Estimação dos riscos de undershoot e overrun para as aeronaves A319 e A320 da frota da TAM linhas aéreas no Aeroporto de Congonhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Rastrello Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2133
Resumo: Este estudo tem por objetivo a consolidação de um método de análise de risco de excursão de pista (overrun / veer-off) e pouso antes da pista (undershoot) para operação das aeronaves A320 e A319 da frota da TAM LINHAS AÉREAS no aeroporto de São Paulo Congonhas. O estudo se baseia-se na análise de risco qualitativa sugerida pela International Civil Aviation Organization (ICAO) e na análise de risco semi-quantitativa desenvolvida por pesquisadores da Federal Aviation Administration (FAA) denominada, Analysis of Aircraft Overruns and Undershoots for Runway Safety Areas. O aeroporto de São Paulo Congonhas é selecionado como objeto do estudo por concentrar a maior parte das operações aéreas da companhia, ser o maior foco da mídia e concentrar os maiores problemas operacionais da TAM devido às características construtivas do mesmo. Para a avaliação quantitativa das probabilidades, são utilizados os dados normais de operação de voo (NOD) das aeronaves A320 e A319 obtidos através do monitoramento dos Dados de Voo (FOQA) e dos dados do programa Line Operations Safety Audit (LOSA), além dos dados estatísticos de acidentes e incidentes graves do aeródromo de Congonhas. Os resultados mostram que uma grande percentagem das operações em Congonhas sujeita-se a condições de risco indesejáveis/inaceitáveis. Na condução do processo de gerenciamento dos riscos, verifica-se que a aplicação das duas metodologias, analítica e semi-quantitativa, quando praticadas de forma complementar, permitem a adoção de índices e metas de desempenho mais factíveis.
id ITA_f107b334461b7290c630d61bdc94ce0f
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2133
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Estimação dos riscos de undershoot e overrun para as aeronaves A319 e A320 da frota da TAM linhas aéreas no Aeroporto de CongonhasAvaliação de riscosAeroportosPistas (de pouso e decolagem)AproximaçãoAterrissagemDecolagemAcidentes de aeronavesTransporte aéreoTransportesEste estudo tem por objetivo a consolidação de um método de análise de risco de excursão de pista (overrun / veer-off) e pouso antes da pista (undershoot) para operação das aeronaves A320 e A319 da frota da TAM LINHAS AÉREAS no aeroporto de São Paulo Congonhas. O estudo se baseia-se na análise de risco qualitativa sugerida pela International Civil Aviation Organization (ICAO) e na análise de risco semi-quantitativa desenvolvida por pesquisadores da Federal Aviation Administration (FAA) denominada, Analysis of Aircraft Overruns and Undershoots for Runway Safety Areas. O aeroporto de São Paulo Congonhas é selecionado como objeto do estudo por concentrar a maior parte das operações aéreas da companhia, ser o maior foco da mídia e concentrar os maiores problemas operacionais da TAM devido às características construtivas do mesmo. Para a avaliação quantitativa das probabilidades, são utilizados os dados normais de operação de voo (NOD) das aeronaves A320 e A319 obtidos através do monitoramento dos Dados de Voo (FOQA) e dos dados do programa Line Operations Safety Audit (LOSA), além dos dados estatísticos de acidentes e incidentes graves do aeródromo de Congonhas. Os resultados mostram que uma grande percentagem das operações em Congonhas sujeita-se a condições de risco indesejáveis/inaceitáveis. Na condução do processo de gerenciamento dos riscos, verifica-se que a aplicação das duas metodologias, analítica e semi-quantitativa, quando praticadas de forma complementar, permitem a adoção de índices e metas de desempenho mais factíveis.Instituto Tecnológico de AeronáuticaArtur Flávio DiasGeraldo Costa de MenesesRafael Rastrello Rodrigues2012-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2133reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:16Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2133http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:22.959Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Estimação dos riscos de undershoot e overrun para as aeronaves A319 e A320 da frota da TAM linhas aéreas no Aeroporto de Congonhas
title Estimação dos riscos de undershoot e overrun para as aeronaves A319 e A320 da frota da TAM linhas aéreas no Aeroporto de Congonhas
spellingShingle Estimação dos riscos de undershoot e overrun para as aeronaves A319 e A320 da frota da TAM linhas aéreas no Aeroporto de Congonhas
Rafael Rastrello Rodrigues
Avaliação de riscos
Aeroportos
Pistas (de pouso e decolagem)
Aproximação
Aterrissagem
Decolagem
Acidentes de aeronaves
Transporte aéreo
