Estudo numérico do comportamento de cascas axisimétricas sujeitas à ação de fluido incompressível e viscoso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almério Dutra Agrassar
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1400
Resumo: Uma análise matemática da interação entre um fluido incompressível e viscoso e o elemento estrutural presente em sua interface é procedida. Para isso, o trabalho fundamentou-se nas equações clássicas de teoria de cascas para a análise estrutural e nas equações de continuidade e de Navier-Stokes para o estudo do fluido. As variáveis no domínio decorrem tanto quando se considera o escoamento em regime permanente como a resposta transiente. No escoamento em regime os termos inerciais estão associados aos coeficientes convectivos, enquanto que na resposta transiente os termos convectivos não aparecem. Uma breve abordagem do problema em regime é descrita de modo a justificar a dificultade quando esta situação é encontrada. Na condição transiente um acoplamento das respectivas componentes do sistema casca-fluido é realizado. O elemento estrutural considerado é a casca axisimétrica de curvatura meridional variável enquanto que o domínio fluido é discretizado através de elementos quadrilaterais de oito pontos nodais. O problema é descrito matematicamente por um sistema de equações diferenciais lineares, onde, por conveniência, está representado através de coordenadas cilíndricas. Um procedimento numérico é utilizado, onde o método de elementos finitos é aplicado para se encontrar a solução. Uma boa concordância é encontrada em termos quantitativos para o escoamento em regime permanente sujeito a um baixo gradiente de pressão. Poucas iterações conduzem aos resultados analíticos. Com relação à resposta transiente, em termos de freqüência, pode também ser verificado boa concordância quando se procede o refinamento da malha de elementos finitos. É considerada a influência da viscocidade no comportamento dinâmico da casca. Em todas variáveis pertencentes ao regime transiente é observada a presença do amortecimento ao longo do tempo.
id ITA_ffe81a5e078837915cb8b1ffa63de77e
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1400
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Estudo numérico do comportamento de cascas axisimétricas sujeitas à ação de fluido incompressível e viscoso.Cascas (formas estruturais)Análise estruturalAnálise numéricaEquações diferenciais linearesEscoamento incompressívelEscoamento viscosoMecânica dos fluidosEngenharia estruturalEngenharia mecânicaUma análise matemática da interação entre um fluido incompressível e viscoso e o elemento estrutural presente em sua interface é procedida. Para isso, o trabalho fundamentou-se nas equações clássicas de teoria de cascas para a análise estrutural e nas equações de continuidade e de Navier-Stokes para o estudo do fluido. As variáveis no domínio decorrem tanto quando se considera o escoamento em regime permanente como a resposta transiente. No escoamento em regime os termos inerciais estão associados aos coeficientes convectivos, enquanto que na resposta transiente os termos convectivos não aparecem. Uma breve abordagem do problema em regime é descrita de modo a justificar a dificultade quando esta situação é encontrada. Na condição transiente um acoplamento das respectivas componentes do sistema casca-fluido é realizado. O elemento estrutural considerado é a casca axisimétrica de curvatura meridional variável enquanto que o domínio fluido é discretizado através de elementos quadrilaterais de oito pontos nodais. O problema é descrito matematicamente por um sistema de equações diferenciais lineares, onde, por conveniência, está representado através de coordenadas cilíndricas. Um procedimento numérico é utilizado, onde o método de elementos finitos é aplicado para se encontrar a solução. Uma boa concordância é encontrada em termos quantitativos para o escoamento em regime permanente sujeito a um baixo gradiente de pressão. Poucas iterações conduzem aos resultados analíticos. Com relação à resposta transiente, em termos de freqüência, pode também ser verificado boa concordância quando se procede o refinamento da malha de elementos finitos. É considerada a influência da viscocidade no comportamento dinâmico da casca. Em todas variáveis pertencentes ao regime transiente é observada a presença do amortecimento ao longo do tempo. Instituto Tecnológico de AeronáuticaJoão Carlos MenezesAlmério Dutra Agrassar1997-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1400reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:39Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1400http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:17.06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Estudo numérico do comportamento de cascas axisimétricas sujeitas à ação de fluido incompressível e viscoso.
title Estudo numérico do comportamento de cascas axisimétricas sujeitas à ação de fluido incompressível e viscoso.
spellingShingle Estudo numérico do comportamento de cascas axisimétricas sujeitas à ação de fluido incompressível e viscoso.
