Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Maria Parente de Oliveira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=47
Resumo: A falta de representação explícita e independente de um metamodelo instrucional na estrutura dos modelos de referência para Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais (SHAEs) não permite que as aplicações derivadas possam utilizar diferentes modelos instrucionais. Em geral, os modelos de referência para SHAEs permitem que as aplicações derivadas sejam definidas com base num único modelo instrucional. Entretanto, em função da grande quantidade de teorias instrucionais estabelecidas na literatura, do fato de que cada equipe de autoria pode ter seu próprio modelo instrucional ad hoc e que não existe um modelo instrucional mais recomendável, modelos de referência para SHAEs que só permitam o uso de um único modelo instrucional são limitados. Como elemento principal para comprovar tais limitações foi definido um modelo de referência para SHAEs que incorpora de forma explícita e independente um metamodelo instrucional. Com isso, as aplicações derivadas do modelo de referência definido podem ser desenvolvidas de forma mais organizada e estruturadas de acordo com diferentes modelos instrucionais, sejam eles definidos de forma ad hoc ou com base teórica. Além dos benefícios para o desenvolvimento de aplicações, uma contribuição da pesquisa para a área de Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais foi mostrar que os mecanismos de adaptação tradicionalmente utilizados podem ser empregados em conjunto com modelos instrucionais. Também, em função da clara separação das responsabilidades dos componentes do modelo de referência e de sua própria estrutura, o modelo poderá servir de base para o desenvolvimento de ferramentas de autoria para aplicações na área de SHAEs. Adicionalmente, pelo fato de não estar comprometida com tecnologias específicas, a representação do modelo de referência permitirá que ele possa ser implementado com diferentes tecnologias, tais como ontologias formais e agentes inteligentes, por exemplo.
id ITA_95b97f24c3901c495e5eb71feb22856a
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:47
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais.MultimídiaEnsinoMétodos educacionaisAprendizagemProgramas de aplicação (computadores)Engenharia de softwareEducaçãoA falta de representação explícita e independente de um metamodelo instrucional na estrutura dos modelos de referência para Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais (SHAEs) não permite que as aplicações derivadas possam utilizar diferentes modelos instrucionais. Em geral, os modelos de referência para SHAEs permitem que as aplicações derivadas sejam definidas com base num único modelo instrucional. Entretanto, em função da grande quantidade de teorias instrucionais estabelecidas na literatura, do fato de que cada equipe de autoria pode ter seu próprio modelo instrucional ad hoc e que não existe um modelo instrucional mais recomendável, modelos de referência para SHAEs que só permitam o uso de um único modelo instrucional são limitados. Como elemento principal para comprovar tais limitações foi definido um modelo de referência para SHAEs que incorpora de forma explícita e independente um metamodelo instrucional. Com isso, as aplicações derivadas do modelo de referência definido podem ser desenvolvidas de forma mais organizada e estruturadas de acordo com diferentes modelos instrucionais, sejam eles definidos de forma ad hoc ou com base teórica. Além dos benefícios para o desenvolvimento de aplicações, uma contribuição da pesquisa para a área de Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais foi mostrar que os mecanismos de adaptação tradicionalmente utilizados podem ser empregados em conjunto com modelos instrucionais. Também, em função da clara separação das responsabilidades dos componentes do modelo de referência e de sua própria estrutura, o modelo poderá servir de base para o desenvolvimento de ferramentas de autoria para aplicações na área de SHAEs. Adicionalmente, pelo fato de não estar comprometida com tecnologias específicas, a representação do modelo de referência permitirá que ele possa ser implementado com diferentes tecnologias, tais como ontologias formais e agentes inteligentes, por exemplo. Instituto Tecnológico de AeronáuticaClovis Torres FernandesJosé Maria Parente de Oliveira2003-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=47reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:38Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:47http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:09.061Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais.
title Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais.
spellingShingle Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais.
