Comando e controle para o gerenciamento de desastres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Ferreira Manso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2843
Resumo: O objetivo desta dissertação é propor um modelo teórico de gerenciamento de desastres com vistas a minimizar o número total de óbitos e o impacto social negativo na vida da população afetada. Nesta direção, utilizou-se o método Strategic Options Development and Analysis para estruturar a situação problemática do Sistema de Defesa Civil do Estado de São Paulo, o que viabilizou a identificação de diversos óbices e o estabelecimento de uma compreensão holística acerca do mesmo. A partir de então, tomando-se como base a visão dos próprios agentes públicos, observou-se que os principais fatores responsáveis pela limitação da eficácia e da eficiência do referido Sistema são a ausência de mecanismos organizacionais adequados e de uma abordagem suficientemente apta a congregar diversos atores civis e militares numa única direção. Desta forma, partiu-se para a construção de uma arquitetura baseada na teoria de Comando e Controle e em conceitos oriundos dos domínios de pesquisa denominados Disaster Operations Management e Emergency Operational Research.
id ITA_d784088cee0c4c28da23b4039cacb55f
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2843
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Comando e controle para o gerenciamento de desastresGerenciamento de crisesComando e controleArquitetura orientada a serviçosAdministração de segurançaDefesa civilAdministração públicaO objetivo desta dissertação é propor um modelo teórico de gerenciamento de desastres com vistas a minimizar o número total de óbitos e o impacto social negativo na vida da população afetada. Nesta direção, utilizou-se o método Strategic Options Development and Analysis para estruturar a situação problemática do Sistema de Defesa Civil do Estado de São Paulo, o que viabilizou a identificação de diversos óbices e o estabelecimento de uma compreensão holística acerca do mesmo. A partir de então, tomando-se como base a visão dos próprios agentes públicos, observou-se que os principais fatores responsáveis pela limitação da eficácia e da eficiência do referido Sistema são a ausência de mecanismos organizacionais adequados e de uma abordagem suficientemente apta a congregar diversos atores civis e militares numa única direção. Desta forma, partiu-se para a construção de uma arquitetura baseada na teoria de Comando e Controle e em conceitos oriundos dos domínios de pesquisa denominados Disaster Operations Management e Emergency Operational Research.Instituto Tecnológico de AeronáuticaMischel Carmen Neyra BelderrainRicardo SutérioDaniel Ferreira Manso2013-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2843reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:59Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2843http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:13.327Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Comando e controle para o gerenciamento de desastres
title Comando e controle para o gerenciamento de desastres
spellingShingle Comando e controle para o gerenciamento de desastres
Daniel Ferreira Manso
Gerenciamento de crises
Comando e controle
Arquitetura orientada a serviços
Administração de segurança
Defesa civil
Administração pública
title_short Comando e controle para o gerenciamento de desastres
title_full Comando e controle para o gerenciamento de desastres
title_fullStr Comando e controle para o gerenciamento de desastres
title_full_unstemmed Comando e controle para o gerenciamento de desastres
title_sort Comando e controle para o gerenciamento de desastres
author Daniel Ferreira Manso
author_facet Daniel Ferreira Manso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mischel Carmen Neyra Belderrain
Ricardo Sutério
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Ferreira Manso
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento de crises
Comando e controle
Arquitetura orientada a serviços
Administração de segurança
Defesa civil
Administração pública
topic Gerenciamento de crises
Comando e controle
Arquitetura orientada a serviços
Administração de segurança
Defesa civil
Administração pública
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo desta dissertação é propor um modelo teórico de gerenciamento de desastres com vistas a minimizar o número total de óbitos e o impacto social negativo na vida da população afetada. Nesta direção, utilizou-se o método Strategic Options Development and Analysis para estruturar a situação problemática do Sistema de Defesa Civil do Estado de São Paulo, o que viabilizou a identificação de diversos óbices e o estabelecimento de uma compreensão holística acerca do mesmo. A partir de então, tomando-se como base a visão dos próprios agentes públicos, observou-se que os principais fatores responsáveis pela limitação da eficácia e da eficiência do referido Sistema são a ausência de mecanismos organizacionais adequados e de uma abordagem suficientemente apta a congregar diversos atores civis e militares numa única direção. Desta forma, partiu-se para a construção de uma arquitetura baseada na teoria de Comando e Controle e em conceitos oriundos dos domínios de pesquisa denominados Disaster Operations Management e Emergency Operational Research.
description O objetivo desta dissertação é propor um modelo teórico de gerenciamento de desastres com vistas a minimizar o número total de óbitos e o impacto social negativo na vida da população afetada. Nesta direção, utilizou-se o método Strategic Options Development and Analysis para estruturar a situação problemática do Sistema de Defesa Civil do Estado de São Paulo, o que viabilizou a identificação de diversos óbices e o estabelecimento de uma compreensão holística acerca do mesmo. A partir de então, tomando-se como base a visão dos próprios agentes públicos, observou-se que os principais fatores responsáveis pela limitação da eficácia e da eficiência do referido Sistema são a ausência de mecanismos organizacionais adequados e de uma abordagem suficientemente apta a congregar diversos atores civis e militares numa única direção. Desta forma, partiu-se para a construção de uma arquitetura baseada na teoria de Comando e Controle e em conceitos oriundos dos domínios de pesquisa denominados Disaster Operations Management e Emergency Operational Research.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2843
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Gerenciamento de crises
Comando e controle
Arquitetura orientada a serviços
Administração de segurança
Defesa civil
Administração pública
_version_ 1706809291856412672