Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=530 |
Resumo: | A incerteza econômica é característica predominante no mercado de aviação mundial. Muitas vezes as empresas fabricantes de aviões são obrigadas a postergar ou até mesmo cancelar pedidos firmes, em função de crises financeiras enfrentadas por seus clientes. Estas variações no plano de produção dos fabricantes são mais negativas quando as aeronaves já se encontram em fase de produção, pois neste caso se um cliente desiste de sua aeronave a mesma precisará ser reconfigurada para ser entregue a outro cliente. A reconfiguração é sempre indesejada, uma vez que gera interrupção na linha de produção, acarretando em altos custos adicionais. Assim, os fabricantes de aviões buscam meios de flexibilizar suas linhas de produção, na tentativa de tornar seus processos de customização de aeronaves mais ágeis, evitando custos com reconfiguração. O presente trabalho se propõe a desenvolver um método que suporte a implantação de uma estratégia de flexibilização do processo de customização de aeronaves. Este método combina o conceito de postponement com ferramentas de Engenharia Simultânea, tais como: Quality Function Deployment, Design to Cost e Design Structure Matrix. Tal estratégia busca retardar ao máximo a customização do produto durante seu ciclo de produção, visando eliminar a necessidade de reconfigurações de aeronaves na linha de produção, reduzindo custos de retrabalhos e mantendo o nível de satisfação dos clientes. |
id |
ITA_c9758073f633540ccb2ff2d2637016ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:530 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica.Estratégias de desenvolvimentoDesenvolvimento de produtosEngenharia simultâneaIndústria aeronáuticaTécnicas de previsãoFuturos possíveisEngenharia de produçãoAdministraçãoA incerteza econômica é característica predominante no mercado de aviação mundial. Muitas vezes as empresas fabricantes de aviões são obrigadas a postergar ou até mesmo cancelar pedidos firmes, em função de crises financeiras enfrentadas por seus clientes. Estas variações no plano de produção dos fabricantes são mais negativas quando as aeronaves já se encontram em fase de produção, pois neste caso se um cliente desiste de sua aeronave a mesma precisará ser reconfigurada para ser entregue a outro cliente. A reconfiguração é sempre indesejada, uma vez que gera interrupção na linha de produção, acarretando em altos custos adicionais. Assim, os fabricantes de aviões buscam meios de flexibilizar suas linhas de produção, na tentativa de tornar seus processos de customização de aeronaves mais ágeis, evitando custos com reconfiguração. O presente trabalho se propõe a desenvolver um método que suporte a implantação de uma estratégia de flexibilização do processo de customização de aeronaves. Este método combina o conceito de postponement com ferramentas de Engenharia Simultânea, tais como: Quality Function Deployment, Design to Cost e Design Structure Matrix. Tal estratégia busca retardar ao máximo a customização do produto durante seu ciclo de produção, visando eliminar a necessidade de reconfigurações de aeronaves na linha de produção, reduzindo custos de retrabalhos e mantendo o nível de satisfação dos clientes.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLuís Gonzaga TrabassoGeilson LoureiroCássio Dias Gonçalves2007-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=530reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:50Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:530http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:33.758Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica. |
title |
Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica. |
spellingShingle |
Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica. Cássio Dias Gonçalves Estratégias de desenvolvimento Desenvolvimento de produtos Engenharia simultânea Indústria aeronáutica Técnicas de previsão Futuros possíveis Engenharia de produção Administração |
title_short |
Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica. |
title_full |
Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica. |
title_fullStr |
Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica. |
title_full_unstemmed |
Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica. |
title_sort |
Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica. |
author |
Cássio Dias Gonçalves |
author_facet |
Cássio Dias Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luís Gonzaga Trabasso Geilson Loureiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cássio Dias Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de desenvolvimento Desenvolvimento de produtos Engenharia simultânea Indústria aeronáutica Técnicas de previsão Futuros possíveis Engenharia de produção Administração |
topic |
Estratégias de desenvolvimento Desenvolvimento de produtos Engenharia simultânea Indústria aeronáutica Técnicas de previsão Futuros possíveis Engenharia de produção Administração |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A incerteza econômica é característica predominante no mercado de aviação mundial. Muitas vezes as empresas fabricantes de aviões são obrigadas a postergar ou até mesmo cancelar pedidos firmes, em função de crises financeiras enfrentadas por seus clientes. Estas variações no plano de produção dos fabricantes são mais negativas quando as aeronaves já se encontram em fase de produção, pois neste caso se um cliente desiste de sua aeronave a mesma precisará ser reconfigurada para ser entregue a outro cliente. A reconfiguração é sempre indesejada, uma vez que gera interrupção na linha de produção, acarretando em altos custos adicionais. Assim, os fabricantes de aviões buscam meios de flexibilizar suas linhas de produção, na tentativa de tornar seus processos de customização de aeronaves mais ágeis, evitando custos com reconfiguração. O presente trabalho se propõe a desenvolver um método que suporte a implantação de uma estratégia de flexibilização do processo de customização de aeronaves. Este método combina o conceito de postponement com ferramentas de Engenharia Simultânea, tais como: Quality Function Deployment, Design to Cost e Design Structure Matrix. Tal estratégia busca retardar ao máximo a customização do produto durante seu ciclo de produção, visando eliminar a necessidade de reconfigurações de aeronaves na linha de produção, reduzindo custos de retrabalhos e mantendo o nível de satisfação dos clientes. |
description |
A incerteza econômica é característica predominante no mercado de aviação mundial. Muitas vezes as empresas fabricantes de aviões são obrigadas a postergar ou até mesmo cancelar pedidos firmes, em função de crises financeiras enfrentadas por seus clientes. Estas variações no plano de produção dos fabricantes são mais negativas quando as aeronaves já se encontram em fase de produção, pois neste caso se um cliente desiste de sua aeronave a mesma precisará ser reconfigurada para ser entregue a outro cliente. A reconfiguração é sempre indesejada, uma vez que gera interrupção na linha de produção, acarretando em altos custos adicionais. Assim, os fabricantes de aviões buscam meios de flexibilizar suas linhas de produção, na tentativa de tornar seus processos de customização de aeronaves mais ágeis, evitando custos com reconfiguração. O presente trabalho se propõe a desenvolver um método que suporte a implantação de uma estratégia de flexibilização do processo de customização de aeronaves. Este método combina o conceito de postponement com ferramentas de Engenharia Simultânea, tais como: Quality Function Deployment, Design to Cost e Design Structure Matrix. Tal estratégia busca retardar ao máximo a customização do produto durante seu ciclo de produção, visando eliminar a necessidade de reconfigurações de aeronaves na linha de produção, reduzindo custos de retrabalhos e mantendo o nível de satisfação dos clientes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=530 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Estratégias de desenvolvimento Desenvolvimento de produtos Engenharia simultânea Indústria aeronáutica Técnicas de previsão Futuros possíveis Engenharia de produção Administração |
_version_ |
1706809259513085952 |