Receitas e despesas em aeroportos: uma abordagem econométrica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2534 |
Resumo: | A escassez de estudos acerca de receitas e despesas aeroportuárias, aliada a necessidade de subsídios para a formulação, pelos órgãos reguladores do transporte aéreo, das políticas tarifárias, comerciais e operacionais de gestão aeroportuária, juntamente com a propagação do novo sistema de gestão aeroportuária ("Negócio Aeroporto"), voltado à busca de parceiros ou operadores na iniciativa privada, constituíram-se em importante motivação para a realização desta pesquisa.Como resposta à problemática apresentada, são desenvolvidas, por meio do uso de técnicas de análise de regressão múltipla do tipo Cross Section, funções lineares para as receitas total, comercial e de aeronaves e, uma função cúbica para o custo total, tendo como base de dados a rede de aeroportos administrados pelo Daesp - Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo.Os resultados estatísticos obtidos para as funções estudadas apresentaram resultados satisfatórios e defensáveis, podendo desta forma, ser validados do ponto de vista estatístico e econométrico. A utilização dos modelos para a avaliação de receitas e custos em unidades aeroportuárias isoladas e em redes de aeroportos resultou em erros com grandezas na ordem 5,00%, comprovando a qualidade dos modelos calibrados, que também permitiram a classificação dos aeroportos em produtivos ou não, sob a ótica da variável WLU (Work Load Unit).Finalmente, conclui-se que os modelos desenvolvidos neste trabalho se prestam à análise do setor em questão, subsidiando informações robustas e confiáveis aos administradores aeroportuários. |
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A escassez de estudos acerca de receitas e despesas aeroportuárias, aliada a necessidade de subsídios para a formulação, pelos órgãos reguladores do transporte aéreo, das políticas tarifárias, comerciais e operacionais de gestão aeroportuária, juntamente com a propagação do novo sistema de gestão aeroportuária ("Negócio Aeroporto"), voltado à busca de parceiros ou operadores na iniciativa privada, constituíram-se em importante motivação para a realização desta pesquisa.Como resposta à problemática apresentada, são desenvolvidas, por meio do uso de técnicas de análise de regressão múltipla do tipo Cross Section, funções lineares para as receitas total, comercial e de aeronaves e, uma função cúbica para o custo total, tendo como base de dados a rede de aeroportos administrados pelo Daesp - Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo.Os resultados estatísticos obtidos para as funções estudadas apresentaram resultados satisfatórios e defensáveis, podendo desta forma, ser validados do ponto de vista estatístico e econométrico. A utilização dos modelos para a avaliação de receitas e custos em unidades aeroportuárias isoladas e em redes de aeroportos resultou em erros com grandezas na ordem 5,00%, comprovando a qualidade dos modelos calibrados, que também permitiram a classificação dos aeroportos em produtivos ou não, sob a ótica da variável WLU (Work Load Unit).Finalmente, conclui-se que os modelos desenvolvidos neste trabalho se prestam à análise do setor em questão, subsidiando informações robustas e confiáveis aos administradores aeroportuários. |
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A escassez de estudos acerca de receitas e despesas aeroportuárias, aliada a necessidade de subsídios para a formulação, pelos órgãos reguladores do transporte aéreo, das políticas tarifárias, comerciais e operacionais de gestão aeroportuária, juntamente com a propagação do novo sistema de gestão aeroportuária ("Negócio Aeroporto"), voltado à busca de parceiros ou operadores na iniciativa privada, constituíram-se em importante motivação para a realização desta pesquisa.Como resposta à problemática apresentada, são desenvolvidas, por meio do uso de técnicas de análise de regressão múltipla do tipo Cross Section, funções lineares para as receitas total, comercial e de aeronaves e, uma função cúbica para o custo total, tendo como base de dados a rede de aeroportos administrados pelo Daesp - Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo.Os resultados estatísticos obtidos para as funções estudadas apresentaram resultados satisfatórios e defensáveis, podendo desta forma, ser validados do ponto de vista estatístico e econométrico. A utilização dos modelos para a avaliação de receitas e custos em unidades aeroportuárias isoladas e em redes de aeroportos resultou em erros com grandezas na ordem 5,00%, comprovando a qualidade dos modelos calibrados, que também permitiram a classificação dos aeroportos em produtivos ou não, sob a ótica da variável WLU (Work Load Unit).Finalmente, conclui-se que os modelos desenvolvidos neste trabalho se prestam à análise do setor em questão, subsidiando informações robustas e confiáveis aos administradores aeroportuários. |
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