Carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo - análise da área de controle terminal Brasília por meio de simulação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=520 |
Resumo: | Propõe-se no presente trabalho analisar, por meio de simulação, a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo do Controle de Aproximação de Brasília (APP-BR) em seis diferentes cenários de sua área. Para tanto, utiliza-se o software RAMS Plus, ferramenta computacional especialmente desenvolvida para operações em espaço aéreo e lado aéreo dos aeroportos. O escopo da análise foi montado para as operações no espaço aéreo que apresentam origem ou destino no Aeroporto Internacional de Brasília (Juscelino Kubitscheck). Os quatros primeiros cenários abordados, chamados de iniciais, apresentam configurações de trajetórias de vôo distintas realizadas em dois tipos de setorização (Norte/Sul e Leste/Oeste), cada um deles com dois setores. Após a análise dos cenários iniciais, foi criada uma nova situação com o intuito de avaliar a carga de trabalho dos Controladores num momento futuro onde deverá haver maior demanda do Tráfego Aéreo. No cenário proposto, o tráfego foi acrescido em 30% (trinta por cento) em relação aos primeiros. Assim, incrementou-se um terceiro setor, não utilizado nas primeiras situações, buscando verificar a eficácia da divisão do controle do espaço aéreo na redução da carga de trabalho ora estudada. |
id |
ITA_91564ce6f8cb0d3614c747cf1a935e3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:520 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo - análise da área de controle terminal Brasília por meio de simulação.Controladores de tráfego aéreo (pessoal)Condições de trabalhoSimulação computadorizadaControle de tráfego aéreoTransportesPropõe-se no presente trabalho analisar, por meio de simulação, a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo do Controle de Aproximação de Brasília (APP-BR) em seis diferentes cenários de sua área. Para tanto, utiliza-se o software RAMS Plus, ferramenta computacional especialmente desenvolvida para operações em espaço aéreo e lado aéreo dos aeroportos. O escopo da análise foi montado para as operações no espaço aéreo que apresentam origem ou destino no Aeroporto Internacional de Brasília (Juscelino Kubitscheck). Os quatros primeiros cenários abordados, chamados de iniciais, apresentam configurações de trajetórias de vôo distintas realizadas em dois tipos de setorização (Norte/Sul e Leste/Oeste), cada um deles com dois setores. Após a análise dos cenários iniciais, foi criada uma nova situação com o intuito de avaliar a carga de trabalho dos Controladores num momento futuro onde deverá haver maior demanda do Tráfego Aéreo. No cenário proposto, o tráfego foi acrescido em 30% (trinta por cento) em relação aos primeiros. Assim, incrementou-se um terceiro setor, não utilizado nas primeiras situações, buscando verificar a eficácia da divisão do controle do espaço aéreo na redução da carga de trabalho ora estudada.Instituto Tecnológico de AeronáuticaCláudio Jorge Pinto AlvesMcWilliam Oliveira2007-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=520reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:50Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:520http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:30.198Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo - análise da área de controle terminal Brasília por meio de simulação. |
title |
Carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo - análise da área de controle terminal Brasília por meio de simulação. |
spellingShingle |
Carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo - análise da área de controle terminal Brasília por meio de simulação. McWilliam Oliveira Controladores de tráfego aéreo (pessoal) Condições de trabalho Simulação computadorizada Controle de tráfego aéreo Transportes |
title_short |
Carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo - análise da área de controle terminal Brasília por meio de simulação. |
title_full |
Carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo - análise da área de controle terminal Brasília por meio de simulação. |
title_fullStr |
Carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo - análise da área de controle terminal Brasília por meio de simulação. |
title_full_unstemmed |
Carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo - análise da área de controle terminal Brasília por meio de simulação. |
title_sort |
Carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo - análise da área de controle terminal Brasília por meio de simulação. |
author |
McWilliam Oliveira |
author_facet |
McWilliam Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cláudio Jorge Pinto Alves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
McWilliam Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controladores de tráfego aéreo (pessoal) Condições de trabalho Simulação computadorizada Controle de tráfego aéreo Transportes |
topic |
Controladores de tráfego aéreo (pessoal) Condições de trabalho Simulação computadorizada Controle de tráfego aéreo Transportes |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Propõe-se no presente trabalho analisar, por meio de simulação, a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo do Controle de Aproximação de Brasília (APP-BR) em seis diferentes cenários de sua área. Para tanto, utiliza-se o software RAMS Plus, ferramenta computacional especialmente desenvolvida para operações em espaço aéreo e lado aéreo dos aeroportos. O escopo da análise foi montado para as operações no espaço aéreo que apresentam origem ou destino no Aeroporto Internacional de Brasília (Juscelino Kubitscheck). Os quatros primeiros cenários abordados, chamados de iniciais, apresentam configurações de trajetórias de vôo distintas realizadas em dois tipos de setorização (Norte/Sul e Leste/Oeste), cada um deles com dois setores. Após a análise dos cenários iniciais, foi criada uma nova situação com o intuito de avaliar a carga de trabalho dos Controladores num momento futuro onde deverá haver maior demanda do Tráfego Aéreo. No cenário proposto, o tráfego foi acrescido em 30% (trinta por cento) em relação aos primeiros. Assim, incrementou-se um terceiro setor, não utilizado nas primeiras situações, buscando verificar a eficácia da divisão do controle do espaço aéreo na redução da carga de trabalho ora estudada. |
description |
Propõe-se no presente trabalho analisar, por meio de simulação, a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo do Controle de Aproximação de Brasília (APP-BR) em seis diferentes cenários de sua área. Para tanto, utiliza-se o software RAMS Plus, ferramenta computacional especialmente desenvolvida para operações em espaço aéreo e lado aéreo dos aeroportos. O escopo da análise foi montado para as operações no espaço aéreo que apresentam origem ou destino no Aeroporto Internacional de Brasília (Juscelino Kubitscheck). Os quatros primeiros cenários abordados, chamados de iniciais, apresentam configurações de trajetórias de vôo distintas realizadas em dois tipos de setorização (Norte/Sul e Leste/Oeste), cada um deles com dois setores. Após a análise dos cenários iniciais, foi criada uma nova situação com o intuito de avaliar a carga de trabalho dos Controladores num momento futuro onde deverá haver maior demanda do Tráfego Aéreo. No cenário proposto, o tráfego foi acrescido em 30% (trinta por cento) em relação aos primeiros. Assim, incrementou-se um terceiro setor, não utilizado nas primeiras situações, buscando verificar a eficácia da divisão do controle do espaço aéreo na redução da carga de trabalho ora estudada. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=520 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Controladores de tráfego aéreo (pessoal) Condições de trabalho Simulação computadorizada Controle de tráfego aéreo Transportes |
_version_ |
1706809259314905088 |