Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=47 |
Resumo: | A falta de representação explícita e independente de um metamodelo instrucional na estrutura dos modelos de referência para Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais (SHAEs) não permite que as aplicações derivadas possam utilizar diferentes modelos instrucionais. Em geral, os modelos de referência para SHAEs permitem que as aplicações derivadas sejam definidas com base num único modelo instrucional. Entretanto, em função da grande quantidade de teorias instrucionais estabelecidas na literatura, do fato de que cada equipe de autoria pode ter seu próprio modelo instrucional ad hoc e que não existe um modelo instrucional mais recomendável, modelos de referência para SHAEs que só permitam o uso de um único modelo instrucional são limitados. Como elemento principal para comprovar tais limitações foi definido um modelo de referência para SHAEs que incorpora de forma explícita e independente um metamodelo instrucional. Com isso, as aplicações derivadas do modelo de referência definido podem ser desenvolvidas de forma mais organizada e estruturadas de acordo com diferentes modelos instrucionais, sejam eles definidos de forma ad hoc ou com base teórica. Além dos benefícios para o desenvolvimento de aplicações, uma contribuição da pesquisa para a área de Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais foi mostrar que os mecanismos de adaptação tradicionalmente utilizados podem ser empregados em conjunto com modelos instrucionais. Também, em função da clara separação das responsabilidades dos componentes do modelo de referência e de sua própria estrutura, o modelo poderá servir de base para o desenvolvimento de ferramentas de autoria para aplicações na área de SHAEs. Adicionalmente, pelo fato de não estar comprometida com tecnologias específicas, a representação do modelo de referência permitirá que ele possa ser implementado com diferentes tecnologias, tais como ontologias formais e agentes inteligentes, por exemplo. |
id |
ITA_95b97f24c3901c495e5eb71feb22856a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:47 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais.MultimídiaEnsinoMétodos educacionaisAprendizagemProgramas de aplicação (computadores)Engenharia de softwareEducaçãoA falta de representação explícita e independente de um metamodelo instrucional na estrutura dos modelos de referência para Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais (SHAEs) não permite que as aplicações derivadas possam utilizar diferentes modelos instrucionais. Em geral, os modelos de referência para SHAEs permitem que as aplicações derivadas sejam definidas com base num único modelo instrucional. Entretanto, em função da grande quantidade de teorias instrucionais estabelecidas na literatura, do fato de que cada equipe de autoria pode ter seu próprio modelo instrucional ad hoc e que não existe um modelo instrucional mais recomendável, modelos de referência para SHAEs que só permitam o uso de um único modelo instrucional são limitados. Como elemento principal para comprovar tais limitações foi definido um modelo de referência para SHAEs que incorpora de forma explícita e independente um metamodelo instrucional. Com isso, as aplicações derivadas do modelo de referência definido podem ser desenvolvidas de forma mais organizada e estruturadas de acordo com diferentes modelos instrucionais, sejam eles definidos de forma ad hoc ou com base teórica. Além dos benefícios para o desenvolvimento de aplicações, uma contribuição da pesquisa para a área de Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais foi mostrar que os mecanismos de adaptação tradicionalmente utilizados podem ser empregados em conjunto com modelos instrucionais. Também, em função da clara separação das responsabilidades dos componentes do modelo de referência e de sua própria estrutura, o modelo poderá servir de base para o desenvolvimento de ferramentas de autoria para aplicações na área de SHAEs. Adicionalmente, pelo fato de não estar comprometida com tecnologias específicas, a representação do modelo de referência permitirá que ele possa ser implementado com diferentes tecnologias, tais como ontologias formais e agentes inteligentes, por exemplo. Instituto Tecnológico de AeronáuticaClovis Torres FernandesJosé Maria Parente de Oliveira2003-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=47reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:38Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:47http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:09.061Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais. |
title |
Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais. |
spellingShingle |
Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais. José Maria Parente de Oliveira Multimídia Ensino Métodos educacionais Aprendizagem Programas de aplicação (computadores) Engenharia de software Educação |
title_short |
Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais. |
title_full |
Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais. |
