Liberalização econômica e universalização do acesso no transporte aéreo: é possível conciliar livre mercado com metas sociais e ainda evitar gargalos de infraestrutura
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000400005 |
Resumo: | A liberalização econômica do transporte aéreo brasileiro trouxe visíveis benefícios ao setor, com preços mais baixos e maior popularização. Houve, entretanto, mais concentração da operação em grandes aeroportos e perda de cobertura regional. O presente trabalho tem por objetivo analisar a evolução do número de aeroportos servidos pelo transporte aéreo regular brasileiro, bem como os índices de concentração de operações e a cobertura ao longo do território nacional. Serão abordados aspectos contidos no processo de desregulação econômica que o mercado aéreo brasileiro sofreu nos anos 1990 e início dos anos 2000, fazendo com que o transporte aéreo nacional passasse a ser mais competitivo e eficiente, mas também com operação mais concentrada geograficamente. Estes fatores acarretaram benefícios e malefícios aos passageiros: por um lado, preços mais baixos, alta indução do tráfego aéreo e maior acessibilidade de novos segmentos de consumidores; por outro, crescimento acelerado pressionado das infraestruturas aeroportuária e do espaço aéreo - com decorrentes gargalos geradores de congestionamentos e atrasos - e piora na cobertura geográfica. Este estudo desenvolveu um modelo econométrico que possibilitou análise de potenciais variáveis explicativas da cobertura do transporte aéreo, bem como sua influência e impacto no número de aeroportos servidos. |
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