Análise do efeito de massa e da taxa de aquecimento em compósitos de fibra de carbono/epóxi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3026 |
Resumo: | O crescimento da utilização de materiais compósitos na indústria aeronáutica, abrangendo estruturas com maiores requisitos a esforços mecânicos, desperta grande interesse por redução nos custos de fabricação dos mesmos. Pode-se considerar o custo dos materiais compósitos basicamente como função da matéria-prima, da laminação, do método de fabricação e dos processos de acabamento. Para a indústria aeronáutica o processo de moldagem em autoclave é predominante e o tempo despendido do processo de cura é uma variável fundamental. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do efeito de massa e da taxa de aquecimento da cura no perfil térmico, considerando uma redução no tempo de processo, nas propriedades mecânicas de compósitos de fibras de carbono/epóxi. Durante o estudo foram executados ensaios de cisalhamento interlaminar, análise térmica dinâmico-mecânica (DMA) e vibração livre amortecida em quinze compósitos de geometria plana, que se distinguem pela quantidade de camadas e pelo ciclo de cura aplicado. Os resultados obtidos mostraram que taxas de aquecimento contínuas, de 1,0 C/min até 3,0 C/min, até a temperatura final de cura, não provocam variações nas propriedades mecânicas do compósito final, o que possibilita uma redução no custo de processamento. |
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Análise do efeito de massa e da taxa de aquecimento em compósitos de fibra de carbono/epóxiMateriais compósitosPropriedades mecânicasCarbonoEpóxiEnsaios de materiaisEngenharia mecânicaEngenharia de materiaisO crescimento da utilização de materiais compósitos na indústria aeronáutica, abrangendo estruturas com maiores requisitos a esforços mecânicos, desperta grande interesse por redução nos custos de fabricação dos mesmos. Pode-se considerar o custo dos materiais compósitos basicamente como função da matéria-prima, da laminação, do método de fabricação e dos processos de acabamento. Para a indústria aeronáutica o processo de moldagem em autoclave é predominante e o tempo despendido do processo de cura é uma variável fundamental. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do efeito de massa e da taxa de aquecimento da cura no perfil térmico, considerando uma redução no tempo de processo, nas propriedades mecânicas de compósitos de fibras de carbono/epóxi. Durante o estudo foram executados ensaios de cisalhamento interlaminar, análise térmica dinâmico-mecânica (DMA) e vibração livre amortecida em quinze compósitos de geometria plana, que se distinguem pela quantidade de camadas e pelo ciclo de cura aplicado. Os resultados obtidos mostraram que taxas de aquecimento contínuas, de 1,0 C/min até 3,0 C/min, até a temperatura final de cura, não provocam variações nas propriedades mecânicas do compósito final, o que possibilita uma redução no custo de processamento.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLuiz Claudio PardiniRicardo Simões Palma2011-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3026reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:03Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3026http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:42.731Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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