title_fullStr |
Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais. |
title_full_unstemmed |
Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais. |
title_sort |
Um modelo de referência para sistemas hipermídia adaptativos educacionais. |
author |
José Maria Parente de Oliveira |
author_facet |
José Maria Parente de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Clovis Torres Fernandes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José Maria Parente de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimídia Ensino Métodos educacionais Aprendizagem Programas de aplicação (computadores) Engenharia de software Educação |
topic |
Multimídia Ensino Métodos educacionais Aprendizagem Programas de aplicação (computadores) Engenharia de software Educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A falta de representação explícita e independente de um metamodelo instrucional na estrutura dos modelos de referência para Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais (SHAEs) não permite que as aplicações derivadas possam utilizar diferentes modelos instrucionais. Em geral, os modelos de referência para SHAEs permitem que as aplicações derivadas sejam definidas com base num único modelo instrucional. Entretanto, em função da grande quantidade de teorias instrucionais estabelecidas na literatura, do fato de que cada equipe de autoria pode ter seu próprio modelo instrucional ad hoc e que não existe um modelo instrucional mais recomendável, modelos de referência para SHAEs que só permitam o uso de um único modelo instrucional são limitados. Como elemento principal para comprovar tais limitações foi definido um modelo de referência para SHAEs que incorpora de forma explícita e independente um metamodelo instrucional. Com isso, as aplicações derivadas do modelo de referência definido podem ser desenvolvidas de forma mais organizada e estruturadas de acordo com diferentes modelos instrucionais, sejam eles definidos de forma ad hoc ou com base teórica. Além dos benefícios para o desenvolvimento de aplicações, uma contribuição da pesquisa para a área de Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais foi mostrar que os mecanismos de adaptação tradicionalmente utilizados podem ser empregados em conjunto com modelos instrucionais. Também, em função da clara separação das responsabilidades dos componentes do modelo de referência e de sua própria estrutura, o modelo poderá servir de base para o desenvolvimento de ferramentas de autoria para aplicações na área de SHAEs. Adicionalmente, pelo fato de não estar comprometida com tecnologias específicas, a representação do modelo de referência permitirá que ele possa ser implementado com diferentes tecnologias, tais como ontologias formais e agentes inteligentes, por exemplo. |
description |
A falta de representação explícita e independente de um metamodelo instrucional na estrutura dos modelos de referência para Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais (SHAEs) não permite que as aplicações derivadas possam utilizar diferentes modelos instrucionais. Em geral, os modelos de referência para SHAEs permitem que as aplicações derivadas sejam definidas com base num único modelo instrucional. Entretanto, em função da grande quantidade de teorias instrucionais estabelecidas na literatura, do fato de que cada equipe de autoria pode ter seu próprio modelo instrucional ad hoc e que não existe um modelo instrucional mais recomendável, modelos de referência para SHAEs que só permitam o uso de um único modelo instrucional são limitados. Como elemento principal para comprovar tais limitações foi definido um modelo de referência para SHAEs que incorpora de forma explícita e independente um metamodelo instrucional. Com isso, as aplicações derivadas do modelo de referência definido podem ser desenvolvidas de forma mais organizada e estruturadas de acordo com diferentes modelos instrucionais, sejam eles definidos de forma ad hoc ou com base teórica. Além dos benefícios para o desenvolvimento de aplicações, uma contribuição da pesquisa para a área de Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais foi mostrar que os mecanismos de adaptação tradicionalmente utilizados podem ser empregados em conjunto com modelos instrucionais. Também, em função da clara separação das responsabilidades dos componentes do modelo de referência e de sua própria estrutura, o modelo poderá servir de base para o desenvolvimento de ferramentas de autoria para aplicações na área de SHAEs. Adicionalmente, pelo fato de não estar comprometida com tecnologias específicas, a representação do modelo de referência permitirá que ele possa ser implementado com diferentes tecnologias, tais como ontologias formais e agentes inteligentes, por exemplo. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-00-00 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=47 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Multimídia Ensino Métodos educacionais Aprendizagem Programas de aplicação (computadores) Engenharia de software Educação |
_version_ |
1706809252557881344 |