Harmonização Latino-Americana em oficinas de manutenção aeronáutica no Brasil.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1145 |
Resumo: | Tem-se verificado as intenções da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) para que seus Estados Membros utilizem os dispositivos normativos de aviação como uma ferramenta de prevenção de incidentes e acidentes aeronáuticos. Por vezes, os regulamentos nacionais de aviação precisam sofrer alterações e reformulações, uma vez que as necessidades atuais de operação são diferentes das observadas no início da atividade aérea, no princípio do transporte de pessoas e cargas. No caso brasileiro, existe o entrosamento da Autoridade de Aviação Civil com o Sistema Regional para Vigilância da Segurança Operacional (SRVSOP) para a harmonização de um conjunto de projeto de regulamentação em bloco regional, os Latin American Regulations (LAR). Este trabalho tem por finalidade apresentar um manual de diferenças normativas relacionadas à certificação de oficinas de manutenção aeronáutica no Brasil, especificamente, as encontradas entre o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutico N 145 e o Latin American Regulation N145 (LAR 145) - segunda versão. No decorrer do texto, alguns conceitos básicos sobre o desenvolvimento do processo normativo em aviação e, em especial ao de manutenção aeronáutica, são apresentados de forma a posicionar cronologicamente o leitor até o momento em que a própria ICAO reconhece a necessidade da harmonização geral desses regulamentos (nacionais) entre seus Estados Membros, especialmente no caso da América Latina. Para finalizar o trabalho, é apresentado e discutido, o próprio manual de diferenças e a sua metodologia de construção, na tentativa de oferecer a qualquer Organização de Manutenção Aprovada (OMA) no Brasil uma rápida solução procedimental a partir do momento em que ocorra a aceitação brasileira para a harmonização do RBHA 145 com o LAR 145. |
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Harmonização Latino-Americana em oficinas de manutenção aeronáutica no Brasil.Manutenção de aeronavesOficinas mecânicasRegulamentação aeronáuticaCertificaçãoAmérica LatinaSegurança do vôoEngenharia aeronáuticaTem-se verificado as intenções da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) para que seus Estados Membros utilizem os dispositivos normativos de aviação como uma ferramenta de prevenção de incidentes e acidentes aeronáuticos. Por vezes, os regulamentos nacionais de aviação precisam sofrer alterações e reformulações, uma vez que as necessidades atuais de operação são diferentes das observadas no início da atividade aérea, no princípio do transporte de pessoas e cargas. No caso brasileiro, existe o entrosamento da Autoridade de Aviação Civil com o Sistema Regional para Vigilância da Segurança Operacional (SRVSOP) para a harmonização de um conjunto de projeto de regulamentação em bloco regional, os Latin American Regulations (LAR). Este trabalho tem por finalidade apresentar um manual de diferenças normativas relacionadas à certificação de oficinas de manutenção aeronáutica no Brasil, especificamente, as encontradas entre o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutico N 145 e o Latin American Regulation N145 (LAR 145) - segunda versão. No decorrer do texto, alguns conceitos básicos sobre o desenvolvimento do processo normativo em aviação e, em especial ao de manutenção aeronáutica, são apresentados de forma a posicionar cronologicamente o leitor até o momento em que a própria ICAO reconhece a necessidade da harmonização geral desses regulamentos (nacionais) entre seus Estados Membros, especialmente no caso da América Latina. Para finalizar o trabalho, é apresentado e discutido, o próprio manual de diferenças e a sua metodologia de construção, na tentativa de oferecer a qualquer Organização de Manutenção Aprovada (OMA) no Brasil uma rápida solução procedimental a partir do momento em que ocorra a aceitação brasileira para a harmonização do RBHA 145 com o LAR 145.Instituto Tecnológico de AeronáuticaFernando de Oliveira PontesRicardo Caldeira Cesar BrasilRodrigo Luiz de Souza Rodrigues2011-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1145reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:34Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1145http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:34.855Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Tem-se verificado as intenções da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) para que seus Estados Membros utilizem os dispositivos normativos de aviação como uma ferramenta de prevenção de incidentes e acidentes aeronáuticos. Por vezes, os regulamentos nacionais de aviação precisam sofrer alterações e reformulações, uma vez que as necessidades atuais de operação são diferentes das observadas no início da atividade aérea, no princípio do transporte de pessoas e cargas. No caso brasileiro, existe o entrosamento da Autoridade de Aviação Civil com o Sistema Regional para Vigilância da Segurança Operacional (SRVSOP) para a harmonização de um conjunto de projeto de regulamentação em bloco regional, os Latin American Regulations (LAR). Este trabalho tem por finalidade apresentar um manual de diferenças normativas relacionadas à certificação de oficinas de manutenção aeronáutica no Brasil, especificamente, as encontradas entre o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutico N 145 e o Latin American Regulation N145 (LAR 145) - segunda versão. No decorrer do texto, alguns conceitos básicos sobre o desenvolvimento do processo normativo em aviação e, em especial ao de manutenção aeronáutica, são apresentados de forma a posicionar cronologicamente o leitor até o momento em que a própria ICAO reconhece a necessidade da harmonização geral desses regulamentos (nacionais) entre seus Estados Membros, especialmente no caso da América Latina. Para finalizar o trabalho, é apresentado e discutido, o próprio manual de diferenças e a sua metodologia de construção, na tentativa de oferecer a qualquer Organização de Manutenção Aprovada (OMA) no Brasil uma rápida solução procedimental a partir do momento em que ocorra a aceitação brasileira para a harmonização do RBHA 145 com o LAR 145. |
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