Influência do grau de corrosão na resistência à tração de armaduras : estudo de caso das antigas fundações da nova ala zero do ITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Eduardo Tino Balestra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2774
Resumo: A corrosão das armaduras em estruturas de concreto é apontada como a principal causa de degradação destas estruturas promovendo uma redução da seção transversal das barras, uma redução na aderência entre as barras e o concreto que as envolve e a fissuração do elemento estrutural causada pelos produtos de corrosão. A diminuição da seção transversal das barras pode comprometer a integridade de um elemento estrutural, uma vez que há uma indicação de alterações das propriedades mecânicas das mesmas contribuindo para a redução da capacidade portante da estrutura. Mediante esta perspectiva, o presente trabalho esta pautado na análise das variações em propriedades mecânicas das armaduras pertencentes às antigas fundações da Nova Ala Zero do ITA que permaneceram enterradas por aproximadamente 60 anos. Nesta análise, foram realizados ensaios de tração em corpos de prova extraídos a partir das armaduras de espera e das armaduras presentes em um bloco de fundação disponível para estudo. Com os resultados obtidos nos ensaios, foram analisadas as variações na resistência ao escoamento, limite de resistência e alongamento final para cada corpo de prova segundo seu grau de corrosão e segundo os menores diâmetros dos mesmos. Além disso, foram determinadas as resistências efetivas dos corpos de prova segundo sua área efetiva. Os resultados mostram que o grau de corrosão não se apresentou como o principal fator que influi na redução das propriedades mecânicas das barras. Além disso, melhores correlações foram encontradas entre os menores diâmetros com o limite de resistência e o alongamento final comparadas as correlações entre o grau de corrosão com o limite de resistência e o alongamento final.
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