Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cássio Dias Gonçalves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=530
Resumo: A incerteza econômica é característica predominante no mercado de aviação mundial. Muitas vezes as empresas fabricantes de aviões são obrigadas a postergar ou até mesmo cancelar pedidos firmes, em função de crises financeiras enfrentadas por seus clientes. Estas variações no plano de produção dos fabricantes são mais negativas quando as aeronaves já se encontram em fase de produção, pois neste caso se um cliente desiste de sua aeronave a mesma precisará ser reconfigurada para ser entregue a outro cliente. A reconfiguração é sempre indesejada, uma vez que gera interrupção na linha de produção, acarretando em altos custos adicionais. Assim, os fabricantes de aviões buscam meios de flexibilizar suas linhas de produção, na tentativa de tornar seus processos de customização de aeronaves mais ágeis, evitando custos com reconfiguração. O presente trabalho se propõe a desenvolver um método que suporte a implantação de uma estratégia de flexibilização do processo de customização de aeronaves. Este método combina o conceito de postponement com ferramentas de Engenharia Simultânea, tais como: Quality Function Deployment, Design to Cost e Design Structure Matrix. Tal estratégia busca retardar ao máximo a customização do produto durante seu ciclo de produção, visando eliminar a necessidade de reconfigurações de aeronaves na linha de produção, reduzindo custos de retrabalhos e mantendo o nível de satisfação dos clientes.
id ITA_c9758073f633540ccb2ff2d2637016ed
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:530
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica.Estratégias de desenvolvimentoDesenvolvimento de produtosEngenharia simultâneaIndústria aeronáuticaTécnicas de previsãoFuturos possíveisEngenharia de produçãoAdministraçãoA incerteza econômica é característica predominante no mercado de aviação mundial. Muitas vezes as empresas fabricantes de aviões são obrigadas a postergar ou até mesmo cancelar pedidos firmes, em função de crises financeiras enfrentadas por seus clientes. Estas variações no plano de produção dos fabricantes são mais negativas quando as aeronaves já se encontram em fase de produção, pois neste caso se um cliente desiste de sua aeronave a mesma precisará ser reconfigurada para ser entregue a outro cliente. A reconfiguração é sempre indesejada, uma vez que gera interrupção na linha de produção, acarretando em altos custos adicionais. Assim, os fabricantes de aviões buscam meios de flexibilizar suas linhas de produção, na tentativa de tornar seus processos de customização de aeronaves mais ágeis, evitando custos com reconfiguração. O presente trabalho se propõe a desenvolver um método que suporte a implantação de uma estratégia de flexibilização do processo de customização de aeronaves. Este método combina o conceito de postponement com ferramentas de Engenharia Simultânea, tais como: Quality Function Deployment, Design to Cost e Design Structure Matrix. Tal estratégia busca retardar ao máximo a customização do produto durante seu ciclo de produção, visando eliminar a necessidade de reconfigurações de aeronaves na linha de produção, reduzindo custos de retrabalhos e mantendo o nível de satisfação dos clientes.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLuís Gonzaga TrabassoGeilson LoureiroCássio Dias Gonçalves2007-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=530reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:50Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:530http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:33.758Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica.
title Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica.
spellingShingle Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica.
Cássio Dias Gonçalves
Estratégias de desenvolvimento
Desenvolvimento de produtos
Engenharia simultânea
Indústria aeronáutica
Técnicas de previsão
Futuros possíveis
Engenharia de produção
Administração
title_short Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica.
title_full Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica.
title_fullStr Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica.
title_full_unstemmed Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica.
title_sort Postponement em ambiente de engenharia simultânea aeronáutica.
author Cássio Dias Gonçalves
author_facet Cássio Dias Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís Gonzaga Trabasso
Geilson Loureiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Cássio Dias Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de desenvolvimento
Desenvolvimento de produtos
Engenharia simultânea
Indústria aeronáutica
Técnicas de previsão
Futuros possíveis
Engenharia de produção
Administração
topic Estratégias de desenvolvimento
Desenvolvimento de produtos
Engenharia simultânea
Indústria aeronáutica
Técnicas de previsão
Futuros possíveis
Engenharia de produção
Administração
dc.description.none.fl_txt_mv A incerteza econômica é característica predominante no mercado de aviação mundial. Muitas vezes as empresas fabricantes de aviões são obrigadas a postergar ou até mesmo cancelar pedidos firmes, em função de crises financeiras enfrentadas por seus clientes. Estas variações no plano de produção dos fabricantes são mais negativas quando as aeronaves já se encontram em fase de produção, pois neste caso se um cliente desiste de sua aeronave a mesma precisará ser reconfigurada para ser entregue a outro cliente. A reconfiguração é sempre indesejada, uma vez que gera interrupção na linha de produção, acarretando em altos custos adicionais. Assim, os fabricantes de aviões buscam meios de flexibilizar suas linhas de produção, na tentativa de tornar seus processos de customização de aeronaves mais ágeis, evitando custos com reconfiguração. O presente trabalho se propõe a desenvolver um método que suporte a implantação de uma estratégia de flexibilização do processo de customização de aeronaves. Este método combina o conceito de postponement com ferramentas de Engenharia Simultânea, tais como: Quality Function Deployment, Design to Cost e Design Structure Matrix. Tal estratégia busca retardar ao máximo a customização do produto durante seu ciclo de produção, visando eliminar a necessidade de reconfigurações de aeronaves na linha de produção, reduzindo custos de retrabalhos e mantendo o nível de satisfação dos clientes.
description A incerteza econômica é característica predominante no mercado de aviação mundial. Muitas vezes as empresas fabricantes de aviões são obrigadas a postergar ou até mesmo cancelar pedidos firmes, em função de crises financeiras enfrentadas por seus clientes. Estas variações no plano de produção dos fabricantes são mais negativas quando as aeronaves já se encontram em fase de produção, pois neste caso se um cliente desiste de sua aeronave a mesma precisará ser reconfigurada para ser entregue a outro cliente. A reconfiguração é sempre indesejada, uma vez que gera interrupção na linha de produção, acarretando em altos custos adicionais. Assim, os fabricantes de aviões buscam meios de flexibilizar suas linhas de produção, na tentativa de tornar seus processos de customização de aeronaves mais ágeis, evitando custos com reconfiguração. O presente trabalho se propõe a desenvolver um método que suporte a implantação de uma estratégia de flexibilização do processo de customização de aeronaves. Este método combina o conceito de postponement com ferramentas de Engenharia Simultânea, tais como: Quality Function Deployment, Design to Cost e Design Structure Matrix. Tal estratégia busca retardar ao máximo a customização do produto durante seu ciclo de produção, visando eliminar a necessidade de reconfigurações de aeronaves na linha de produção, reduzindo custos de retrabalhos e mantendo o nível de satisfação dos clientes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=530
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Estratégias de desenvolvimento
Desenvolvimento de produtos
Engenharia simultânea
Indústria aeronáutica
Técnicas de previsão
Futuros possíveis
Engenharia de produção
Administração
_version_ 1706809259513085952