Vitro-cerâmicas utilizadas em blindagem balística.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janaína Pardi Moreira
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=26
Resumo: Vitro-cerâmicas preparadas pela cristalização controlada de vidros possuem uma grande variedade de aplicações dependendo de sua microestrutura fina e uniforme, da ausência de porosidade e do grande intervalo de propriedades que podem ser trabalhadas através de mudanças na composição e nos tratamentos térmicos. O objetivo deste trabalho é estudar a possibilidade de obtenção de vidros e de vitro-cerâmicas com potencial aplicação em blindagem balística de aeronaves civis e militares. As vitro-cerâmicas podem ser usadas neste tipo de aplicação, pois oferecem um bom compromisso entre preço, massa específica e desempenho balístico. A vitro-cerâmica estudada neste trabalho pertence ao sistema Li2O-MgO- Al2O3-SiO2 com ZrO2 como agente nucleante. Amostras foram obtidas através da fusão do vidro inicial em cadinhos de alumina e de ZAS (zircônia-alumina-sílica) a 16500C por 1 hora. Os vidros foram tratados termicamente para sua conversão em vitro-cerâmica a 8000C por 2 horas, e 9150C por 30, 60 e 90 minutos. As amostras da vitro-cerâmica foram caracterizadas através de calorimetria exploratória diferencial (DSC), difração de raios X, microdureza Vickers e microscopia eletrônica de varredura. As microestruturas encontradas são compostas de fases cristalinas como zircônia, silicatos de magnésio e alumínio e silicatos de lítio e alumínio. Foram obtidas microdurezas Vickers da ordem de 9 GPa para as vitro-cerâmicas estudadas. Os resultados obtidos sugerem que as vitro-cerâmicas podem ser empregadas como materiais para aplicação como blindagem balística.
id ITA_b11ee5afa08b9d068915d5cda5fce605
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:26
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Vitro-cerâmicas utilizadas em blindagem balística.Revestimentos cerâmicosVidroCristalizaçãoRevestimentos protetoresBlindagemEngenharia de materiaisVitro-cerâmicas preparadas pela cristalização controlada de vidros possuem uma grande variedade de aplicações dependendo de sua microestrutura fina e uniforme, da ausência de porosidade e do grande intervalo de propriedades que podem ser trabalhadas através de mudanças na composição e nos tratamentos térmicos. O objetivo deste trabalho é estudar a possibilidade de obtenção de vidros e de vitro-cerâmicas com potencial aplicação em blindagem balística de aeronaves civis e militares. As vitro-cerâmicas podem ser usadas neste tipo de aplicação, pois oferecem um bom compromisso entre preço, massa específica e desempenho balístico. A vitro-cerâmica estudada neste trabalho pertence ao sistema Li2O-MgO- Al2O3-SiO2 com ZrO2 como agente nucleante. Amostras foram obtidas através da fusão do vidro inicial em cadinhos de alumina e de ZAS (zircônia-alumina-sílica) a 16500C por 1 hora. Os vidros foram tratados termicamente para sua conversão em vitro-cerâmica a 8000C por 2 horas, e 9150C por 30, 60 e 90 minutos. As amostras da vitro-cerâmica foram caracterizadas através de calorimetria exploratória diferencial (DSC), difração de raios X, microdureza Vickers e microscopia eletrônica de varredura. As microestruturas encontradas são compostas de fases cristalinas como zircônia, silicatos de magnésio e alumínio e silicatos de lítio e alumínio. Foram obtidas microdurezas Vickers da ordem de 9 GPa para as vitro-cerâmicas estudadas. Os resultados obtidos sugerem que as vitro-cerâmicas podem ser empregadas como materiais para aplicação como blindagem balística. Instituto Tecnológico de AeronáuticaCarlos de Moura NetoFrancisco Cristóvão Lourenço de MeloJanaína Pardi Moreira2004-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=26reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:37Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:26http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:00.817Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Vitro-cerâmicas utilizadas em blindagem balística.
title Vitro-cerâmicas utilizadas em blindagem balística.
spellingShingle Vitro-cerâmicas utilizadas em blindagem balística.