Transportes
title_short Estimação dos riscos de undershoot e overrun para as aeronaves A319 e A320 da frota da TAM linhas aéreas no Aeroporto de Congonhas
title_full Estimação dos riscos de undershoot e overrun para as aeronaves A319 e A320 da frota da TAM linhas aéreas no Aeroporto de Congonhas
title_fullStr Estimação dos riscos de undershoot e overrun para as aeronaves A319 e A320 da frota da TAM linhas aéreas no Aeroporto de Congonhas
title_full_unstemmed Estimação dos riscos de undershoot e overrun para as aeronaves A319 e A320 da frota da TAM linhas aéreas no Aeroporto de Congonhas
title_sort Estimação dos riscos de undershoot e overrun para as aeronaves A319 e A320 da frota da TAM linhas aéreas no Aeroporto de Congonhas
author Rafael Rastrello Rodrigues
author_facet Rafael Rastrello Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Artur Flávio Dias
Geraldo Costa de Meneses
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael Rastrello Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de riscos
Aeroportos
Pistas (de pouso e decolagem)
Aproximação
Aterrissagem
Decolagem
Acidentes de aeronaves
Transporte aéreo
Transportes
topic Avaliação de riscos
Aeroportos
Pistas (de pouso e decolagem)
Aproximação
Aterrissagem
Decolagem
Acidentes de aeronaves
Transporte aéreo
Transportes
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo tem por objetivo a consolidação de um método de análise de risco de excursão de pista (overrun / veer-off) e pouso antes da pista (undershoot) para operação das aeronaves A320 e A319 da frota da TAM LINHAS AÉREAS no aeroporto de São Paulo Congonhas. O estudo se baseia-se na análise de risco qualitativa sugerida pela International Civil Aviation Organization (ICAO) e na análise de risco semi-quantitativa desenvolvida por pesquisadores da Federal Aviation Administration (FAA) denominada, Analysis of Aircraft Overruns and Undershoots for Runway Safety Areas. O aeroporto de São Paulo Congonhas é selecionado como objeto do estudo por concentrar a maior parte das operações aéreas da companhia, ser o maior foco da mídia e concentrar os maiores problemas operacionais da TAM devido às características construtivas do mesmo. Para a avaliação quantitativa das probabilidades, são utilizados os dados normais de operação de voo (NOD) das aeronaves A320 e A319 obtidos através do monitoramento dos Dados de Voo (FOQA) e dos dados do programa Line Operations Safety Audit (LOSA), além dos dados estatísticos de acidentes e incidentes graves do aeródromo de Congonhas. Os resultados mostram que uma grande percentagem das operações em Congonhas sujeita-se a condições de risco indesejáveis/inaceitáveis. Na condução do processo de gerenciamento dos riscos, verifica-se que a aplicação das duas metodologias, analítica e semi-quantitativa, quando praticadas de forma complementar, permitem a adoção de índices e metas de desempenho mais factíveis.
description Este estudo tem por objetivo a consolidação de um método de análise de risco de excursão de pista (overrun / veer-off) e pouso antes da pista (undershoot) para operação das aeronaves A320 e A319 da frota da TAM LINHAS AÉREAS no aeroporto de São Paulo Congonhas. O estudo se baseia-se na análise de risco qualitativa sugerida pela International Civil Aviation Organization (ICAO) e na análise de risco semi-quantitativa desenvolvida por pesquisadores da Federal Aviation Administration (FAA) denominada, Analysis of Aircraft Overruns and Undershoots for Runway Safety Areas. O aeroporto de São Paulo Congonhas é selecionado como objeto do estudo por concentrar a maior parte das operações aéreas da companhia, ser o maior foco da mídia e concentrar os maiores problemas operacionais da TAM devido às características construtivas do mesmo. Para a avaliação quantitativa das probabilidades, são utilizados os dados normais de operação de voo (NOD) das aeronaves A320 e A319 obtidos através do monitoramento dos Dados de Voo (FOQA) e dos dados do programa Line Operations Safety Audit (LOSA), além dos dados estatísticos de acidentes e incidentes graves do aeródromo de Congonhas. Os resultados mostram que uma grande percentagem das operações em Congonhas sujeita-se a condições de risco indesejáveis/inaceitáveis. Na condução do processo de gerenciamento dos riscos, verifica-se que a aplicação das duas metodologias, analítica e semi-quantitativa, quando praticadas de forma complementar, permitem a adoção de índices e metas de desempenho mais factíveis.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2133
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Avaliação de riscos
Aeroportos
Pistas (de pouso e decolagem)
Aproximação
Aterrissagem
Decolagem
Acidentes de aeronaves
Transporte aéreo
Transportes
_version_ 1706809280243433472