Proposta de um modelo microeconômico para simulação computacional e auxílio às decisões estratégicas de reinvestimentos em marketing e inovação tecnológica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiza Saito
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=361
Resumo: Competição é sempre um fator crítico a ser considerado por todos os membros do mercado global. Este ambiente econômico turbulento tem forçado as empresas a encontrar uma nova estratégia de negócios. As empresas precisam estar atentas aos competidores emergentes e aos já existentes em todo o mundo para manter e preservar a sua vantagem competitiva. A competição de hoje depende da produtividade e da maneira como as empresas competem. Este é um desafio aos gerentes de produção para enfrentarem esta condição econômica difícil. A tarefa chave é determinar o lucro econômico máximo para um certo orçamento ou investimento. Os sistemas de produção são extremamente complexos para serem administrados em todos os seus detalhes, desta forma os gerentes podem se utilizar de modelos que os auxiliem. Um modelo fornece uma base conveniente e prática para estudos de ambiente de produção. Este estudo apresenta um modelo dinâmico para simular um processo de produção de uma empresa participante da estrutura de mercado do tipo competição monopolística. Três abordagens são destacadas: (1) diferenciação, (2) reinvestimentos e (3) custo variável em relação ao nível de produção. A diferenciação é a principal característica deste tipo de estrutura de mercado representado por dois fatores: o marketing e a inovação tecnológica. Ambos são introduzidos no sistema na forma de reinvestimentos, calculados por índices sobre o lucro do período anterior. O objetivo do modelo é simular os fenômenos causados pelos fatores de diferenciação, onde pode-se avaliar o impacto da decisão do empreendedor de acordo com o lucro do sistema utilizando um eficiente par de índices de reinvestimentos. Esta apresentação propõe um modelo teórico para mostrar o quão benéfico pode ser uma simulação computacional na orientação de uma tomada de decisão ótima dentro das organizações e também em estudos econômicos.
id ITA_cfeba2d7bd38e8e477dcf53266c3579d
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:361
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Proposta de um modelo microeconômico para simulação computacional e auxílio às decisões estratégicas de reinvestimentos em marketing e inovação tecnológica.Modelos econômicosAvaliação de riscosMicroeconomiaSimulação computadorizadaEstudos de mercadoInovações tecnológicasCompetiçãoEngenharia de produçãoAdministraçãoCompetição é sempre um fator crítico a ser considerado por todos os membros do mercado global. Este ambiente econômico turbulento tem forçado as empresas a encontrar uma nova estratégia de negócios. As empresas precisam estar atentas aos competidores emergentes e aos já existentes em todo o mundo para manter e preservar a sua vantagem competitiva. A competição de hoje depende da produtividade e da maneira como as empresas competem. Este é um desafio aos gerentes de produção para enfrentarem esta condição econômica difícil. A tarefa chave é determinar o lucro econômico máximo para um certo orçamento ou investimento. Os sistemas de produção são extremamente complexos para serem administrados em todos os seus detalhes, desta forma os gerentes podem se utilizar de modelos que os auxiliem. Um modelo fornece uma base conveniente e prática para estudos de ambiente de produção. Este estudo apresenta um modelo dinâmico para simular um processo de produção de uma empresa participante da estrutura de mercado do tipo competição monopolística. Três abordagens são destacadas: (1) diferenciação, (2) reinvestimentos e (3) custo variável em relação ao nível de produção. A diferenciação é a principal característica deste tipo de estrutura de mercado representado por dois fatores: o marketing e a inovação tecnológica. Ambos são introduzidos no sistema na forma de reinvestimentos, calculados por índices sobre o lucro do período anterior. O objetivo do modelo é simular os fenômenos causados pelos fatores de diferenciação, onde pode-se avaliar o impacto da decisão do empreendedor de acordo com o lucro do sistema utilizando um eficiente par de índices de reinvestimentos. Esta apresentação propõe um modelo teórico para mostrar o quão benéfico pode ser uma simulação computacional na orientação de uma tomada de decisão ótima dentro das organizações e também em estudos econômicos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaTakashi YoneyamaArnoldo Souza CabralLuiza Saito2006-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=361reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:45Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:361http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:04.883Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um modelo microeconômico para simulação computacional e auxílio às decisões estratégicas de reinvestimentos em marketing e inovação tecnológica.
title Proposta de um modelo microeconômico para simulação computacional e auxílio às decisões estratégicas de reinvestimentos em marketing e inovação tecnológica.
spellingShingle Proposta de um modelo microeconômico para simulação computacional e auxílio às decisões estratégicas de reinvestimentos em marketing e inovação tecnológica.
