é aquela que capacita o indivíduo a encontrar as soluções para seus problemas. Nesse contexto, o professor passará a ser um facilitador do processo, cabendo-lhe propor desafios aos aprendizes e motivá-los. Atualmente existe um grande número de softwares educativos disponíveis no mercado, abordando diversas áreas do conhecimento. No entanto, a utilização desses programas nas escolas de forma integrada ao currículo não ocorre com freqüência. Para que o computador se torne efetivamente um instrumento capaz de melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas, é necessário que os professores se proponham a usá-los como tal e disponham de meios para isso. Os modelos e ferramentas de autoria para hipermídia existentes mostram-se insuficientes para a modelagem de cursos, principalmente no que se refere aos aspectos pedagógicos. Neste trabalho apresenta-se um modelo para a caracterização de cursos hipermídia, chamado Daphne, seguido de uma metodologia que descreve a aplicação do modelo e visa permitir que professores de qualquer área, mesmo leigos em informática, projetem seus cursos. Um protótipo na área de Harmonia Musical ilustrando o uso do modelo e da metodologia foi implementado.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1588
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Ensino
Multimídia
Desenvolvimento de software
Programas de computadores
Processamento de dados
Educação
Engenharia de software
_version_ 1706809271558078464