Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcus Luiz Pogianelo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=493
Resumo: O presente trabalho se propôs analisar por meio de simulação "fast time", diversos cenários na Área de Controle Terminal Recife, TMA-RF. A ferramenta computacional utilizada para tal foi o software RAMS PLUS, desenvolvido especialmente para avaliar a capacidade do espaço aéreo no EUROCONTROL e, adicionalmente, para mensurar a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. O escopo de análise inicialmente se direcionou para a modelagem dos cenários atualmente existentes na TMA-RF, e na seqüência foi proposta e avaliada a construção de novos cenários com procedimentos baseados em navegação por meio de Satélites, GNSS. Quatro cenários distintos foram criados e nestes foram verificadas alternativas que possibilitassem aumentar a capacidade do espaço aéreo. A principal contribuição deste trabalho diz respeito à proposição e utilização da ferramenta de simulação RAMS para avaliação operacional do espaço aéreo nos aeroportos e aplicação ao caso prático brasileiro. As análises dos resultados e conclusões finais tiveram como base aspectos relacionadas aos atrasos das aeronaves, custo de combustível, segurança de vôo e carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo na TMA-RF.
id ITA_a33f7e56e77919b772e4b1ffe8fcbeba
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:493
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife.Controle de tráfego aéreoCapacidade do sistema de guiamentoPlanejamento de aeroportosSimulação computadorizadaControladores de tráfego aéreo (pessoal)TransportesO presente trabalho se propôs analisar por meio de simulação "fast time", diversos cenários na Área de Controle Terminal Recife, TMA-RF. A ferramenta computacional utilizada para tal foi o software RAMS PLUS, desenvolvido especialmente para avaliar a capacidade do espaço aéreo no EUROCONTROL e, adicionalmente, para mensurar a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. O escopo de análise inicialmente se direcionou para a modelagem dos cenários atualmente existentes na TMA-RF, e na seqüência foi proposta e avaliada a construção de novos cenários com procedimentos baseados em navegação por meio de Satélites, GNSS. Quatro cenários distintos foram criados e nestes foram verificadas alternativas que possibilitassem aumentar a capacidade do espaço aéreo. A principal contribuição deste trabalho diz respeito à proposição e utilização da ferramenta de simulação RAMS para avaliação operacional do espaço aéreo nos aeroportos e aplicação ao caso prático brasileiro. As análises dos resultados e conclusões finais tiveram como base aspectos relacionadas aos atrasos das aeronaves, custo de combustível, segurança de vôo e carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo na TMA-RF.Instituto Tecnológico de AeronáuticaCarlos MüllerMarcus Luiz Pogianelo2008-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=493reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:50Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:493http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:25.684Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife.
title Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife.
spellingShingle Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife.
Marcus Luiz Pogianelo
Controle de tráfego aéreo
Capacidade do sistema de guiamento
Planejamento de aeroportos
Simulação computadorizada
Controladores de tráfego aéreo (pessoal)
Transportes
title_short Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife.
title_full Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife.
title_fullStr Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife.
title_full_unstemmed Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife.
title_sort Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife.
author Marcus Luiz Pogianelo
author_facet Marcus Luiz Pogianelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlos Müller
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcus Luiz Pogianelo
dc.subject.por.fl_str_mv Controle de tráfego aéreo
Capacidade do sistema de guiamento
Planejamento de aeroportos
Simulação computadorizada
Controladores de tráfego aéreo (pessoal)
Transportes
topic Controle de tráfego aéreo
Capacidade do sistema de guiamento
Planejamento de aeroportos
Simulação computadorizada
Controladores de tráfego aéreo (pessoal)
Transportes
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho se propôs analisar por meio de simulação "fast time", diversos cenários na Área de Controle Terminal Recife, TMA-RF. A ferramenta computacional utilizada para tal foi o software RAMS PLUS, desenvolvido especialmente para avaliar a capacidade do espaço aéreo no EUROCONTROL e, adicionalmente, para mensurar a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. O escopo de análise inicialmente se direcionou para a modelagem dos cenários atualmente existentes na TMA-RF, e na seqüência foi proposta e avaliada a construção de novos cenários com procedimentos baseados em navegação por meio de Satélites, GNSS. Quatro cenários distintos foram criados e nestes foram verificadas alternativas que possibilitassem aumentar a capacidade do espaço aéreo. A principal contribuição deste trabalho diz respeito à proposição e utilização da ferramenta de simulação RAMS para avaliação operacional do espaço aéreo nos aeroportos e aplicação ao caso prático brasileiro. As análises dos resultados e conclusões finais tiveram como base aspectos relacionadas aos atrasos das aeronaves, custo de combustível, segurança de vôo e carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo na TMA-RF.
description O presente trabalho se propôs analisar por meio de simulação "fast time", diversos cenários na Área de Controle Terminal Recife, TMA-RF. A ferramenta computacional utilizada para tal foi o software RAMS PLUS, desenvolvido especialmente para avaliar a capacidade do espaço aéreo no EUROCONTROL e, adicionalmente, para mensurar a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. O escopo de análise inicialmente se direcionou para a modelagem dos cenários atualmente existentes na TMA-RF, e na seqüência foi proposta e avaliada a construção de novos cenários com procedimentos baseados em navegação por meio de Satélites, GNSS. Quatro cenários distintos foram criados e nestes foram verificadas alternativas que possibilitassem aumentar a capacidade do espaço aéreo. A principal contribuição deste trabalho diz respeito à proposição e utilização da ferramenta de simulação RAMS para avaliação operacional do espaço aéreo nos aeroportos e aplicação ao caso prático brasileiro. As análises dos resultados e conclusões finais tiveram como base aspectos relacionadas aos atrasos das aeronaves, custo de combustível, segurança de vôo e carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo na TMA-RF.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=493
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Controle de tráfego aéreo
Capacidade do sistema de guiamento
Planejamento de aeroportos
Simulação computadorizada
Controladores de tráfego aéreo (pessoal)
Transportes
_version_ 1706809259172298752