Análise do efeito de massa e da taxa de aquecimento em compósitos de fibra de carbono/epóxi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Simões Palma
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3026
Resumo: O crescimento da utilização de materiais compósitos na indústria aeronáutica, abrangendo estruturas com maiores requisitos a esforços mecânicos, desperta grande interesse por redução nos custos de fabricação dos mesmos. Pode-se considerar o custo dos materiais compósitos basicamente como função da matéria-prima, da laminação, do método de fabricação e dos processos de acabamento. Para a indústria aeronáutica o processo de moldagem em autoclave é predominante e o tempo despendido do processo de cura é uma variável fundamental. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do efeito de massa e da taxa de aquecimento da cura no perfil térmico, considerando uma redução no tempo de processo, nas propriedades mecânicas de compósitos de fibras de carbono/epóxi. Durante o estudo foram executados ensaios de cisalhamento interlaminar, análise térmica dinâmico-mecânica (DMA) e vibração livre amortecida em quinze compósitos de geometria plana, que se distinguem pela quantidade de camadas e pelo ciclo de cura aplicado. Os resultados obtidos mostraram que taxas de aquecimento contínuas, de 1,0 C/min até 3,0 C/min, até a temperatura final de cura, não provocam variações nas propriedades mecânicas do compósito final, o que possibilita uma redução no custo de processamento.
id ITA_be3ca99686402602ad4873d104b8ea79
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3026
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Análise do efeito de massa e da taxa de aquecimento em compósitos de fibra de carbono/epóxiMateriais compósitosPropriedades mecânicasCarbonoEpóxiEnsaios de materiaisEngenharia mecânicaEngenharia de materiaisO crescimento da utilização de materiais compósitos na indústria aeronáutica, abrangendo estruturas com maiores requisitos a esforços mecânicos, desperta grande interesse por redução nos custos de fabricação dos mesmos. Pode-se considerar o custo dos materiais compósitos basicamente como função da matéria-prima, da laminação, do método de fabricação e dos processos de acabamento. Para a indústria aeronáutica o processo de moldagem em autoclave é predominante e o tempo despendido do processo de cura é uma variável fundamental. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do efeito de massa e da taxa de aquecimento da cura no perfil térmico, considerando uma redução no tempo de processo, nas propriedades mecânicas de compósitos de fibras de carbono/epóxi. Durante o estudo foram executados ensaios de cisalhamento interlaminar, análise térmica dinâmico-mecânica (DMA) e vibração livre amortecida em quinze compósitos de geometria plana, que se distinguem pela quantidade de camadas e pelo ciclo de cura aplicado. Os resultados obtidos mostraram que taxas de aquecimento contínuas, de 1,0 C/min até 3,0 C/min, até a temperatura final de cura, não provocam variações nas propriedades mecânicas do compósito final, o que possibilita uma redução no custo de processamento.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLuiz Claudio PardiniRicardo Simões Palma2011-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3026reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:03Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3026http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:42.731Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Análise do efeito de massa e da taxa de aquecimento em compósitos de fibra de carbono/epóxi
title Análise do efeito de massa e da taxa de aquecimento em compósitos de fibra de carbono/epóxi
spellingShingle Análise do efeito de massa e da taxa de aquecimento em compósitos de fibra de carbono/epóxi
Ricardo Simões Palma
Materiais compósitos
Propriedades mecânicas
Carbono
Epóxi
Ensaios de materiais
Engenharia mecânica
Engenharia de materiais
title_short Análise do efeito de massa e da taxa de aquecimento em compósitos de fibra de carbono/epóxi
title_full Análise do efeito de massa e da taxa de aquecimento em compósitos de fibra de carbono/epóxi
title_fullStr Análise do efeito de massa e da taxa de aquecimento em compósitos de fibra de carbono/epóxi
title_full_unstemmed Análise do efeito de massa e da taxa de aquecimento em compósitos de fibra de carbono/epóxi
title_sort Análise do efeito de massa e da taxa de aquecimento em compósitos de fibra de carbono/epóxi
author Ricardo Simões Palma
author_facet Ricardo Simões Palma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luiz Claudio Pardini
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo Simões Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais compósitos
Propriedades mecânicas
Carbono
Epóxi
Ensaios de materiais
Engenharia mecânica
Engenharia de materiais
topic Materiais compósitos
Propriedades mecânicas
Carbono
Epóxi
Ensaios de materiais
Engenharia mecânica
Engenharia de materiais
dc.description.none.fl_txt_mv O crescimento da utilização de materiais compósitos na indústria aeronáutica, abrangendo estruturas com maiores requisitos a esforços mecânicos, desperta grande interesse por redução nos custos de fabricação dos mesmos. Pode-se considerar o custo dos materiais compósitos basicamente como função da matéria-prima, da laminação, do método de fabricação e dos processos de acabamento. Para a indústria aeronáutica o processo de moldagem em autoclave é predominante e o tempo despendido do processo de cura é uma variável fundamental. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do efeito de massa e da taxa de aquecimento da cura no perfil térmico, considerando uma redução no tempo de processo, nas propriedades mecânicas de compósitos de fibras de carbono/epóxi. Durante o estudo foram executados ensaios de cisalhamento interlaminar, análise térmica dinâmico-mecânica (DMA) e vibração livre amortecida em quinze compósitos de geometria plana, que se distinguem pela quantidade de camadas e pelo ciclo de cura aplicado. Os resultados obtidos mostraram que taxas de aquecimento contínuas, de 1,0 C/min até 3,0 C/min, até a temperatura final de cura, não provocam variações nas propriedades mecânicas do compósito final, o que possibilita uma redução no custo de processamento.
description O crescimento da utilização de materiais compósitos na indústria aeronáutica, abrangendo estruturas com maiores requisitos a esforços mecânicos, desperta grande interesse por redução nos custos de fabricação dos mesmos. Pode-se considerar o custo dos materiais compósitos basicamente como função da matéria-prima, da laminação, do método de fabricação e dos processos de acabamento. Para a indústria aeronáutica o processo de moldagem em autoclave é predominante e o tempo despendido do processo de cura é uma variável fundamental. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do efeito de massa e da taxa de aquecimento da cura no perfil térmico, considerando uma redução no tempo de processo, nas propriedades mecânicas de compósitos de fibras de carbono/epóxi. Durante o estudo foram executados ensaios de cisalhamento interlaminar, análise térmica dinâmico-mecânica (DMA) e vibração livre amortecida em quinze compósitos de geometria plana, que se distinguem pela quantidade de camadas e pelo ciclo de cura aplicado. Os resultados obtidos mostraram que taxas de aquecimento contínuas, de 1,0 C/min até 3,0 C/min, até a temperatura final de cura, não provocam variações nas propriedades mecânicas do compósito final, o que possibilita uma redução no custo de processamento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3026
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Materiais compósitos
Propriedades mecânicas
Carbono
Epóxi
Ensaios de materiais
Engenharia mecânica
Engenharia de materiais
_version_ 1706809294284914688