Análise de sensibilidade a incertezas paramétricas do modelo no controle ótimo aplicado ao tratamento da AIDS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denise Cabral Cardoso Hardt
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=438
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo de tratamentos para pacientes soropositivos com doses de medicamentos obtidas através da aplicação da teoria de controle ótimo. O problema de controle ótimo consiste em obter as menores doses possíveis de medicamentos que produzam efeitos terapêuticos adequados sob condições de incertezas em valores de algumas variáveis do modelo que descreve o comportamento da AIDS nos seres humanos. Estas variáveis foram determinadas mediante uma análise de sensibilidade de modo que quando estes parâmetros apresentam alguma variação, o quadro clínico final do paciente apresenta uma alteração considerável. Empregando-se a técnica de verificar o pior caso do paciente e posteriormente aplicar doses ótimas de medicamentos para esse estado clínico, obtém-se os valores de doses de medicamentos que minimizam uma função de custo que reflete um compromisso entre os efeitos colaterais e os terapêuticos, para o pior caso de incertezas paramétricas. Os resultados foram comparados àqueles obtidos pelo esquema clássico de tratamento com doses constantes de medicamentos.
id ITA_964484d71d39d3a3adafa359976837fd
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:438
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Análise de sensibilidade a incertezas paramétricas do modelo no controle ótimo aplicado ao tratamento da AIDS.Controle óptimoAnálise de sensibilidadeSíndrome da imunodeficiência adquiridaTerapiaControleMedicinaEste trabalho tem como objetivo o estudo de tratamentos para pacientes soropositivos com doses de medicamentos obtidas através da aplicação da teoria de controle ótimo. O problema de controle ótimo consiste em obter as menores doses possíveis de medicamentos que produzam efeitos terapêuticos adequados sob condições de incertezas em valores de algumas variáveis do modelo que descreve o comportamento da AIDS nos seres humanos. Estas variáveis foram determinadas mediante uma análise de sensibilidade de modo que quando estes parâmetros apresentam alguma variação, o quadro clínico final do paciente apresenta uma alteração considerável. Empregando-se a técnica de verificar o pior caso do paciente e posteriormente aplicar doses ótimas de medicamentos para esse estado clínico, obtém-se os valores de doses de medicamentos que minimizam uma função de custo que reflete um compromisso entre os efeitos colaterais e os terapêuticos, para o pior caso de incertezas paramétricas. Os resultados foram comparados àqueles obtidos pelo esquema clássico de tratamento com doses constantes de medicamentos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaTakashi YoneyamaMarco Antonio Leonel CaetanoDenise Cabral Cardoso Hardt2007-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=438reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:438http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:15.858Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Análise de sensibilidade a incertezas paramétricas do modelo no controle ótimo aplicado ao tratamento da AIDS.
title Análise de sensibilidade a incertezas paramétricas do modelo no controle ótimo aplicado ao tratamento da AIDS.
spellingShingle Análise de sensibilidade a incertezas paramétricas do modelo no controle ótimo aplicado ao tratamento da AIDS.
Denise Cabral Cardoso Hardt
Controle óptimo
Análise de sensibilidade
Síndrome da imunodeficiência adquirida
Terapia
Controle
Medicina
title_short Análise de sensibilidade a incertezas paramétricas do modelo no controle ótimo aplicado ao tratamento da AIDS.
title_full Análise de sensibilidade a incertezas paramétricas do modelo no controle ótimo aplicado ao tratamento da AIDS.
title_fullStr Análise de sensibilidade a incertezas paramétricas do modelo no controle ótimo aplicado ao tratamento da AIDS.
title_full_unstemmed Análise de sensibilidade a incertezas paramétricas do modelo no controle ótimo aplicado ao tratamento da AIDS.
title_sort Análise de sensibilidade a incertezas paramétricas do modelo no controle ótimo aplicado ao tratamento da AIDS.
author Denise Cabral Cardoso Hardt
author_facet Denise Cabral Cardoso Hardt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Takashi Yoneyama
Marco Antonio Leonel Caetano
dc.contributor.author.fl_str_mv Denise Cabral Cardoso Hardt
dc.subject.por.fl_str_mv Controle óptimo
Análise de sensibilidade
Síndrome da imunodeficiência adquirida
Terapia
Controle
Medicina
topic Controle óptimo
Análise de sensibilidade
Síndrome da imunodeficiência adquirida
Terapia
Controle
Medicina
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo o estudo de tratamentos para pacientes soropositivos com doses de medicamentos obtidas através da aplicação da teoria de controle ótimo. O problema de controle ótimo consiste em obter as menores doses possíveis de medicamentos que produzam efeitos terapêuticos adequados sob condições de incertezas em valores de algumas variáveis do modelo que descreve o comportamento da AIDS nos seres humanos. Estas variáveis foram determinadas mediante uma análise de sensibilidade de modo que quando estes parâmetros apresentam alguma variação, o quadro clínico final do paciente apresenta uma alteração considerável. Empregando-se a técnica de verificar o pior caso do paciente e posteriormente aplicar doses ótimas de medicamentos para esse estado clínico, obtém-se os valores de doses de medicamentos que minimizam uma função de custo que reflete um compromisso entre os efeitos colaterais e os terapêuticos, para o pior caso de incertezas paramétricas. Os resultados foram comparados àqueles obtidos pelo esquema clássico de tratamento com doses constantes de medicamentos.
description Este trabalho tem como objetivo o estudo de tratamentos para pacientes soropositivos com doses de medicamentos obtidas através da aplicação da teoria de controle ótimo. O problema de controle ótimo consiste em obter as menores doses possíveis de medicamentos que produzam efeitos terapêuticos adequados sob condições de incertezas em valores de algumas variáveis do modelo que descreve o comportamento da AIDS nos seres humanos. Estas variáveis foram determinadas mediante uma análise de sensibilidade de modo que quando estes parâmetros apresentam alguma variação, o quadro clínico final do paciente apresenta uma alteração considerável. Empregando-se a técnica de verificar o pior caso do paciente e posteriormente aplicar doses ótimas de medicamentos para esse estado clínico, obtém-se os valores de doses de medicamentos que minimizam uma função de custo que reflete um compromisso entre os efeitos colaterais e os terapêuticos, para o pior caso de incertezas paramétricas. Os resultados foram comparados àqueles obtidos pelo esquema clássico de tratamento com doses constantes de medicamentos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=438
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Controle óptimo
Análise de sensibilidade
Síndrome da imunodeficiência adquirida
Terapia
Controle
Medicina
_version_ 1706809257938124800