A universidade corporativa do Grupo Berlim S.A.: uma análise de seus pontos fortes e dos aspectos que deveriam ser aprimorados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria Carnivali Manganelli, Anna Clara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vargas Ferreira Costa , Débora, Paradela, Victor Cláudio, Magalhães Kirchmair, Débora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/774
Resumo: In recent years, investments in corporate education have gained space in several organizations, in view of the importance of knowledge management for maintaining competitiveness, in an increasingly challenging business environment. From this perspective, the article aims to analyze the Corporate University created by the group Berlin S.A (pseudonym), in the light of theories related to corporate education, seeking to verify in what aspects it has already been consolidated and which improvements could be sought. A qualitative research was developed, and the data were collected in the institution's documents. The analysis allowed us to determine that corporate education and the corporate university are, in the company studied, articulated with strategic planning, supporting the growth of the organization. Improvement points that should be attentioned were also pointed out, especially the greater investment in distance learning and the inclusion of other audiences in the development actions promoted.
id IVJ-0_0a00111a07495b7013f581a74dea193e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/774
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling A universidade corporativa do Grupo Berlim S.A.: uma análise de seus pontos fortes e dos aspectos que deveriam ser aprimoradosEDUCAÇÃO CORPORATIVAUNIVERSIDADE CORPORATIVADESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAGestão de PessoasTreinamento e DesenvolvimentoIn recent years, investments in corporate education have gained space in several organizations, in view of the importance of knowledge management for maintaining competitiveness, in an increasingly challenging business environment. From this perspective, the article aims to analyze the Corporate University created by the group Berlin S.A (pseudonym), in the light of theories related to corporate education, seeking to verify in what aspects it has already been consolidated and which improvements could be sought. A qualitative research was developed, and the data were collected in the institution's documents. The analysis allowed us to determine that corporate education and the corporate university are, in the company studied, articulated with strategic planning, supporting the growth of the organization. Improvement points that should be attentioned were also pointed out, especially the greater investment in distance learning and the inclusion of other audiences in the development actions promoted.Nos últimos anos, os investimentos em educação corporativa ganharam espaço em diversas organizações, tendo em vista a importância da gestão do conhecimento para a manutenção da competitividade, em um ambiente de negócios cada vez mais desafiante. A partir dessa perspectiva, o artigo tem como objetivo analisar a Universidade Corporativa criada pelo grupo Berlim S.A (pseudônimo), à luz das teorias relacionadas à educação corporativa, buscando verificar em que aspectos ela já se consolidou e que melhorias poderiam ser buscadas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados nos documentos da instituição. A análise permitiu apurar que a educação corporativa e a universidade corporativa estão, na empresa estudada, articuladas com o planejamento estratégico, dando suporte ao crescimento da organização. Também foram apontados pontos de melhoria que devem ser objeto de atenção, em especial o maior investimento em ensino a distância e a inclusão de outros públicos nas ações de desenvolvimento promovidas.Faculdades Integradas Vianna Júnior2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/77410.31994/rvs.v12i2.774Revista Vianna Sapiens; v. 12 n. 2 (2021): Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro de 2021; 302177-372610.31994/rvs.v12i2reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/774/403Copyright (c) 2021 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFaria Carnivali Manganelli, Anna Clara Vargas Ferreira Costa , DéboraParadela, Victor Cláudio Magalhães Kirchmair, Débora2023-09-13T18:24:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/774Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:24:08Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A universidade corporativa do Grupo Berlim S.A.: uma análise de seus pontos fortes e dos aspectos que deveriam ser aprimorados
title A universidade corporativa do Grupo Berlim S.A.: uma análise de seus pontos fortes e dos aspectos que deveriam ser aprimorados
spellingShingle A universidade corporativa do Grupo Berlim S.A.: uma análise de seus pontos fortes e dos aspectos que deveriam ser aprimorados
Faria Carnivali Manganelli, Anna Clara
EDUCAÇÃO CORPORATIVA
UNIVERSIDADE CORPORATIVA
DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA
Gestão de Pessoas
Treinamento e Desenvolvimento
title_short A universidade corporativa do Grupo Berlim S.A.: uma análise de seus pontos fortes e dos aspectos que deveriam ser aprimorados
title_full A universidade corporativa do Grupo Berlim S.A.: uma análise de seus pontos fortes e dos aspectos que deveriam ser aprimorados
title_fullStr A universidade corporativa do Grupo Berlim S.A.: uma análise de seus pontos fortes e dos aspectos que deveriam ser aprimorados
title_full_unstemmed A universidade corporativa do Grupo Berlim S.A.: uma análise de seus pontos fortes e dos aspectos que deveriam ser aprimorados
title_sort A universidade corporativa do Grupo Berlim S.A.: uma análise de seus pontos fortes e dos aspectos que deveriam ser aprimorados
author Faria Carnivali Manganelli, Anna Clara
author_facet Faria Carnivali Manganelli, Anna Clara
Vargas Ferreira Costa , Débora
Paradela, Victor Cláudio
Magalhães Kirchmair, Débora
author_role author
author2 Vargas Ferreira Costa , Débora
Paradela, Victor Cláudio
Magalhães Kirchmair, Débora
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria Carnivali Manganelli, Anna Clara
Vargas Ferreira Costa , Débora
Paradela, Victor Cláudio
Magalhães Kirchmair, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO CORPORATIVA
UNIVERSIDADE CORPORATIVA
DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA
Gestão de Pessoas
Treinamento e Desenvolvimento
topic EDUCAÇÃO CORPORATIVA
UNIVERSIDADE CORPORATIVA
DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA
Gestão de Pessoas
Treinamento e Desenvolvimento
description In recent years, investments in corporate education have gained space in several organizations, in view of the importance of knowledge management for maintaining competitiveness, in an increasingly challenging business environment. From this perspective, the article aims to analyze the Corporate University created by the group Berlin S.A (pseudonym), in the light of theories related to corporate education, seeking to verify in what aspects it has already been consolidated and which improvements could be sought. A qualitative research was developed, and the data were collected in the institution's documents. The analysis allowed us to determine that corporate education and the corporate university are, in the company studied, articulated with strategic planning, supporting the growth of the organization. Improvement points that should be attentioned were also pointed out, especially the greater investment in distance learning and the inclusion of other audiences in the development actions promoted.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/774
10.31994/rvs.v12i2.774
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/774
identifier_str_mv 10.31994/rvs.v12i2.774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/774/403
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 12 n. 2 (2021): Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro de 2021; 30
2177-3726
10.31994/rvs.v12i2
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042480514433024