Proposta de metodologia para priorização da alocação de recursos visando às ampliações de aeródromos fronteiriços na Amazônia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Augusto Pires Togatlian
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=498
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para decisão em grupo, no âmbito do Comando da Aeronáutica, visando a priorizar a alocação de recursos públicos para ampliar aeródromos fronteiriços na Amazônia. Foram identificados oito aeródromos que necessitam de ampliação e que formam o conjunto das alternativas. Em seguida, foram definidos critérios e subcritérios alinhados com a segurança e a defesa nacionais. As duas etapas anteriores permitiram a estruturação de uma hierarquia do problema, que constitui uma das contribuições deste trabalho. Pela aplicação do Método de Análise Hierárquica, foi obtida a ordenação dos aeródromos, na qual, o que ocupa a primeira ordem, é considerado a solução satisfatória para alocação dos recursos públicos, no contexto atual. Mais duas contribuições do trabalho são: a integração da técnica de clusterização e a associação de escalas diferenciais à escala fundamental durante a aplicação do Método de Análise Hierárquica. Essas contribuições permitiram transpor dificuldades relacionadas à obtenção de Razões de Consistências (RC) aceitas pelo método, após as emissões dos pareceres pelo autor. A metodologia proposta em que é abordada uma decisão em grupo é plausível de ser aplicada, pela sua coerência e por não exigir nenhum recurso material ou humano, além daqueles já existentes no Comando da Aeronáutica.
id ITA_a7a74d0b819878202c2a52afc7422c64
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:498
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Proposta de metodologia para priorização da alocação de recursos visando às ampliações de aeródromos fronteiriços na Amazônia.AeroportosAmazôniaAlocação de recursosTeoria multicritério da decisãoSeleção de prioridadesAnálise estatísticaAdministraçãoO objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para decisão em grupo, no âmbito do Comando da Aeronáutica, visando a priorizar a alocação de recursos públicos para ampliar aeródromos fronteiriços na Amazônia. Foram identificados oito aeródromos que necessitam de ampliação e que formam o conjunto das alternativas. Em seguida, foram definidos critérios e subcritérios alinhados com a segurança e a defesa nacionais. As duas etapas anteriores permitiram a estruturação de uma hierarquia do problema, que constitui uma das contribuições deste trabalho. Pela aplicação do Método de Análise Hierárquica, foi obtida a ordenação dos aeródromos, na qual, o que ocupa a primeira ordem, é considerado a solução satisfatória para alocação dos recursos públicos, no contexto atual. Mais duas contribuições do trabalho são: a integração da técnica de clusterização e a associação de escalas diferenciais à escala fundamental durante a aplicação do Método de Análise Hierárquica. Essas contribuições permitiram transpor dificuldades relacionadas à obtenção de Razões de Consistências (RC) aceitas pelo método, após as emissões dos pareceres pelo autor. A metodologia proposta em que é abordada uma decisão em grupo é plausível de ser aplicada, pela sua coerência e por não exigir nenhum recurso material ou humano, além daqueles já existentes no Comando da Aeronáutica.Instituto Tecnológico de AeronáuticaMischel Carmen Neyra BelderrainMarcelo Augusto Pires Togatlian2007-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=498reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:498http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:22.889Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de metodologia para priorização da alocação de recursos visando às ampliações de aeródromos fronteiriços na Amazônia.
title Proposta de metodologia para priorização da alocação de recursos visando às ampliações de aeródromos fronteiriços na Amazônia.
spellingShingle Proposta de metodologia para priorização da alocação de recursos visando às ampliações de aeródromos fronteiriços na Amazônia.
Marcelo Augusto Pires Togatlian
Aeroportos
Amazônia
Alocação de recursos
Teoria multicritério da decisão
Seleção de prioridades
Análise estatística
Administração
title_short Proposta de metodologia para priorização da alocação de recursos visando às ampliações de aeródromos fronteiriços na Amazônia.
title_full Proposta de metodologia para priorização da alocação de recursos visando às ampliações de aeródromos fronteiriços na Amazônia.
title_fullStr Proposta de metodologia para priorização da alocação de recursos visando às ampliações de aeródromos fronteiriços na Amazônia.
title_full_unstemmed Proposta de metodologia para priorização da alocação de recursos visando às ampliações de aeródromos fronteiriços na Amazônia.
title_sort Proposta de metodologia para priorização da alocação de recursos visando às ampliações de aeródromos fronteiriços na Amazônia.
author Marcelo Augusto Pires Togatlian
author_facet Marcelo Augusto Pires Togatlian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mischel Carmen Neyra Belderrain
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo Augusto Pires Togatlian
dc.subject.por.fl_str_mv Aeroportos
Amazônia
Alocação de recursos
Teoria multicritério da decisão
Seleção de prioridades
Análise estatística
Administração
topic Aeroportos
Amazônia
Alocação de recursos
Teoria multicritério da decisão
Seleção de prioridades
Análise estatística
Administração
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para decisão em grupo, no âmbito do Comando da Aeronáutica, visando a priorizar a alocação de recursos públicos para ampliar aeródromos fronteiriços na Amazônia. Foram identificados oito aeródromos que necessitam de ampliação e que formam o conjunto das alternativas. Em seguida, foram definidos critérios e subcritérios alinhados com a segurança e a defesa nacionais. As duas etapas anteriores permitiram a estruturação de uma hierarquia do problema, que constitui uma das contribuições deste trabalho. Pela aplicação do Método de Análise Hierárquica, foi obtida a ordenação dos aeródromos, na qual, o que ocupa a primeira ordem, é considerado a solução satisfatória para alocação dos recursos públicos, no contexto atual. Mais duas contribuições do trabalho são: a integração da técnica de clusterização e a associação de escalas diferenciais à escala fundamental durante a aplicação do Método de Análise Hierárquica. Essas contribuições permitiram transpor dificuldades relacionadas à obtenção de Razões de Consistências (RC) aceitas pelo método, após as emissões dos pareceres pelo autor. A metodologia proposta em que é abordada uma decisão em grupo é plausível de ser aplicada, pela sua coerência e por não exigir nenhum recurso material ou humano, além daqueles já existentes no Comando da Aeronáutica.
description O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para decisão em grupo, no âmbito do Comando da Aeronáutica, visando a priorizar a alocação de recursos públicos para ampliar aeródromos fronteiriços na Amazônia. Foram identificados oito aeródromos que necessitam de ampliação e que formam o conjunto das alternativas. Em seguida, foram definidos critérios e subcritérios alinhados com a segurança e a defesa nacionais. As duas etapas anteriores permitiram a estruturação de uma hierarquia do problema, que constitui uma das contribuições deste trabalho. Pela aplicação do Método de Análise Hierárquica, foi obtida a ordenação dos aeródromos, na qual, o que ocupa a primeira ordem, é considerado a solução satisfatória para alocação dos recursos públicos, no contexto atual. Mais duas contribuições do trabalho são: a integração da técnica de clusterização e a associação de escalas diferenciais à escala fundamental durante a aplicação do Método de Análise Hierárquica. Essas contribuições permitiram transpor dificuldades relacionadas à obtenção de Razões de Consistências (RC) aceitas pelo método, após as emissões dos pareceres pelo autor. A metodologia proposta em que é abordada uma decisão em grupo é plausível de ser aplicada, pela sua coerência e por não exigir nenhum recurso material ou humano, além daqueles já existentes no Comando da Aeronáutica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=498
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Aeroportos
Amazônia
Alocação de recursos
Teoria multicritério da decisão
Seleção de prioridades
Análise estatística
Administração
_version_ 1706809258464509952