José Maria Parente de Oliveira
Multimídia
Ensino
Métodos educacionais
Aprendizagem
Programas de aplicação (computadores)
Engenharia de software
Educação
title_short Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais.
title_full Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais.
title_fullStr Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais.
title_full_unstemmed Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais.
title_sort Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais.
author José Maria Parente de Oliveira
author_facet José Maria Parente de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Clovis Torres Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv José Maria Parente de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Multimídia
Ensino
Métodos educacionais
Aprendizagem
Programas de aplicação (computadores)
Engenharia de software
Educação
topic Multimídia
Ensino
Métodos educacionais
Aprendizagem
Programas de aplicação (computadores)
Engenharia de software
Educação
dc.description.none.fl_txt_mv A falta de representação explícita e independente de um metamodelo instrucional na estrutura dos modelos de referência para Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais (SHAEs) não permite que as aplicações derivadas possam utilizar diferentes modelos instrucionais. Em geral, os modelos de referência para SHAEs permitem que as aplicações derivadas sejam definidas com base num único modelo instrucional. Entretanto, em função da grande quantidade de teorias instrucionais estabelecidas na literatura, do fato de que cada equipe de autoria pode ter seu próprio modelo instrucional ad hoc e que não existe um modelo instrucional mais recomendável, modelos de referência para SHAEs que só permitam o uso de um único modelo instrucional são limitados. Como elemento principal para comprovar tais limitações foi definido um modelo de referência para SHAEs que incorpora de forma explícita e independente um metamodelo instrucional. Com isso, as aplicações derivadas do modelo de referência definido podem ser desenvolvidas de forma mais organizada e estruturadas de acordo com diferentes modelos instrucionais, sejam eles definidos de forma ad hoc ou com base teórica. Além dos benefícios para o desenvolvimento de aplicações, uma contribuição da pesquisa para a área de Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais foi mostrar que os mecanismos de adaptação tradicionalmente utilizados podem ser empregados em conjunto com modelos instrucionais. Também, em função da clara separação das responsabilidades dos componentes do modelo de referência e de sua própria estrutura, o modelo poderá servir de base para o desenvolvimento de ferramentas de autoria para aplicações na área de SHAEs. Adicionalmente, pelo fato de não estar comprometida com tecnologias específicas, a representação do modelo de referência permitirá que ele possa ser implementado com diferentes tecnologias, tais como ontologias formais e agentes inteligentes, por exemplo.
description A falta de representação explícita e independente de um metamodelo instrucional na estrutura dos modelos de referência para Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais (SHAEs) não permite que as aplicações derivadas possam utilizar diferentes modelos instrucionais. Em geral, os modelos de referência para SHAEs permitem que as aplicações derivadas sejam definidas com base num único modelo instrucional. Entretanto, em função da grande quantidade de teorias instrucionais estabelecidas na literatura, do fato de que cada equipe de autoria pode ter seu próprio modelo instrucional ad hoc e que não existe um modelo instrucional mais recomendável, modelos de referência para SHAEs que só permitam o uso de um único modelo instrucional são limitados. Como elemento principal para comprovar tais limitações foi definido um modelo de referência para SHAEs que incorpora de forma explícita e independente um metamodelo instrucional. Com isso, as aplicações derivadas do modelo de referência definido podem ser desenvolvidas de forma mais organizada e estruturadas de acordo com diferentes modelos instrucionais, sejam eles definidos de forma ad hoc ou com base teórica. Além dos benefícios para o desenvolvimento de aplicações, uma contribuição da pesquisa para a área de Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais foi mostrar que os mecanismos de adaptação tradicionalmente utilizados podem ser empregados em conjunto com modelos instrucionais. Também, em função da clara separação das responsabilidades dos componentes do modelo de referência e de sua própria estrutura, o modelo poderá servir de base para o desenvolvimento de ferramentas de autoria para aplicações na área de SHAEs. Adicionalmente, pelo fato de não estar comprometida com tecnologias específicas, a representação do modelo de referência permitirá que ele possa ser implementado com diferentes tecnologias, tais como ontologias formais e agentes inteligentes, por exemplo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=47
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Multimídia
Ensino
Métodos educacionais
Aprendizagem
Programas de aplicação (computadores)
Engenharia de software
Educação
_version_ 1706809252557881344