Redução do tempo de convergência em modelos baseados no naming game
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2015 |
Resumo: | O Naming Game é um modelo computacional simples em que agentes negociam e, sem nenhuma espécie de controle central e utilizando apenas interações locais, atingem consenso com relação à nomeação de um objeto por uma palavra. O consenso é atingido após um número finito de interações, e há um comportamento bem definido em que, inicialmente, várias palavras competem por popularidade e, após uma rápida transição, a maioria dos falantes passa a utilizar apenas um número reduzido de termos. Ocorre então uma espécie de consenso entre os falantes na população. Por ser um exemplo de sistema auto-organizado, o Naming Game desperta interesse mesmo fora do campo de estudos da dinâmica semiótica, onde se originou. No presente trabalho, alguns modelos baseados no Naming Game existentes na literatura são analisados e discutidos, e quatro novos modelos são introduzidos com o objetivo de reduzir o tempo que os agentes levam para chegar ao consenso. No primeiro modelo, observa-se que a redução do tempo de consenso quando se alteram apenas as estratégias de atualização dos inventários dos agentes é implausível. No segundo, os agentes mantêm memória de todas as interações das quais participaram e usam tal memória para atribuir diferentes preferências às palavras na hora da escolha de uma palavra para transmissão. No terceiro, os agentes atribuem pesos às palavras e escolhem a palavra para transmissão com probabilidade proporcional ao peso. No último, os agentes também atribuem pesos às palavras, mas consideram somente as palavras de maior peso no momento de escolha de uma palavra para transmissão. A redução do tempo de consenso quando comparado ao do Naming Game original é atingida em todos os modelos, com exceção do primeiro, tanto quando a topologia de conexão entre os agentes é tal que todos são vizinhos (mean-field), quanto quando a topologia é Barabási-Albert. |
id |
ITA_debb60af41ce425512c14345e458aeb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2015 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Redução do tempo de convergência em modelos baseados no naming gameSistemas multiagentesRedes complexasInteligência artificialComputaçãoO Naming Game é um modelo computacional simples em que agentes negociam e, sem nenhuma espécie de controle central e utilizando apenas interações locais, atingem consenso com relação à nomeação de um objeto por uma palavra. O consenso é atingido após um número finito de interações, e há um comportamento bem definido em que, inicialmente, várias palavras competem por popularidade e, após uma rápida transição, a maioria dos falantes passa a utilizar apenas um número reduzido de termos. Ocorre então uma espécie de consenso entre os falantes na população. Por ser um exemplo de sistema auto-organizado, o Naming Game desperta interesse mesmo fora do campo de estudos da dinâmica semiótica, onde se originou. No presente trabalho, alguns modelos baseados no Naming Game existentes na literatura são analisados e discutidos, e quatro novos modelos são introduzidos com o objetivo de reduzir o tempo que os agentes levam para chegar ao consenso. No primeiro modelo, observa-se que a redução do tempo de consenso quando se alteram apenas as estratégias de atualização dos inventários dos agentes é implausível. No segundo, os agentes mantêm memória de todas as interações das quais participaram e usam tal memória para atribuir diferentes preferências às palavras na hora da escolha de uma palavra para transmissão. No terceiro, os agentes atribuem pesos às palavras e escolhem a palavra para transmissão com probabilidade proporcional ao peso. No último, os agentes também atribuem pesos às palavras, mas consideram somente as palavras de maior peso no momento de escolha de uma palavra para transmissão. A redução do tempo de consenso quando comparado ao do Naming Game original é atingida em todos os modelos, com exceção do primeiro, tanto quando a topologia de conexão entre os agentes é tal que todos são vizinhos (mean-field), quanto quando a topologia é Barabási-Albert.Instituto Tecnológico de AeronáuticaCarlos Henrique Costa RibeiroMatthias Rudolf BrustReginaldo José da Silva Filho2011-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2015reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:03:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2015http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:03.491Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redução do tempo de convergência em modelos baseados no naming game |
title |
Redução do tempo de convergência em modelos baseados no naming game |
spellingShingle |
Redução do tempo de convergência em modelos baseados no naming game Reginaldo José da Silva Filho Sistemas multiagentes Redes complexas Inteligência artificial Computação |
title_short |
