Análise e avaliação dos módulos de software smartlanding e smartrunway para implementação nas aeronaves da frota da TAM linhas aéreas S/A
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2055 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo apresentar uma análise de viabilidade para uma atualização opcional do Sistema de Alerta de Proximidade ao Solo Melhorado (EGPWS) das aeronaves da frota da TAM Linhas Aéreas S/A. A atualização considerada é através da implementação dos módulos de software SmartLanding e SmartRunway desenvolvidos pela Honeywell International Inc. A demonstração da viabilidade é feita por meio da análise e avaliação da segurança operacional, fundamentada na aplicação do Método de Gerenciamento de Riscos, seguindo os processos preconizados pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO). No contexto da avaliação, o sistema EGPWS é considerado como uma das defesas contra os principais exceedances monitorados pelo sistema de segurança operacional da Empresa. A atualização é tratada como uma proposta de medida mitigadora dos riscos de incursão e excursão de pista com a finalidade de diminuir a probabilidade de um incidente ou acidente aeronáutico durante aproximação, pouso, decolagem, taxi-in e taxi-out. Como resultado, concluiu-se que um êxito completo e confiável do resultado da atualização depende de ajustes corretivos prévios ou concomitantes das outras defesas contra os principais exceedances que levam as aeronaves a aproximações não estabilizadas. Uma finalidade adicional do trabalho é servir de auxílio à tomada de decisão pró-segurança de voo com respeito a atualização do sistema EGPWS, não somente das aeronaves da frota da TAM Linhas Aéreas S/A, mas também de outras aeronaves de aviônica compatível de qualquer empresa de transporte aéreo, a um baixo valor da razão custo/benefício. |
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Análise e avaliação dos módulos de software smartlanding e smartrunway para implementação nas aeronaves da frota da TAM linhas aéreas S/ASistemas de alertaPrevenção de acidentesAcidentes de aeronavesPistas (de pouso e decolagem)Segurança do vooOperações de linhas aéreasTransporte aéreoEngenharia aeronáuticaEste estudo tem por objetivo apresentar uma análise de viabilidade para uma atualização opcional do Sistema de Alerta de Proximidade ao Solo Melhorado (EGPWS) das aeronaves da frota da TAM Linhas Aéreas S/A. A atualização considerada é através da implementação dos módulos de software SmartLanding e SmartRunway desenvolvidos pela Honeywell International Inc. A demonstração da viabilidade é feita por meio da análise e avaliação da segurança operacional, fundamentada na aplicação do Método de Gerenciamento de Riscos, seguindo os processos preconizados pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO). No contexto da avaliação, o sistema EGPWS é considerado como uma das defesas contra os principais exceedances monitorados pelo sistema de segurança operacional da Empresa. A atualização é tratada como uma proposta de medida mitigadora dos riscos de incursão e excursão de pista com a finalidade de diminuir a probabilidade de um incidente ou acidente aeronáutico durante aproximação, pouso, decolagem, taxi-in e taxi-out. Como resultado, concluiu-se que um êxito completo e confiável do resultado da atualização depende de ajustes corretivos prévios ou concomitantes das outras defesas contra os principais exceedances que levam as aeronaves a aproximações não estabilizadas. Uma finalidade adicional do trabalho é servir de auxílio à tomada de decisão pró-segurança de voo com respeito a atualização do sistema EGPWS, não somente das aeronaves da frota da TAM Linhas Aéreas S/A, mas também de outras aeronaves de aviônica compatível de qualquer empresa de transporte aéreo, a um baixo valor da razão custo/benefício.Instituto Tecnológico de AeronáuticaArtur Flávio DiasRuy Antônio Mendes AmparoVitor Breno dos Santos Brasil2012-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2055reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:03:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2055http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:08.653Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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