Janaína Pardi Moreira
Revestimentos cerâmicos
Vidro
Cristalização
Revestimentos protetores
Blindagem
Engenharia de materiais
title_short Vitro-cerâmicas utilizadas em blindagem balística.
title_full Vitro-cerâmicas utilizadas em blindagem balística.
title_fullStr Vitro-cerâmicas utilizadas em blindagem balística.
title_full_unstemmed Vitro-cerâmicas utilizadas em blindagem balística.
title_sort Vitro-cerâmicas utilizadas em blindagem balística.
author Janaína Pardi Moreira
author_facet Janaína Pardi Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlos de Moura Neto
Francisco Cristóvão Lourenço de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Janaína Pardi Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Revestimentos cerâmicos
Vidro
Cristalização
Revestimentos protetores
Blindagem
Engenharia de materiais
topic Revestimentos cerâmicos
Vidro
Cristalização
Revestimentos protetores
Blindagem
Engenharia de materiais
dc.description.none.fl_txt_mv Vitro-cerâmicas preparadas pela cristalização controlada de vidros possuem uma grande variedade de aplicações dependendo de sua microestrutura fina e uniforme, da ausência de porosidade e do grande intervalo de propriedades que podem ser trabalhadas através de mudanças na composição e nos tratamentos térmicos. O objetivo deste trabalho é estudar a possibilidade de obtenção de vidros e de vitro-cerâmicas com potencial aplicação em blindagem balística de aeronaves civis e militares. As vitro-cerâmicas podem ser usadas neste tipo de aplicação, pois oferecem um bom compromisso entre preço, massa específica e desempenho balístico. A vitro-cerâmica estudada neste trabalho pertence ao sistema Li2O-MgO- Al2O3-SiO2 com ZrO2 como agente nucleante. Amostras foram obtidas através da fusão do vidro inicial em cadinhos de alumina e de ZAS (zircônia-alumina-sílica) a 16500C por 1 hora. Os vidros foram tratados termicamente para sua conversão em vitro-cerâmica a 8000C por 2 horas, e 9150C por 30, 60 e 90 minutos. As amostras da vitro-cerâmica foram caracterizadas através de calorimetria exploratória diferencial (DSC), difração de raios X, microdureza Vickers e microscopia eletrônica de varredura. As microestruturas encontradas são compostas de fases cristalinas como zircônia, silicatos de magnésio e alumínio e silicatos de lítio e alumínio. Foram obtidas microdurezas Vickers da ordem de 9 GPa para as vitro-cerâmicas estudadas. Os resultados obtidos sugerem que as vitro-cerâmicas podem ser empregadas como materiais para aplicação como blindagem balística.
description Vitro-cerâmicas preparadas pela cristalização controlada de vidros possuem uma grande variedade de aplicações dependendo de sua microestrutura fina e uniforme, da ausência de porosidade e do grande intervalo de propriedades que podem ser trabalhadas através de mudanças na composição e nos tratamentos térmicos. O objetivo deste trabalho é estudar a possibilidade de obtenção de vidros e de vitro-cerâmicas com potencial aplicação em blindagem balística de aeronaves civis e militares. As vitro-cerâmicas podem ser usadas neste tipo de aplicação, pois oferecem um bom compromisso entre preço, massa específica e desempenho balístico. A vitro-cerâmica estudada neste trabalho pertence ao sistema Li2O-MgO- Al2O3-SiO2 com ZrO2 como agente nucleante. Amostras foram obtidas através da fusão do vidro inicial em cadinhos de alumina e de ZAS (zircônia-alumina-sílica) a 16500C por 1 hora. Os vidros foram tratados termicamente para sua conversão em vitro-cerâmica a 8000C por 2 horas, e 9150C por 30, 60 e 90 minutos. As amostras da vitro-cerâmica foram caracterizadas através de calorimetria exploratória diferencial (DSC), difração de raios X, microdureza Vickers e microscopia eletrônica de varredura. As microestruturas encontradas são compostas de fases cristalinas como zircônia, silicatos de magnésio e alumínio e silicatos de lítio e alumínio. Foram obtidas microdurezas Vickers da ordem de 9 GPa para as vitro-cerâmicas estudadas. Os resultados obtidos sugerem que as vitro-cerâmicas podem ser empregadas como materiais para aplicação como blindagem balística.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=26
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Revestimentos cerâmicos
Vidro
Cristalização
Revestimentos protetores
Blindagem
Engenharia de materiais
_version_ 1706809252306223104