Redução do tempo de convergência em modelos baseados no naming game |
title_full |
Redução do tempo de convergência em modelos baseados no naming game |
title_fullStr |
Redução do tempo de convergência em modelos baseados no naming game |
title_full_unstemmed |
Redução do tempo de convergência em modelos baseados no naming game |
title_sort |
Redução do tempo de convergência em modelos baseados no naming game |
author |
Reginaldo José da Silva Filho |
author_facet |
Reginaldo José da Silva Filho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carlos Henrique Costa Ribeiro Matthias Rudolf Brust |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reginaldo José da Silva Filho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas multiagentes Redes complexas Inteligência artificial Computação |
topic |
Sistemas multiagentes Redes complexas Inteligência artificial Computação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O Naming Game é um modelo computacional simples em que agentes negociam e, sem nenhuma espécie de controle central e utilizando apenas interações locais, atingem consenso com relação à nomeação de um objeto por uma palavra. O consenso é atingido após um número finito de interações, e há um comportamento bem definido em que, inicialmente, várias palavras competem por popularidade e, após uma rápida transição, a maioria dos falantes passa a utilizar apenas um número reduzido de termos. Ocorre então uma espécie de consenso entre os falantes na população. Por ser um exemplo de sistema auto-organizado, o Naming Game desperta interesse mesmo fora do campo de estudos da dinâmica semiótica, onde se originou. No presente trabalho, alguns modelos baseados no Naming Game existentes na literatura são analisados e discutidos, e quatro novos modelos são introduzidos com o objetivo de reduzir o tempo que os agentes levam para chegar ao consenso. No primeiro modelo, observa-se que a redução do tempo de consenso quando se alteram apenas as estratégias de atualização dos inventários dos agentes é implausível. No segundo, os agentes mantêm memória de todas as interações das quais participaram e usam tal memória para atribuir diferentes preferências às palavras na hora da escolha de uma palavra para transmissão. No terceiro, os agentes atribuem pesos às palavras e escolhem a palavra para transmissão com probabilidade proporcional ao peso. No último, os agentes também atribuem pesos às palavras, mas consideram somente as palavras de maior peso no momento de escolha de uma palavra para transmissão. A redução do tempo de consenso quando comparado ao do Naming Game original é atingida em todos os modelos, com exceção do primeiro, tanto quando a topologia de conexão entre os agentes é tal que todos são vizinhos (mean-field), quanto quando a topologia é Barabási-Albert. |
description |
O Naming Game é um modelo computacional simples em que agentes negociam e, sem nenhuma espécie de controle central e utilizando apenas interações locais, atingem consenso com relação à nomeação de um objeto por uma palavra. O consenso é atingido após um número finito de interações, e há um comportamento bem definido em que, inicialmente, várias palavras competem por popularidade e, após uma rápida transição, a maioria dos falantes passa a utilizar apenas um número reduzido de termos. Ocorre então uma espécie de consenso entre os falantes na população. Por ser um exemplo de sistema auto-organizado, o Naming Game desperta interesse mesmo fora do campo de estudos da dinâmica semiótica, onde se originou. No presente trabalho, alguns modelos baseados no Naming Game existentes na literatura são analisados e discutidos, e quatro novos modelos são introduzidos com o objetivo de reduzir o tempo que os agentes levam para chegar ao consenso. No primeiro modelo, observa-se que a redução do tempo de consenso quando se alteram apenas as estratégias de atualização dos inventários dos agentes é implausível. No segundo, os agentes mantêm memória de todas as interações das quais participaram e usam tal memória para atribuir diferentes preferências às palavras na hora da escolha de uma palavra para transmissão. No terceiro, os agentes atribuem pesos às palavras e escolhem a palavra para transmissão com probabilidade proporcional ao peso. No último, os agentes também atribuem pesos às palavras, mas consideram somente as palavras de maior peso no momento de escolha de uma palavra para transmissão. A redução do tempo de consenso quando comparado ao do Naming Game original é atingida em todos os modelos, com exceção do primeiro, tanto quando a topologia de conexão entre os agentes é tal que todos são vizinhos (mean-field), quanto quando a topologia é Barabási-Albert. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2015 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Sistemas multiagentes Redes complexas Inteligência artificial Computação |
_version_ |
1706809278428348416 |