Luiza Saito
Modelos econômicos
Avaliação de riscos
Microeconomia
Simulação computadorizada
Estudos de mercado
Inovações tecnológicas
Competição
Engenharia de produção
Administração
title_short Proposta de um modelo microeconômico para simulação computacional e auxílio às decisões estratégicas de reinvestimentos em marketing e inovação tecnológica.
title_full Proposta de um modelo microeconômico para simulação computacional e auxílio às decisões estratégicas de reinvestimentos em marketing e inovação tecnológica.
title_fullStr Proposta de um modelo microeconômico para simulação computacional e auxílio às decisões estratégicas de reinvestimentos em marketing e inovação tecnológica.
title_full_unstemmed Proposta de um modelo microeconômico para simulação computacional e auxílio às decisões estratégicas de reinvestimentos em marketing e inovação tecnológica.
title_sort Proposta de um modelo microeconômico para simulação computacional e auxílio às decisões estratégicas de reinvestimentos em marketing e inovação tecnológica.
author Luiza Saito
author_facet Luiza Saito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Takashi Yoneyama
Arnoldo Souza Cabral
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiza Saito
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos econômicos
Avaliação de riscos
Microeconomia
Simulação computadorizada
Estudos de mercado
Inovações tecnológicas
Competição
Engenharia de produção
Administração
topic Modelos econômicos
Avaliação de riscos
Microeconomia
Simulação computadorizada
Estudos de mercado
Inovações tecnológicas
Competição
Engenharia de produção
Administração
dc.description.none.fl_txt_mv Competição é sempre um fator crítico a ser considerado por todos os membros do mercado global. Este ambiente econômico turbulento tem forçado as empresas a encontrar uma nova estratégia de negócios. As empresas precisam estar atentas aos competidores emergentes e aos já existentes em todo o mundo para manter e preservar a sua vantagem competitiva. A competição de hoje depende da produtividade e da maneira como as empresas competem. Este é um desafio aos gerentes de produção para enfrentarem esta condição econômica difícil. A tarefa chave é determinar o lucro econômico máximo para um certo orçamento ou investimento. Os sistemas de produção são extremamente complexos para serem administrados em todos os seus detalhes, desta forma os gerentes podem se utilizar de modelos que os auxiliem. Um modelo fornece uma base conveniente e prática para estudos de ambiente de produção. Este estudo apresenta um modelo dinâmico para simular um processo de produção de uma empresa participante da estrutura de mercado do tipo competição monopolística. Três abordagens são destacadas: (1) diferenciação, (2) reinvestimentos e (3) custo variável em relação ao nível de produção. A diferenciação é a principal característica deste tipo de estrutura de mercado representado por dois fatores: o marketing e a inovação tecnológica. Ambos são introduzidos no sistema na forma de reinvestimentos, calculados por índices sobre o lucro do período anterior. O objetivo do modelo é simular os fenômenos causados pelos fatores de diferenciação, onde pode-se avaliar o impacto da decisão do empreendedor de acordo com o lucro do sistema utilizando um eficiente par de índices de reinvestimentos. Esta apresentação propõe um modelo teórico para mostrar o quão benéfico pode ser uma simulação computacional na orientação de uma tomada de decisão ótima dentro das organizações e também em estudos econômicos.
description Competição é sempre um fator crítico a ser considerado por todos os membros do mercado global. Este ambiente econômico turbulento tem forçado as empresas a encontrar uma nova estratégia de negócios. As empresas precisam estar atentas aos competidores emergentes e aos já existentes em todo o mundo para manter e preservar a sua vantagem competitiva. A competição de hoje depende da produtividade e da maneira como as empresas competem. Este é um desafio aos gerentes de produção para enfrentarem esta condição econômica difícil. A tarefa chave é determinar o lucro econômico máximo para um certo orçamento ou investimento. Os sistemas de produção são extremamente complexos para serem administrados em todos os seus detalhes, desta forma os gerentes podem se utilizar de modelos que os auxiliem. Um modelo fornece uma base conveniente e prática para estudos de ambiente de produção. Este estudo apresenta um modelo dinâmico para simular um processo de produção de uma empresa participante da estrutura de mercado do tipo competição monopolística. Três abordagens são destacadas: (1) diferenciação, (2) reinvestimentos e (3) custo variável em relação ao nível de produção. A diferenciação é a principal característica deste tipo de estrutura de mercado representado por dois fatores: o marketing e a inovação tecnológica. Ambos são introduzidos no sistema na forma de reinvestimentos, calculados por índices sobre o lucro do período anterior. O objetivo do modelo é simular os fenômenos causados pelos fatores de diferenciação, onde pode-se avaliar o impacto da decisão do empreendedor de acordo com o lucro do sistema utilizando um eficiente par de índices de reinvestimentos. Esta apresentação propõe um modelo teórico para mostrar o quão benéfico pode ser uma simulação computacional na orientação de uma tomada de decisão ótima dentro das organizações e também em estudos econômicos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=361
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Modelos econômicos
Avaliação de riscos
Microeconomia
Simulação computadorizada
Estudos de mercado
Inovações tecnológicas
Competição
Engenharia de produção
Administração
_version_ 1706809257070952448