Proposta de modelo de gestão de inovação tecnológica para empresas que incorporam estratégia de inovação em produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nykael Moreira Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2888
Resumo: O Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) é fundamental para a competitividade das empresas, em especial, para as que têm a inovação como um dos principais processos de negócio. Atualmente, a inovação tecnológica é foco de diversas pesquisas e muitas empresas buscam desenvolver soluções e produtos inovadores que sejam superiores a de seus concorrentes. Considerando essa necessidade, mudanças estratégicas ocorrem frequentemente nas empresas que já dominam seus processos de desenvolvimento de produtos. No entanto, quando essas empresas optam por liderar seu mercado com o lançamento de produtos inovadores, "o que devem fazer para converter a estratégia em produtos inovadores?" - essa é a pergunta que cerca o presente trabalho. E para responder a questão suscitada foi realizado um estudo sobre estratégia, inovação tecnológica e desenvolvimento de produtos, bem como o estudo com base na análise de diferentes modelos de referência para desenvolvimento de produtos e nos diversos Fatores Críticos de Sucesso (FCS), no desenvolvimento. Esta tese tem por objetivo caracterizar e propor um modelo de gestão do PDP nas empresas, para que, por meio desse, elas possam basear-se e, assim, convergir sua estratégia no desenvolvimento de produtos inovadores. O modelo proposto neste estudo é composto por sete dimensões de análise que concentram todas as preocupações e ações em que uma empresa deva realizar para desenvolver produtos inovadores. Para comprovar a aderência do modelo, em uma situação real, foi realizado um estudo de caso numa empresa de grande porte nacional. Verificou-se, após a análise de dados do estudo de caso, que a aplicação do modelo proposto teve aderência. Logo, se conclui que o modelo tem aplicação real, e pode ser utilizado por qualquer empresa que queira iniciar seu processo de mudança de estratégia tecnológica rumo à liderança.
id ITA_c2b26a931f1466aaa64cc4e599c23639
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2888
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Proposta de modelo de gestão de inovação tecnológica para empresas que incorporam estratégia de inovação em produtosDesenvolvimento de produtosPlanejamento estratégicoControle de qualidadeEngenharia de produçãoO Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) é fundamental para a competitividade das empresas, em especial, para as que têm a inovação como um dos principais processos de negócio. Atualmente, a inovação tecnológica é foco de diversas pesquisas e muitas empresas buscam desenvolver soluções e produtos inovadores que sejam superiores a de seus concorrentes. Considerando essa necessidade, mudanças estratégicas ocorrem frequentemente nas empresas que já dominam seus processos de desenvolvimento de produtos. No entanto, quando essas empresas optam por liderar seu mercado com o lançamento de produtos inovadores, "o que devem fazer para converter a estratégia em produtos inovadores?" - essa é a pergunta que cerca o presente trabalho. E para responder a questão suscitada foi realizado um estudo sobre estratégia, inovação tecnológica e desenvolvimento de produtos, bem como o estudo com base na análise de diferentes modelos de referência para desenvolvimento de produtos e nos diversos Fatores Críticos de Sucesso (FCS), no desenvolvimento. Esta tese tem por objetivo caracterizar e propor um modelo de gestão do PDP nas empresas, para que, por meio desse, elas possam basear-se e, assim, convergir sua estratégia no desenvolvimento de produtos inovadores. O modelo proposto neste estudo é composto por sete dimensões de análise que concentram todas as preocupações e ações em que uma empresa deva realizar para desenvolver produtos inovadores. Para comprovar a aderência do modelo, em uma situação real, foi realizado um estudo de caso numa empresa de grande porte nacional. Verificou-se, após a análise de dados do estudo de caso, que a aplicação do modelo proposto teve aderência. Logo, se conclui que o modelo tem aplicação real, e pode ser utilizado por qualquer empresa que queira iniciar seu processo de mudança de estratégia tecnológica rumo à liderança.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJosé Henrique de Sousa DamianiNykael Moreira Costa2013-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2888reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:01Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2888http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:24.966Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de modelo de gestão de inovação tecnológica para empresas que incorporam estratégia de inovação em produtos
title Proposta de modelo de gestão de inovação tecnológica para empresas que incorporam estratégia de inovação em produtos
spellingShingle Proposta de modelo de gestão de inovação tecnológica para empresas que incorporam estratégia de inovação em produtos
Nykael Moreira Costa
Desenvolvimento de produtos
