DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovani Volnei Meinerz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1971
Resumo: A infraestrutura do sistema de transporte aéreo brasileiro e mundial vem sofrendo nos últimos anos pressão contínua e crescente, devido às grandes solicitações a que é submetida. Este cenário pode levar setores de ATC em Áreas de Controle Terminal, TMA, a condições de congestionamento e saturação. Diante da limitada capacidade de expansão dos recursos de infraestrutura, as alternativas de solução encontram-se voltadas para a necessidade de melhoria das atividades de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, ATFM, envolvendo a fase de planejamento pré-tática e a forma de ATM pró-ativa. Neste sentido, o atual desafio é conceber soluções que ofereçam suportes mais apropriados ao processo de tomada de decisão, conferindo maior segurança e racionalidade às operações de tráfego aéreo. Este trabalho de pesquisa apresenta um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens, utilizando a técnica de SMA, em conjunto com os conceitos da arquitetura de Crenças, Desejos e Intenções, BDI. A análise e avaliação dos resultados obtidos mostra que a aplicação destas abordagens contribui para a melhoria da eficiência do sequenciamento do fluxo de aeronaves em uma TMA, ajustando a demanda à capacidade, evitando desbalanceamentos.
id ITA_bca6e9fda0480dcf2d6205edb5addba2
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1971
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentesSistemas multiagentesArquitetura de softwareAgentes de softwareControle de tráfego aéreoSistemas de apoio à decisãoSistemas baseados em conhecimentoEngenharia de softwareA infraestrutura do sistema de transporte aéreo brasileiro e mundial vem sofrendo nos últimos anos pressão contínua e crescente, devido às grandes solicitações a que é submetida. Este cenário pode levar setores de ATC em Áreas de Controle Terminal, TMA, a condições de congestionamento e saturação. Diante da limitada capacidade de expansão dos recursos de infraestrutura, as alternativas de solução encontram-se voltadas para a necessidade de melhoria das atividades de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, ATFM, envolvendo a fase de planejamento pré-tática e a forma de ATM pró-ativa. Neste sentido, o atual desafio é conceber soluções que ofereçam suportes mais apropriados ao processo de tomada de decisão, conferindo maior segurança e racionalidade às operações de tráfego aéreo. Este trabalho de pesquisa apresenta um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens, utilizando a técnica de SMA, em conjunto com os conceitos da arquitetura de Crenças, Desejos e Intenções, BDI. A análise e avaliação dos resultados obtidos mostra que a aplicação destas abordagens contribui para a melhoria da eficiência do sequenciamento do fluxo de aeronaves em uma TMA, ajustando a demanda à capacidade, evitando desbalanceamentos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAdilson Marques da CunhaGiovani Volnei Meinerz2011-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1971reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:03:45Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1971http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:37:48.8Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes
title DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes
spellingShingle DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes
Giovani Volnei Meinerz
Sistemas multiagentes
Arquitetura de software
Agentes de software
Controle de tráfego aéreo
Sistemas de apoio à decisão
Sistemas baseados em conhecimento
Engenharia de software
title_short DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes
title_full DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes
title_fullStr DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes
title_full_unstemmed DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes
title_sort DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes
author Giovani Volnei Meinerz
author_facet Giovani Volnei Meinerz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Adilson Marques da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovani Volnei Meinerz
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas multiagentes
Arquitetura de software
Agentes de software
Controle de tráfego aéreo
Sistemas de apoio à decisão
Sistemas baseados em conhecimento
Engenharia de software
topic Sistemas multiagentes
Arquitetura de software
Agentes de software
Controle de tráfego aéreo
Sistemas de apoio à decisão
Sistemas baseados em conhecimento
Engenharia de software
dc.description.none.fl_txt_mv A infraestrutura do sistema de transporte aéreo brasileiro e mundial vem sofrendo nos últimos anos pressão contínua e crescente, devido às grandes solicitações a que é submetida. Este cenário pode levar setores de ATC em Áreas de Controle Terminal, TMA, a condições de congestionamento e saturação. Diante da limitada capacidade de expansão dos recursos de infraestrutura, as alternativas de solução encontram-se voltadas para a necessidade de melhoria das atividades de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, ATFM, envolvendo a fase de planejamento pré-tática e a forma de ATM pró-ativa. Neste sentido, o atual desafio é conceber soluções que ofereçam suportes mais apropriados ao processo de tomada de decisão, conferindo maior segurança e racionalidade às operações de tráfego aéreo. Este trabalho de pesquisa apresenta um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens, utilizando a técnica de SMA, em conjunto com os conceitos da arquitetura de Crenças, Desejos e Intenções, BDI. A análise e avaliação dos resultados obtidos mostra que a aplicação destas abordagens contribui para a melhoria da eficiência do sequenciamento do fluxo de aeronaves em uma TMA, ajustando a demanda à capacidade, evitando desbalanceamentos.
description A infraestrutura do sistema de transporte aéreo brasileiro e mundial vem sofrendo nos últimos anos pressão contínua e crescente, devido às grandes solicitações a que é submetida. Este cenário pode levar setores de ATC em Áreas de Controle Terminal, TMA, a condições de congestionamento e saturação. Diante da limitada capacidade de expansão dos recursos de infraestrutura, as alternativas de solução encontram-se voltadas para a necessidade de melhoria das atividades de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, ATFM, envolvendo a fase de planejamento pré-tática e a forma de ATM pró-ativa. Neste sentido, o atual desafio é conceber soluções que ofereçam suportes mais apropriados ao processo de tomada de decisão, conferindo maior segurança e racionalidade às operações de tráfego aéreo. Este trabalho de pesquisa apresenta um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens, utilizando a técnica de SMA, em conjunto com os conceitos da arquitetura de Crenças, Desejos e Intenções, BDI. A análise e avaliação dos resultados obtidos mostra que a aplicação destas abordagens contribui para a melhoria da eficiência do sequenciamento do fluxo de aeronaves em uma TMA, ajustando a demanda à capacidade, evitando desbalanceamentos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1971
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Sistemas multiagentes
Arquitetura de software
Agentes de software
Controle de tráfego aéreo
Sistemas de apoio à decisão
Sistemas baseados em conhecimento
Engenharia de software
_version_ 1706809277526573056