Universidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ledur, Edemar
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000j10h
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2674
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.
id UFSM_b61410f85f366cf7cc14f9b4d86d26b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2674
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Universidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEECorporate university directions for implanting at the CEEE GroupUniversidade corporativaEducação corporativaTreinamento e desenvolvimento (T&D)ColaboradoresMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.The present paper aims at discussing the bases that may serve as guidelines to the project of implanting a corporate university at the CEEE Group. Corporate universities have been studied for over forty years, but the main interest in their creation was recorded in the 1980s, a decade in which the companies attributed more importance than ever before to managing strategies and to the training and development of their employees. Realizing that they could no further depend on other public institutions to qualify their collaborators, organizations took steps towards creating their own corporate universities. That meant establishing higher levels for the apprenticeship process and connecting the apprenticeship programs very closely with the companies’ goals and results. Corporate universities have some specific characteristics which distinguish them from the areas of training and development to meet the necessities of the organization: they are proactive; they act in the development of essential competencies; they are innovative in the ways of building knowledge; they act in the development and managing of tools designed to detect and capture the knowledge available in the organization’s professionals, clients and suppliers; they seek to follow up the practical use of knowledge, i.e., the transformation of knowledge into competitive advantages that generate intellectual capital. It is along these lines that the CEEE Group should structure the basis of its corporate university, developing and disseminating the organization’s culture, focusing corporate results and thus aiming at long term perspectives like attracting, qualifying and retaining talents.Esse trabalho tem como principal objetivo discorrer sobre as bases de concepção que podem servir de instrumentos norteadores do projeto de implantação da universidade corporativa no Grupo CEEE. As universidades corporativas já vêm sendo estudadas há mais de quarenta anos, mas o maior interesse em sua criação se deu na década de 80, quando as empresas passaram a dar importância às estratégias de gerenciamento e ao aprendizado e desenvolvimento dos seus funcionários. As organizações começaram a perceber que não podiam mais depender de outras instituições para qualificar seus colaboradores, partindo para a criação das próprias universidades corporativas, buscando assim, níveis mais elevados para o processo de aprendizagem, vinculando de maneira mais estreita os programas de aprendizagem, as metas e os resultados das empresas. As universidades corporativas possuem características especificas que as diferenciam de áreas de treinamento e desenvolvimento (T&D) para atender as necessidades da organização: são proativas; atuam no desenvolvimento de competências essenciais; são inovadoras nas formas de construção do conhecimento; atuam no desenvolvimento e gerenciamento de ferramentas que propiciem a captação do conhecimento presente na organização através de seus profissionais, clientes e fornecedores; procuram acompanhar a utilização prática do conhecimento, ou seja, a transformação do conhecimento em vantagem competitiva, gerando capital intelectual. Neste sentido que o Grupo CEEE deve estruturar a base de sua Universidade Corporativa, buscando o desenvolvimento e a disseminação da cultura da organização, alinhando o foco em resultados corporativos, e assim, acenar com perspectivas de desenvolvimento de longo prazo, atrair, qualificar e reter talentos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasSchuch Júnior, Vitor FranciscoLedur, Edemar2017-02-22T13:51:12Z2017-02-22T13:51:12Z2011-10-222011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2674ark:/26339/001300000j10hporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:01:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2674Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:01:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEE
Corporate university directions for implanting at the CEEE Group
title Universidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEE
spellingShingle Universidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEE
Ledur, Edemar
Universidade corporativa
Educação corporativa
Treinamento e desenvolvimento (T&D)
Colaboradores
title_short Universidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEE
title_full Universidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEE
title_fullStr Universidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEE
title_full_unstemmed Universidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEE
title_sort Universidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEE
author Ledur, Edemar
author_facet Ledur, Edemar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schuch Júnior, Vitor Francisco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ledur, Edemar
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade corporativa
Educação corporativa
Treinamento e desenvolvimento (T&D)
Colaboradores
topic Universidade corporativa
Educação corporativa
Treinamento e desenvolvimento (T&D)
Colaboradores
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-22
2011
2017-02-22T13:51:12Z
2017-02-22T13:51:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2674
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000j10h
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2674
identifier_str_mv ark:/26339/001300000j10h
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172347701755904