Otimização de trajetória de decolagem de um supersônico executivo por controle aerodinâmico visando ruído mínimo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1195 |
Resumo: | Alguns setores da indústria aeronáutica encontram-se em fase de estudo para uma nova e muito exclusiva categoria de aviação executiva, designada por Ultra Rápida de Longo Alcance. Tais aviões seriam capazes de cruzar distâncias da ordem de 4.500 milhas náuticas em velocidades supersônicas, levando não mais do que 12 passageiros. Esta tendência, contudo, é ameaçada por um antigo problema que assola essa indústria desde sua infância: o ruído gerado durante as operações aeroportuárias. Neste caso agravado pelo sistema propulsivo adotado em aeronaves supersônicas. Este trabalho visa otimizar a trajetória de decolagem de um jato supersônico executivo hipotético, tendo como objetivo a minimização do Nível Efetivo de Ruído Percebido por um observador situado imediatamente abaixo à trajetória do avião, de acordo com os requisitos de homologação aeronáutica. As entradas de controle estudadas são somente de natureza aerodinâmica, o que é modelado pela variação do coeficiente global de sustentação (CL), segundo leis matemáticas de parametrização. O modelo adotado para o ruído total da aeronave assume o jato de exaustão dos motores como a fonte acústica dominante. |
id |
ITA_e21f4a5e46da7e916125799db831c301 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1195 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Otimização de trajetória de decolagem de um supersônico executivo por controle aerodinâmico visando ruído mínimo.Otimização de trajetóriaAeronaves supersônicasRuído de aeronavesPredição de ruído (aeronaves)Redução de ruídoDecolagemCoeficientes aerodinâmicosSustentação aerodinâmicaEngenharia aeronáuticaAlguns setores da indústria aeronáutica encontram-se em fase de estudo para uma nova e muito exclusiva categoria de aviação executiva, designada por Ultra Rápida de Longo Alcance. Tais aviões seriam capazes de cruzar distâncias da ordem de 4.500 milhas náuticas em velocidades supersônicas, levando não mais do que 12 passageiros. Esta tendência, contudo, é ameaçada por um antigo problema que assola essa indústria desde sua infância: o ruído gerado durante as operações aeroportuárias. Neste caso agravado pelo sistema propulsivo adotado em aeronaves supersônicas. Este trabalho visa otimizar a trajetória de decolagem de um jato supersônico executivo hipotético, tendo como objetivo a minimização do Nível Efetivo de Ruído Percebido por um observador situado imediatamente abaixo à trajetória do avião, de acordo com os requisitos de homologação aeronáutica. As entradas de controle estudadas são somente de natureza aerodinâmica, o que é modelado pela variação do coeficiente global de sustentação (CL), segundo leis matemáticas de parametrização. O modelo adotado para o ruído total da aeronave assume o jato de exaustão dos motores como a fonte acústica dominante.Instituto Tecnológico de AeronáuticaPedro PaglioneMarcus Vinicius França BarbozaEduardo Lobão Capucho Coelho2008-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1195reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:34Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1195http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:37.499Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimização de trajetória de decolagem de um supersônico executivo por controle aerodinâmico visando ruído mínimo. |
title |
Otimização de trajetória de decolagem de um supersônico executivo por controle aerodinâmico visando ruído mínimo. |
spellingShingle |
Otimização de trajetória de decolagem de um supersônico executivo por controle aerodinâmico visando ruído mínimo. Eduardo Lobão Capucho Coelho Otimização de trajetória Aeronaves supersônicas Ruído de aeronaves Predição de ruído (aeronaves) Redução de ruído Decolagem Coeficientes aerodinâmicos Sustentação aerodinâmica Engenharia aeronáutica |
title_short |
Otimização de trajetória de decolagem de um supersônico executivo por controle aerodinâmico visando ruído mínimo. |
title_full |
Otimização de trajetória de decolagem de um supersônico executivo por controle aerodinâmico visando ruído mínimo. |
title_fullStr |
Otimização de trajetória de decolagem de um supersônico executivo por controle aerodinâmico visando ruído mínimo. |
title_full_unstemmed |
Otimização de trajetória de decolagem de um supersônico executivo por controle aerodinâmico visando ruído mínimo. |
title_sort |
Otimização de trajetória de decolagem de um supersônico executivo por controle aerodinâmico visando ruído mínimo. |
author |
Eduardo Lobão Capucho Coelho |
author_facet |
Eduardo Lobão Capucho Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro Paglione Marcus Vinicius França Barboza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduardo Lobão Capucho Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Otimização de trajetória Aeronaves supersônicas Ruído de aeronaves Predição de ruído (aeronaves) Redução de ruído Decolagem Coeficientes aerodinâmicos Sustentação aerodinâmica Engenharia aeronáutica |
topic |
Otimização de trajetória Aeronaves supersônicas Ruído de aeronaves Predição de ruído (aeronaves) Redução de ruído Decolagem Coeficientes aerodinâmicos Sustentação aerodinâmica Engenharia aeronáutica |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Alguns setores da indústria aeronáutica encontram-se em fase de estudo para uma nova e muito exclusiva categoria de aviação executiva, designada por Ultra Rápida de Longo Alcance. Tais aviões seriam capazes de cruzar distâncias da ordem de 4.500 milhas náuticas em velocidades supersônicas, levando não mais do que 12 passageiros. Esta tendência, contudo, é ameaçada por um antigo problema que assola essa indústria desde sua infância: o ruído gerado durante as operações aeroportuárias. Neste caso agravado pelo sistema propulsivo adotado em aeronaves supersônicas. Este trabalho visa otimizar a trajetória de decolagem de um jato supersônico executivo hipotético, tendo como objetivo a minimização do Nível Efetivo de Ruído Percebido por um observador situado imediatamente abaixo à trajetória do avião, de acordo com os requisitos de homologação aeronáutica. As entradas de controle estudadas são somente de natureza aerodinâmica, o que é modelado pela variação do coeficiente global de sustentação (CL), segundo leis matemáticas de parametrização. O modelo adotado para o ruído total da aeronave assume o jato de exaustão dos motores como a fonte acústica dominante. |
description |
Alguns setores da indústria aeronáutica encontram-se em fase de estudo para uma nova e muito exclusiva categoria de aviação executiva, designada por Ultra Rápida de Longo Alcance. Tais aviões seriam capazes de cruzar distâncias da ordem de 4.500 milhas náuticas em velocidades supersônicas, levando não mais do que 12 passageiros. Esta tendência, contudo, é ameaçada por um antigo problema que assola essa indústria desde sua infância: o ruído gerado durante as operações aeroportuárias. Neste caso agravado pelo sistema propulsivo adotado em aeronaves supersônicas. Este trabalho visa otimizar a trajetória de decolagem de um jato supersônico executivo hipotético, tendo como objetivo a minimização do Nível Efetivo de Ruído Percebido por um observador situado imediatamente abaixo à trajetória do avião, de acordo com os requisitos de homologação aeronáutica. As entradas de controle estudadas são somente de natureza aerodinâmica, o que é modelado pela variação do coeficiente global de sustentação (CL), segundo leis matemáticas de parametrização. O modelo adotado para o ruído total da aeronave assume o jato de exaustão dos motores como a fonte acústica dominante. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1195 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Otimização de trajetória Aeronaves supersônicas Ruído de aeronaves Predição de ruído (aeronaves) Redução de ruído Decolagem Coeficientes aerodinâmicos Sustentação aerodinâmica Engenharia aeronáutica |
_version_ |
1706809266753503232 |