DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1971 |
Resumo: | A infraestrutura do sistema de transporte aéreo brasileiro e mundial vem sofrendo nos últimos anos pressão contínua e crescente, devido às grandes solicitações a que é submetida. Este cenário pode levar setores de ATC em Áreas de Controle Terminal, TMA, a condições de congestionamento e saturação. Diante da limitada capacidade de expansão dos recursos de infraestrutura, as alternativas de solução encontram-se voltadas para a necessidade de melhoria das atividades de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, ATFM, envolvendo a fase de planejamento pré-tática e a forma de ATM pró-ativa. Neste sentido, o atual desafio é conceber soluções que ofereçam suportes mais apropriados ao processo de tomada de decisão, conferindo maior segurança e racionalidade às operações de tráfego aéreo. Este trabalho de pesquisa apresenta um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens, utilizando a técnica de SMA, em conjunto com os conceitos da arquitetura de Crenças, Desejos e Intenções, BDI. A análise e avaliação dos resultados obtidos mostra que a aplicação destas abordagens contribui para a melhoria da eficiência do sequenciamento do fluxo de aeronaves em uma TMA, ajustando a demanda à capacidade, evitando desbalanceamentos. |
id |
ITA_bca6e9fda0480dcf2d6205edb5addba2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1971 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentesSistemas multiagentesArquitetura de softwareAgentes de softwareControle de tráfego aéreoSistemas de apoio à decisãoSistemas baseados em conhecimentoEngenharia de softwareA infraestrutura do sistema de transporte aéreo brasileiro e mundial vem sofrendo nos últimos anos pressão contínua e crescente, devido às grandes solicitações a que é submetida. Este cenário pode levar setores de ATC em Áreas de Controle Terminal, TMA, a condições de congestionamento e saturação. Diante da limitada capacidade de expansão dos recursos de infraestrutura, as alternativas de solução encontram-se voltadas para a necessidade de melhoria das atividades de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, ATFM, envolvendo a fase de planejamento pré-tática e a forma de ATM pró-ativa. Neste sentido, o atual desafio é conceber soluções que ofereçam suportes mais apropriados ao processo de tomada de decisão, conferindo maior segurança e racionalidade às operações de tráfego aéreo. Este trabalho de pesquisa apresenta um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens, utilizando a técnica de SMA, em conjunto com os conceitos da arquitetura de Crenças, Desejos e Intenções, BDI. A análise e avaliação dos resultados obtidos mostra que a aplicação destas abordagens contribui para a melhoria da eficiência do sequenciamento do fluxo de aeronaves em uma TMA, ajustando a demanda à capacidade, evitando desbalanceamentos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAdilson Marques da CunhaGiovani Volnei Meinerz2011-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1971reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:03:45Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1971http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:37:48.8Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes |
title |
DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes |
spellingShingle |
DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes Giovani Volnei Meinerz Sistemas multiagentes Arquitetura de software Agentes de software Controle de tráfego aéreo Sistemas de apoio à decisão Sistemas baseados em conhecimento Engenharia de software |
title_short |
DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes |
title_full |
DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes |
title_fullStr |
DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes |
title_full_unstemmed |
DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes |
title_sort |
DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes |
author |
Giovani Volnei Meinerz |
author_facet |
Giovani Volnei Meinerz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Adilson Marques da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giovani Volnei Meinerz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas multiagentes Arquitetura de software Agentes de software Controle de tráfego aéreo Sistemas de apoio à decisão Sistemas baseados em conhecimento Engenharia de software |
topic |
Sistemas multiagentes Arquitetura de software Agentes de software Controle de tráfego aéreo Sistemas de apoio à decisão Sistemas baseados em conhecimento Engenharia de software |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A infraestrutura do sistema de transporte aéreo brasileiro e mundial vem sofrendo nos últimos anos pressão contínua e crescente, devido às grandes solicitações a que é submetida. Este cenário pode levar setores de ATC em Áreas de Controle Terminal, TMA, a condições de congestionamento e saturação. Diante da limitada capacidade de expansão dos recursos de infraestrutura, as alternativas de solução encontram-se voltadas para a necessidade de melhoria das atividades de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, ATFM, envolvendo a fase de planejamento pré-tática e a forma de ATM pró-ativa. Neste sentido, o atual desafio é conceber soluções que ofereçam suportes mais apropriados ao processo de tomada de decisão, conferindo maior segurança e racionalidade às operações de tráfego aéreo. Este trabalho de pesquisa apresenta um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens, utilizando a técnica de SMA, em conjunto com os conceitos da arquitetura de Crenças, Desejos e Intenções, BDI. A análise e avaliação dos resultados obtidos mostra que a aplicação destas abordagens contribui para a melhoria da eficiência do sequenciamento do fluxo de aeronaves em uma TMA, ajustando a demanda à capacidade, evitando desbalanceamentos. |
description |
A infraestrutura do sistema de transporte aéreo brasileiro e mundial vem sofrendo nos últimos anos pressão contínua e crescente, devido às grandes solicitações a que é submetida. Este cenário pode levar setores de ATC em Áreas de Controle Terminal, TMA, a condições de congestionamento e saturação. Diante da limitada capacidade de expansão dos recursos de infraestrutura, as alternativas de solução encontram-se voltadas para a necessidade de melhoria das atividades de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, ATFM, envolvendo a fase de planejamento pré-tática e a forma de ATM pró-ativa. Neste sentido, o atual desafio é conceber soluções que ofereçam suportes mais apropriados ao processo de tomada de decisão, conferindo maior segurança e racionalidade às operações de tráfego aéreo. Este trabalho de pesquisa apresenta um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens, utilizando a técnica de SMA, em conjunto com os conceitos da arquitetura de Crenças, Desejos e Intenções, BDI. A análise e avaliação dos resultados obtidos mostra que a aplicação destas abordagens contribui para a melhoria da eficiência do sequenciamento do fluxo de aeronaves em uma TMA, ajustando a demanda à capacidade, evitando desbalanceamentos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1971 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Sistemas multiagentes Arquitetura de software Agentes de software Controle de tráfego aéreo Sistemas de apoio à decisão Sistemas baseados em conhecimento Engenharia de software |
_version_ |
1706809277526573056 |