Os impactos das estratégias de gerenciamento de receitas de ativos perecíveis na ligação Rio de Janeiro-São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2348
Resumo: O presente trabalho visa determinar os impactos da utilização das estratégias conhecidas como Gerenciamento de Receitas de Ativos Perecíveis, ou GRAP,por parte das companhias aéreas, na competição pelo mercado de transporte aéreo de passageiros da ligação Rio de Janeiro-São Paulo. Adotando a metodologia da Economia Computacional, em uma abordagem microanalítica, e através do instrumental da modelagem de simulação por computador, a pesquisa busca construir os meios de investigação e interpretação dos fenômenos competitivos suscitados por aquelas estratégias, bem como a sua análise em termos de bem estar econômico para as entidades de demanda - consumidores - e de oferta - empresas -, atuantes no mercado. Seus objetivos básicos são, portanto, os de promover inferências de economia normativa, no sentido de, não apenas compreender de o GRAP constitui-se ou não em uma ferramenta que proporciona incremento de bem-estar no mercado, mas, sobretudo, definir quais devem ser as condições para que isso aconteça.
id ITA_ddbdbde0050fafde1edd4bcf1b04f8ce
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2348
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Os impactos das estratégias de gerenciamento de receitas de ativos perecíveis na ligação Rio de Janeiro-São Paulo.Transporte aéreo comercialTransporte de passageirosDemanda (Economia)MercadoCustos operacionaisTarifasAviação civilOperações de linhas aéreasSimulação computadorizadaTransportesAeronáuticaEconomiaO presente trabalho visa determinar os impactos da utilização das estratégias conhecidas como Gerenciamento de Receitas de Ativos Perecíveis, ou GRAP,por parte das companhias aéreas, na competição pelo mercado de transporte aéreo de passageiros da ligação Rio de Janeiro-São Paulo. Adotando a metodologia da Economia Computacional, em uma abordagem microanalítica, e através do instrumental da modelagem de simulação por computador, a pesquisa busca construir os meios de investigação e interpretação dos fenômenos competitivos suscitados por aquelas estratégias, bem como a sua análise em termos de bem estar econômico para as entidades de demanda - consumidores - e de oferta - empresas -, atuantes no mercado. Seus objetivos básicos são, portanto, os de promover inferências de economia normativa, no sentido de, não apenas compreender de o GRAP constitui-se ou não em uma ferramenta que proporciona incremento de bem-estar no mercado, mas, sobretudo, definir quais devem ser as condições para que isso aconteça. Instituto Tecnológico de AeronáuticaCarlos MüllerAlessandro Vinícius Marques de Oliveira2000-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2348reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:46Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2348http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:53.999Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Os impactos das estratégias de gerenciamento de receitas de ativos perecíveis na ligação Rio de Janeiro-São Paulo.
title Os impactos das estratégias de gerenciamento de receitas de ativos perecíveis na ligação Rio de Janeiro-São Paulo.
spellingShingle Os impactos das estratégias de gerenciamento de receitas de ativos perecíveis na ligação Rio de Janeiro-São Paulo.
Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Transporte aéreo comercial
Transporte de passageiros
Demanda (Economia)
Mercado
Custos operacionais
Tarifas
Aviação civil
Operações de linhas aéreas
Simulação computadorizada
Transportes
Aeronáutica
Economia
title_short Os impactos das estratégias de gerenciamento de receitas de ativos perecíveis na ligação Rio de Janeiro-São Paulo.
title_full Os impactos das estratégias de gerenciamento de receitas de ativos perecíveis na ligação Rio de Janeiro-São Paulo.
title_fullStr Os impactos das estratégias de gerenciamento de receitas de ativos perecíveis na ligação Rio de Janeiro-São Paulo.
title_full_unstemmed Os impactos das estratégias de gerenciamento de receitas de ativos perecíveis na ligação Rio de Janeiro-São Paulo.
title_sort Os impactos das estratégias de gerenciamento de receitas de ativos perecíveis na ligação Rio de Janeiro-São Paulo.
author Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
author_facet Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlos Müller
dc.contributor.author.fl_str_mv Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte aéreo comercial
Transporte de passageiros
Demanda (Economia)
Mercado
Custos operacionais
Tarifas
Aviação civil
Operações de linhas aéreas
Simulação computadorizada
Transportes
Aeronáutica
Economia
topic Transporte aéreo comercial
Transporte de passageiros
Demanda (Economia)
Mercado
Custos operacionais
Tarifas
Aviação civil
Operações de linhas aéreas
Simulação computadorizada
Transportes
Aeronáutica
Economia
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho visa determinar os impactos da utilização das estratégias conhecidas como Gerenciamento de Receitas de Ativos Perecíveis, ou GRAP,por parte das companhias aéreas, na competição pelo mercado de transporte aéreo de passageiros da ligação Rio de Janeiro-São Paulo. Adotando a metodologia da Economia Computacional, em uma abordagem microanalítica, e através do instrumental da modelagem de simulação por computador, a pesquisa busca construir os meios de investigação e interpretação dos fenômenos competitivos suscitados por aquelas estratégias, bem como a sua análise em termos de bem estar econômico para as entidades de demanda - consumidores - e de oferta - empresas -, atuantes no mercado. Seus objetivos básicos são, portanto, os de promover inferências de economia normativa, no sentido de, não apenas compreender de o GRAP constitui-se ou não em uma ferramenta que proporciona incremento de bem-estar no mercado, mas, sobretudo, definir quais devem ser as condições para que isso aconteça.
description O presente trabalho visa determinar os impactos da utilização das estratégias conhecidas como Gerenciamento de Receitas de Ativos Perecíveis, ou GRAP,por parte das companhias aéreas, na competição pelo mercado de transporte aéreo de passageiros da ligação Rio de Janeiro-São Paulo. Adotando a metodologia da Economia Computacional, em uma abordagem microanalítica, e através do instrumental da modelagem de simulação por computador, a pesquisa busca construir os meios de investigação e interpretação dos fenômenos competitivos suscitados por aquelas estratégias, bem como a sua análise em termos de bem estar econômico para as entidades de demanda - consumidores - e de oferta - empresas -, atuantes no mercado. Seus objetivos básicos são, portanto, os de promover inferências de economia normativa, no sentido de, não apenas compreender de o GRAP constitui-se ou não em uma ferramenta que proporciona incremento de bem-estar no mercado, mas, sobretudo, definir quais devem ser as condições para que isso aconteça.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2348
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Transporte aéreo comercial
Transporte de passageiros
Demanda (Economia)
Mercado
Custos operacionais
Tarifas
Aviação civil
Operações de linhas aéreas
Simulação computadorizada
Transportes
Aeronáutica
Economia
_version_ 1706809283890380800