Planejamento estratégico
Controle de qualidade
Engenharia de produção
title_short Proposta de modelo de gestão de inovação tecnológica para empresas que incorporam estratégia de inovação em produtos
title_full Proposta de modelo de gestão de inovação tecnológica para empresas que incorporam estratégia de inovação em produtos
title_fullStr Proposta de modelo de gestão de inovação tecnológica para empresas que incorporam estratégia de inovação em produtos
title_full_unstemmed Proposta de modelo de gestão de inovação tecnológica para empresas que incorporam estratégia de inovação em produtos
title_sort Proposta de modelo de gestão de inovação tecnológica para empresas que incorporam estratégia de inovação em produtos
author Nykael Moreira Costa
author_facet Nykael Moreira Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Henrique de Sousa Damiani
dc.contributor.author.fl_str_mv Nykael Moreira Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de produtos
Planejamento estratégico
Controle de qualidade
Engenharia de produção
topic Desenvolvimento de produtos
Planejamento estratégico
Controle de qualidade
Engenharia de produção
dc.description.none.fl_txt_mv O Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) é fundamental para a competitividade das empresas, em especial, para as que têm a inovação como um dos principais processos de negócio. Atualmente, a inovação tecnológica é foco de diversas pesquisas e muitas empresas buscam desenvolver soluções e produtos inovadores que sejam superiores a de seus concorrentes. Considerando essa necessidade, mudanças estratégicas ocorrem frequentemente nas empresas que já dominam seus processos de desenvolvimento de produtos. No entanto, quando essas empresas optam por liderar seu mercado com o lançamento de produtos inovadores, "o que devem fazer para converter a estratégia em produtos inovadores?" - essa é a pergunta que cerca o presente trabalho. E para responder a questão suscitada foi realizado um estudo sobre estratégia, inovação tecnológica e desenvolvimento de produtos, bem como o estudo com base na análise de diferentes modelos de referência para desenvolvimento de produtos e nos diversos Fatores Críticos de Sucesso (FCS), no desenvolvimento. Esta tese tem por objetivo caracterizar e propor um modelo de gestão do PDP nas empresas, para que, por meio desse, elas possam basear-se e, assim, convergir sua estratégia no desenvolvimento de produtos inovadores. O modelo proposto neste estudo é composto por sete dimensões de análise que concentram todas as preocupações e ações em que uma empresa deva realizar para desenvolver produtos inovadores. Para comprovar a aderência do modelo, em uma situação real, foi realizado um estudo de caso numa empresa de grande porte nacional. Verificou-se, após a análise de dados do estudo de caso, que a aplicação do modelo proposto teve aderência. Logo, se conclui que o modelo tem aplicação real, e pode ser utilizado por qualquer empresa que queira iniciar seu processo de mudança de estratégia tecnológica rumo à liderança.
description O Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) é fundamental para a competitividade das empresas, em especial, para as que têm a inovação como um dos principais processos de negócio. Atualmente, a inovação tecnológica é foco de diversas pesquisas e muitas empresas buscam desenvolver soluções e produtos inovadores que sejam superiores a de seus concorrentes. Considerando essa necessidade, mudanças estratégicas ocorrem frequentemente nas empresas que já dominam seus processos de desenvolvimento de produtos. No entanto, quando essas empresas optam por liderar seu mercado com o lançamento de produtos inovadores, "o que devem fazer para converter a estratégia em produtos inovadores?" - essa é a pergunta que cerca o presente trabalho. E para responder a questão suscitada foi realizado um estudo sobre estratégia, inovação tecnológica e desenvolvimento de produtos, bem como o estudo com base na análise de diferentes modelos de referência para desenvolvimento de produtos e nos diversos Fatores Críticos de Sucesso (FCS), no desenvolvimento. Esta tese tem por objetivo caracterizar e propor um modelo de gestão do PDP nas empresas, para que, por meio desse, elas possam basear-se e, assim, convergir sua estratégia no desenvolvimento de produtos inovadores. O modelo proposto neste estudo é composto por sete dimensões de análise que concentram todas as preocupações e ações em que uma empresa deva realizar para desenvolver produtos inovadores. Para comprovar a aderência do modelo, em uma situação real, foi realizado um estudo de caso numa empresa de grande porte nacional. Verificou-se, após a análise de dados do estudo de caso, que a aplicação do modelo proposto teve aderência. Logo, se conclui que o modelo tem aplicação real, e pode ser utilizado por qualquer empresa que queira iniciar seu processo de mudança de estratégia tecnológica rumo à liderança.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2888
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Desenvolvimento de produtos
Planejamento estratégico
Controle de qualidade
Engenharia de produção
_version_ 1706809292760285184