Proposta de metodologia para priorização da alocação de recursos visando às ampliações de aeródromos fronteiriços na Amazônia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=498 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para decisão em grupo, no âmbito do Comando da Aeronáutica, visando a priorizar a alocação de recursos públicos para ampliar aeródromos fronteiriços na Amazônia. Foram identificados oito aeródromos que necessitam de ampliação e que formam o conjunto das alternativas. Em seguida, foram definidos critérios e subcritérios alinhados com a segurança e a defesa nacionais. As duas etapas anteriores permitiram a estruturação de uma hierarquia do problema, que constitui uma das contribuições deste trabalho. Pela aplicação do Método de Análise Hierárquica, foi obtida a ordenação dos aeródromos, na qual, o que ocupa a primeira ordem, é considerado a solução satisfatória para alocação dos recursos públicos, no contexto atual. Mais duas contribuições do trabalho são: a integração da técnica de clusterização e a associação de escalas diferenciais à escala fundamental durante a aplicação do Método de Análise Hierárquica. Essas contribuições permitiram transpor dificuldades relacionadas à obtenção de Razões de Consistências (RC) aceitas pelo método, após as emissões dos pareceres pelo autor. A metodologia proposta em que é abordada uma decisão em grupo é plausível de ser aplicada, pela sua coerência e por não exigir nenhum recurso material ou humano, além daqueles já existentes no Comando da Aeronáutica. |
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Proposta de metodologia para priorização da alocação de recursos visando às ampliações de aeródromos fronteiriços na Amazônia.AeroportosAmazôniaAlocação de recursosTeoria multicritério da decisãoSeleção de prioridadesAnálise estatísticaAdministraçãoO objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para decisão em grupo, no âmbito do Comando da Aeronáutica, visando a priorizar a alocação de recursos públicos para ampliar aeródromos fronteiriços na Amazônia. Foram identificados oito aeródromos que necessitam de ampliação e que formam o conjunto das alternativas. Em seguida, foram definidos critérios e subcritérios alinhados com a segurança e a defesa nacionais. As duas etapas anteriores permitiram a estruturação de uma hierarquia do problema, que constitui uma das contribuições deste trabalho. Pela aplicação do Método de Análise Hierárquica, foi obtida a ordenação dos aeródromos, na qual, o que ocupa a primeira ordem, é considerado a solução satisfatória para alocação dos recursos públicos, no contexto atual. Mais duas contribuições do trabalho são: a integração da técnica de clusterização e a associação de escalas diferenciais à escala fundamental durante a aplicação do Método de Análise Hierárquica. Essas contribuições permitiram transpor dificuldades relacionadas à obtenção de Razões de Consistências (RC) aceitas pelo método, após as emissões dos pareceres pelo autor. A metodologia proposta em que é abordada uma decisão em grupo é plausível de ser aplicada, pela sua coerência e por não exigir nenhum recurso material ou humano, além daqueles já existentes no Comando da Aeronáutica.Instituto Tecnológico de AeronáuticaMischel Carmen Neyra BelderrainMarcelo Augusto Pires Togatlian2007-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=498reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:498http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:22.889Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para decisão em grupo, no âmbito do Comando da Aeronáutica, visando a priorizar a alocação de recursos públicos para ampliar aeródromos fronteiriços na Amazônia. Foram identificados oito aeródromos que necessitam de ampliação e que formam o conjunto das alternativas. Em seguida, foram definidos critérios e subcritérios alinhados com a segurança e a defesa nacionais. As duas etapas anteriores permitiram a estruturação de uma hierarquia do problema, que constitui uma das contribuições deste trabalho. Pela aplicação do Método de Análise Hierárquica, foi obtida a ordenação dos aeródromos, na qual, o que ocupa a primeira ordem, é considerado a solução satisfatória para alocação dos recursos públicos, no contexto atual. Mais duas contribuições do trabalho são: a integração da técnica de clusterização e a associação de escalas diferenciais à escala fundamental durante a aplicação do Método de Análise Hierárquica. Essas contribuições permitiram transpor dificuldades relacionadas à obtenção de Razões de Consistências (RC) aceitas pelo método, após as emissões dos pareceres pelo autor. A metodologia proposta em que é abordada uma decisão em grupo é plausível de ser aplicada, pela sua coerência e por não exigir nenhum recurso material ou humano, além daqueles já existentes no Comando da Aeronáutica. |
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