Transparências reforçadas de emprego aeroespacial: estudo de um caso.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=581 |
Resumo: | Construções laminadas de acrílico e policarbonato são freqüentemente usadas para resistir à explosão ou como janelas e pára-brisas resistentes a projéteis balísticos. Uma construção típica à prova de balas consiste em uma lâmina de policarbonato, revestida por acrílico, tendo como película intermediária uma fina camada de poliuretano. Algumas construções utilizam mais de uma camada de policarbonato; quando este é posto na camada externa, é revestido por uma camada superficial baseada em silicone rígido. Os pára-brisas frontais de aeronaves militares podem ser construídos desta forma. Neste caso os pára-brisas assumem várias funções; permite ao piloto uma visão adiante sem distorções, atua como um escudo resistente ao impacto de pássaro e projéteis balísticos, e em alguns casos, quando plano, funciona como tela de projeção dos controles de vôo e de armas. As cargas térmicas também devem ser consideradas no seu dimensionamento, devido ao gradiente de temperaturas existente entre o ambiente externo e interno. Estes parâmetros ambientais afetam diretamente as características do projeto adotado. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um composto laminado de acrílico e policarbonato, que pode ser aplicado em transparências aeronáuticas e astronáuticas. Normalmente as janelas laterais e os canopis de aeronaves, são feitos por uma lâmina monolítica de acrílico ou policarbonato, e os pára-brisas são laminados, devido às condições descritas anteriormente, em forma de uma curva simples; no entanto o caso aqui estudado é de uma transparência laminada com dupla curvatura, que deverá resistir a impactos, cargas mecânicas e aerodinâmicas, todas as condições ambientais e químicas e, permitir uma perfeita visualização e captação de imagens, durante toda a vida da aeronave. |
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Transparências reforçadas de emprego aeroespacial: estudo de um caso.Revestimentos protetoresPára-brisaBlindagemLaminadosVidroEngenharia químicaConstruções laminadas de acrílico e policarbonato são freqüentemente usadas para resistir à explosão ou como janelas e pára-brisas resistentes a projéteis balísticos. Uma construção típica à prova de balas consiste em uma lâmina de policarbonato, revestida por acrílico, tendo como película intermediária uma fina camada de poliuretano. Algumas construções utilizam mais de uma camada de policarbonato; quando este é posto na camada externa, é revestido por uma camada superficial baseada em silicone rígido. Os pára-brisas frontais de aeronaves militares podem ser construídos desta forma. Neste caso os pára-brisas assumem várias funções; permite ao piloto uma visão adiante sem distorções, atua como um escudo resistente ao impacto de pássaro e projéteis balísticos, e em alguns casos, quando plano, funciona como tela de projeção dos controles de vôo e de armas. As cargas térmicas também devem ser consideradas no seu dimensionamento, devido ao gradiente de temperaturas existente entre o ambiente externo e interno. Estes parâmetros ambientais afetam diretamente as características do projeto adotado. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um composto laminado de acrílico e policarbonato, que pode ser aplicado em transparências aeronáuticas e astronáuticas. Normalmente as janelas laterais e os canopis de aeronaves, são feitos por uma lâmina monolítica de acrílico ou policarbonato, e os pára-brisas são laminados, devido às condições descritas anteriormente, em forma de uma curva simples; no entanto o caso aqui estudado é de uma transparência laminada com dupla curvatura, que deverá resistir a impactos, cargas mecânicas e aerodinâmicas, todas as condições ambientais e químicas e, permitir uma perfeita visualização e captação de imagens, durante toda a vida da aeronave.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJose Atilio Fritz Fidel RoccoMelis de Bruyn Neto2008-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=581reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:50Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:581http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:38.361Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Construções laminadas de acrílico e policarbonato são freqüentemente usadas para resistir à explosão ou como janelas e pára-brisas resistentes a projéteis balísticos. Uma construção típica à prova de balas consiste em uma lâmina de policarbonato, revestida por acrílico, tendo como película intermediária uma fina camada de poliuretano. Algumas construções utilizam mais de uma camada de policarbonato; quando este é posto na camada externa, é revestido por uma camada superficial baseada em silicone rígido. Os pára-brisas frontais de aeronaves militares podem ser construídos desta forma. Neste caso os pára-brisas assumem várias funções; permite ao piloto uma visão adiante sem distorções, atua como um escudo resistente ao impacto de pássaro e projéteis balísticos, e em alguns casos, quando plano, funciona como tela de projeção dos controles de vôo e de armas. As cargas térmicas também devem ser consideradas no seu dimensionamento, devido ao gradiente de temperaturas existente entre o ambiente externo e interno. Estes parâmetros ambientais afetam diretamente as características do projeto adotado. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um composto laminado de acrílico e policarbonato, que pode ser aplicado em transparências aeronáuticas e astronáuticas. Normalmente as janelas laterais e os canopis de aeronaves, são feitos por uma lâmina monolítica de acrílico ou policarbonato, e os pára-brisas são laminados, devido às condições descritas anteriormente, em forma de uma curva simples; no entanto o caso aqui estudado é de uma transparência laminada com dupla curvatura, que deverá resistir a impactos, cargas mecânicas e aerodinâmicas, todas as condições ambientais e químicas e, permitir uma perfeita visualização e captação de imagens, durante toda a vida da aeronave. |
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Construções laminadas de acrílico e policarbonato são freqüentemente usadas para resistir à explosão ou como janelas e pára-brisas resistentes a projéteis balísticos. Uma construção típica à prova de balas consiste em uma lâmina de policarbonato, revestida por acrílico, tendo como película intermediária uma fina camada de poliuretano. Algumas construções utilizam mais de uma camada de policarbonato; quando este é posto na camada externa, é revestido por uma camada superficial baseada em silicone rígido. Os pára-brisas frontais de aeronaves militares podem ser construídos desta forma. Neste caso os pára-brisas assumem várias funções; permite ao piloto uma visão adiante sem distorções, atua como um escudo resistente ao impacto de pássaro e projéteis balísticos, e em alguns casos, quando plano, funciona como tela de projeção dos controles de vôo e de armas. As cargas térmicas também devem ser consideradas no seu dimensionamento, devido ao gradiente de temperaturas existente entre o ambiente externo e interno. Estes parâmetros ambientais afetam diretamente as características do projeto adotado. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um composto laminado de acrílico e policarbonato, que pode ser aplicado em transparências aeronáuticas e astronáuticas. Normalmente as janelas laterais e os canopis de aeronaves, são feitos por uma lâmina monolítica de acrílico ou policarbonato, e os pára-brisas são laminados, devido às condições descritas anteriormente, em forma de uma curva simples; no entanto o caso aqui estudado é de uma transparência laminada com dupla curvatura, que deverá resistir a impactos, cargas mecânicas e aerodinâmicas, todas as condições ambientais e químicas e, permitir uma perfeita visualização e captação de imagens, durante toda a vida da aeronave. |
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