Análise das práticas de gestão de empresas brasileiras de manutenção aeronáutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michelle Aparecida Gomes Eller Araújo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2098
Resumo: O aumento da competitividade e a busca das indústrias mundiais pela melhoria de seu processo produtivo, com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir custos, fizeram com que as empresas prestassem mais atenção a sua linha de produção. No setor de manutenção de aeronaves, embora existam certificações reguladoras quanto ao treinamento dos mecânicos, espaço físico, etc, ainda não existe um processo estabelecido e validado para a Gestão da Manutenção. Esta pesquisa foi realizada junto a empresas brasileiras de manutenção aeronáutica, com o objetivo de identificar as práticas de gestão empregadas nessa atividade e apontar possibilidades de melhoria nos processos do setor. A pesquisa adotou questionários (surveys), elaborados com base na revisão da literatura, os quais foram compostos de 59 questões, divididas em sete grupos (Requisitos Legais, Planejamento e Programação, Gerenciamento da Informação, Recursos de Manutenção, Suporte e Controle, Segurança e Pessoas) de perguntas. Esses questionários foram enviados via e-mail a 174 empresas de manutenção, todas localizadas no Brasil. Os resultados mostram que as empresas de manutenção apresentam práticas de gestão de suas atividades. No entanto, estas práticas são definidas dentro e fora do escopo das certificações, em razão dos conflitos que existem entre as mesmas, evidenciando a necessidade de padronização das normas do setor e o seu alinhamento em relação às práticas do mercado.
id ITA_b83c45474460af062c3daee8cd00131c
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2098
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Análise das práticas de gestão de empresas brasileiras de manutenção aeronáuticaManutenção de aeronavesManutenção preventivaCertificaçãoPlanejamento de produçãoAeronaves da aviação geralPadronizaçãoEngenharia aeronáuticaO aumento da competitividade e a busca das indústrias mundiais pela melhoria de seu processo produtivo, com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir custos, fizeram com que as empresas prestassem mais atenção a sua linha de produção. No setor de manutenção de aeronaves, embora existam certificações reguladoras quanto ao treinamento dos mecânicos, espaço físico, etc, ainda não existe um processo estabelecido e validado para a Gestão da Manutenção. Esta pesquisa foi realizada junto a empresas brasileiras de manutenção aeronáutica, com o objetivo de identificar as práticas de gestão empregadas nessa atividade e apontar possibilidades de melhoria nos processos do setor. A pesquisa adotou questionários (surveys), elaborados com base na revisão da literatura, os quais foram compostos de 59 questões, divididas em sete grupos (Requisitos Legais, Planejamento e Programação, Gerenciamento da Informação, Recursos de Manutenção, Suporte e Controle, Segurança e Pessoas) de perguntas. Esses questionários foram enviados via e-mail a 174 empresas de manutenção, todas localizadas no Brasil. Os resultados mostram que as empresas de manutenção apresentam práticas de gestão de suas atividades. No entanto, estas práticas são definidas dentro e fora do escopo das certificações, em razão dos conflitos que existem entre as mesmas, evidenciando a necessidade de padronização das normas do setor e o seu alinhamento em relação às práticas do mercado.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLigia Maria Soto UrbinaMárcio Cardoso MachadoMichelle Aparecida Gomes Eller Araújo2012-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2098reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:03:49Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2098http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:11.76Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Análise das práticas de gestão de empresas brasileiras de manutenção aeronáutica
title Análise das práticas de gestão de empresas brasileiras de manutenção aeronáutica
spellingShingle Análise das práticas de gestão de empresas brasileiras de manutenção aeronáutica
Michelle Aparecida Gomes Eller Araújo
Manutenção de aeronaves
Manutenção preventiva
Certificação
Planejamento de produção
Aeronaves da aviação geral
Padronização
Engenharia aeronáutica
title_short Análise das práticas de gestão de empresas brasileiras de manutenção aeronáutica
title_full Análise das práticas de gestão de empresas brasileiras de manutenção aeronáutica
title_fullStr Análise das práticas de gestão de empresas brasileiras de manutenção aeronáutica
title_full_unstemmed Análise das práticas de gestão de empresas brasileiras de manutenção aeronáutica
title_sort Análise das práticas de gestão de empresas brasileiras de manutenção aeronáutica
author Michelle Aparecida Gomes Eller Araújo
author_facet Michelle Aparecida Gomes Eller Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ligia Maria Soto Urbina
Márcio Cardoso Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Michelle Aparecida Gomes Eller Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Manutenção de aeronaves
Manutenção preventiva
Certificação
Planejamento de produção
Aeronaves da aviação geral
Padronização
Engenharia aeronáutica
topic Manutenção de aeronaves
Manutenção preventiva
Certificação
Planejamento de produção
Aeronaves da aviação geral
Padronização
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv O aumento da competitividade e a busca das indústrias mundiais pela melhoria de seu processo produtivo, com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir custos, fizeram com que as empresas prestassem mais atenção a sua linha de produção. No setor de manutenção de aeronaves, embora existam certificações reguladoras quanto ao treinamento dos mecânicos, espaço físico, etc, ainda não existe um processo estabelecido e validado para a Gestão da Manutenção. Esta pesquisa foi realizada junto a empresas brasileiras de manutenção aeronáutica, com o objetivo de identificar as práticas de gestão empregadas nessa atividade e apontar possibilidades de melhoria nos processos do setor. A pesquisa adotou questionários (surveys), elaborados com base na revisão da literatura, os quais foram compostos de 59 questões, divididas em sete grupos (Requisitos Legais, Planejamento e Programação, Gerenciamento da Informação, Recursos de Manutenção, Suporte e Controle, Segurança e Pessoas) de perguntas. Esses questionários foram enviados via e-mail a 174 empresas de manutenção, todas localizadas no Brasil. Os resultados mostram que as empresas de manutenção apresentam práticas de gestão de suas atividades. No entanto, estas práticas são definidas dentro e fora do escopo das certificações, em razão dos conflitos que existem entre as mesmas, evidenciando a necessidade de padronização das normas do setor e o seu alinhamento em relação às práticas do mercado.
description O aumento da competitividade e a busca das indústrias mundiais pela melhoria de seu processo produtivo, com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir custos, fizeram com que as empresas prestassem mais atenção a sua linha de produção. No setor de manutenção de aeronaves, embora existam certificações reguladoras quanto ao treinamento dos mecânicos, espaço físico, etc, ainda não existe um processo estabelecido e validado para a Gestão da Manutenção. Esta pesquisa foi realizada junto a empresas brasileiras de manutenção aeronáutica, com o objetivo de identificar as práticas de gestão empregadas nessa atividade e apontar possibilidades de melhoria nos processos do setor. A pesquisa adotou questionários (surveys), elaborados com base na revisão da literatura, os quais foram compostos de 59 questões, divididas em sete grupos (Requisitos Legais, Planejamento e Programação, Gerenciamento da Informação, Recursos de Manutenção, Suporte e Controle, Segurança e Pessoas) de perguntas. Esses questionários foram enviados via e-mail a 174 empresas de manutenção, todas localizadas no Brasil. Os resultados mostram que as empresas de manutenção apresentam práticas de gestão de suas atividades. No entanto, estas práticas são definidas dentro e fora do escopo das certificações, em razão dos conflitos que existem entre as mesmas, evidenciando a necessidade de padronização das normas do setor e o seu alinhamento em relação às práticas do mercado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2098
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Manutenção de aeronaves
Manutenção preventiva
Certificação
Planejamento de produção
Aeronaves da aviação geral
Padronização
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706809279321735168