Almério Dutra Agrassar
Cascas (formas estruturais)
Análise estrutural
Análise numérica
Equações diferenciais lineares
Escoamento incompressível
Escoamento viscoso
Mecânica dos fluidos
Engenharia estrutural
Engenharia mecânica
title_short Estudo numérico do comportamento de cascas axisimétricas sujeitas à ação de fluido incompressível e viscoso.
title_full Estudo numérico do comportamento de cascas axisimétricas sujeitas à ação de fluido incompressível e viscoso.
title_fullStr Estudo numérico do comportamento de cascas axisimétricas sujeitas à ação de fluido incompressível e viscoso.
title_full_unstemmed Estudo numérico do comportamento de cascas axisimétricas sujeitas à ação de fluido incompressível e viscoso.
title_sort Estudo numérico do comportamento de cascas axisimétricas sujeitas à ação de fluido incompressível e viscoso.
author Almério Dutra Agrassar
author_facet Almério Dutra Agrassar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv João Carlos Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Almério Dutra Agrassar
dc.subject.por.fl_str_mv Cascas (formas estruturais)
Análise estrutural
Análise numérica
Equações diferenciais lineares
Escoamento incompressível
Escoamento viscoso
Mecânica dos fluidos
Engenharia estrutural
Engenharia mecânica
topic Cascas (formas estruturais)
Análise estrutural
Análise numérica
Equações diferenciais lineares
Escoamento incompressível
Escoamento viscoso
Mecânica dos fluidos
Engenharia estrutural
Engenharia mecânica
dc.description.none.fl_txt_mv Uma análise matemática da interação entre um fluido incompressível e viscoso e o elemento estrutural presente em sua interface é procedida. Para isso, o trabalho fundamentou-se nas equações clássicas de teoria de cascas para a análise estrutural e nas equações de continuidade e de Navier-Stokes para o estudo do fluido. As variáveis no domínio decorrem tanto quando se considera o escoamento em regime permanente como a resposta transiente. No escoamento em regime os termos inerciais estão associados aos coeficientes convectivos, enquanto que na resposta transiente os termos convectivos não aparecem. Uma breve abordagem do problema em regime é descrita de modo a justificar a dificultade quando esta situação é encontrada. Na condição transiente um acoplamento das respectivas componentes do sistema casca-fluido é realizado. O elemento estrutural considerado é a casca axisimétrica de curvatura meridional variável enquanto que o domínio fluido é discretizado através de elementos quadrilaterais de oito pontos nodais. O problema é descrito matematicamente por um sistema de equações diferenciais lineares, onde, por conveniência, está representado através de coordenadas cilíndricas. Um procedimento numérico é utilizado, onde o método de elementos finitos é aplicado para se encontrar a solução. Uma boa concordância é encontrada em termos quantitativos para o escoamento em regime permanente sujeito a um baixo gradiente de pressão. Poucas iterações conduzem aos resultados analíticos. Com relação à resposta transiente, em termos de freqüência, pode também ser verificado boa concordância quando se procede o refinamento da malha de elementos finitos. É considerada a influência da viscocidade no comportamento dinâmico da casca. Em todas variáveis pertencentes ao regime transiente é observada a presença do amortecimento ao longo do tempo.
description Uma análise matemática da interação entre um fluido incompressível e viscoso e o elemento estrutural presente em sua interface é procedida. Para isso, o trabalho fundamentou-se nas equações clássicas de teoria de cascas para a análise estrutural e nas equações de continuidade e de Navier-Stokes para o estudo do fluido. As variáveis no domínio decorrem tanto quando se considera o escoamento em regime permanente como a resposta transiente. No escoamento em regime os termos inerciais estão associados aos coeficientes convectivos, enquanto que na resposta transiente os termos convectivos não aparecem. Uma breve abordagem do problema em regime é descrita de modo a justificar a dificultade quando esta situação é encontrada. Na condição transiente um acoplamento das respectivas componentes do sistema casca-fluido é realizado. O elemento estrutural considerado é a casca axisimétrica de curvatura meridional variável enquanto que o domínio fluido é discretizado através de elementos quadrilaterais de oito pontos nodais. O problema é descrito matematicamente por um sistema de equações diferenciais lineares, onde, por conveniência, está representado através de coordenadas cilíndricas. Um procedimento numérico é utilizado, onde o método de elementos finitos é aplicado para se encontrar a solução. Uma boa concordância é encontrada em termos quantitativos para o escoamento em regime permanente sujeito a um baixo gradiente de pressão. Poucas iterações conduzem aos resultados analíticos. Com relação à resposta transiente, em termos de freqüência, pode também ser verificado boa concordância quando se procede o refinamento da malha de elementos finitos. É considerada a influência da viscocidade no comportamento dinâmico da casca. Em todas variáveis pertencentes ao regime transiente é observada a presença do amortecimento ao longo do tempo.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1400
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Cascas (formas estruturais)
Análise estrutural
Análise numérica
Equações diferenciais lineares
Escoamento incompressível
Escoamento viscoso
Mecânica dos fluidos
Engenharia estrutural
Engenharia mecânica
_version_ 1706809269043593216