O direito à educação inclusiva e sua relação com o Estado, o Capital e a Sociedade:: entraves à efetivação da inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valverde, Graziella Montes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rosa, Waleska Marcy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/594
Resumo: O Estado, muitas vezes, legisla sobre temas carentes de regulação, alcançando alguns grupos excluídos, especialmente no que se refere aos direitos sociais. Contudo, nem sempre estas leis melhoram, garantem e legitimam um direito. Toda norma jurídica elaborada pelo Estado deve produzir, principalmente, efeito social, não apenas jurídico. O objetivo deste artigo é analisar a necessidade de as pessoas com deficiência terem acesso à educação inclusiva para sua emancipação social e para seu desenvolvimento enquanto cidadãs. Para a elaboração deste artigo utilizou-se a revisão bibliográfica, essencialmente ‘Poderá o Direito ser Emancipatório’ de Boaventura de Sousa Santos.
id IVJ-0_2abbf3fed7f15088db2326177cf01c5f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/594
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling O direito à educação inclusiva e sua relação com o Estado, o Capital e a Sociedade:: entraves à efetivação da inclusão escolarDireito à Educação Inclusiva; Emancipação Social; Estado; Políticas Públicas; Sociedade.O Estado, muitas vezes, legisla sobre temas carentes de regulação, alcançando alguns grupos excluídos, especialmente no que se refere aos direitos sociais. Contudo, nem sempre estas leis melhoram, garantem e legitimam um direito. Toda norma jurídica elaborada pelo Estado deve produzir, principalmente, efeito social, não apenas jurídico. O objetivo deste artigo é analisar a necessidade de as pessoas com deficiência terem acesso à educação inclusiva para sua emancipação social e para seu desenvolvimento enquanto cidadãs. Para a elaboração deste artigo utilizou-se a revisão bibliográfica, essencialmente ‘Poderá o Direito ser Emancipatório’ de Boaventura de Sousa Santos.Faculdades Integradas Vianna Júnior2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59410.31994/rvs.v10i2.594Revista Vianna Sapiens; v. 10 n. 2 (2019): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2019; 222177-372610.31994/rvs.v10i2reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/594/341Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValverde, Graziella MontesRosa, Waleska Marcy2023-09-13T18:23:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/594Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:53Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O direito à educação inclusiva e sua relação com o Estado, o Capital e a Sociedade:: entraves à efetivação da inclusão escolar
title O direito à educação inclusiva e sua relação com o Estado, o Capital e a Sociedade:: entraves à efetivação da inclusão escolar
spellingShingle O direito à educação inclusiva e sua relação com o Estado, o Capital e a Sociedade:: entraves à efetivação da inclusão escolar
Valverde, Graziella Montes
Direito à Educação Inclusiva; Emancipação Social; Estado; Políticas Públicas; Sociedade.
title_short O direito à educação inclusiva e sua relação com o Estado, o Capital e a Sociedade:: entraves à efetivação da inclusão escolar
title_full O direito à educação inclusiva e sua relação com o Estado, o Capital e a Sociedade:: entraves à efetivação da inclusão escolar
title_fullStr O direito à educação inclusiva e sua relação com o Estado, o Capital e a Sociedade:: entraves à efetivação da inclusão escolar
title_full_unstemmed O direito à educação inclusiva e sua relação com o Estado, o Capital e a Sociedade:: entraves à efetivação da inclusão escolar
title_sort O direito à educação inclusiva e sua relação com o Estado, o Capital e a Sociedade:: entraves à efetivação da inclusão escolar
author Valverde, Graziella Montes
author_facet Valverde, Graziella Montes
Rosa, Waleska Marcy
author_role author
author2 Rosa, Waleska Marcy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valverde, Graziella Montes
Rosa, Waleska Marcy
dc.subject.por.fl_str_mv Direito à Educação Inclusiva; Emancipação Social; Estado; Políticas Públicas; Sociedade.
topic Direito à Educação Inclusiva; Emancipação Social; Estado; Políticas Públicas; Sociedade.
description O Estado, muitas vezes, legisla sobre temas carentes de regulação, alcançando alguns grupos excluídos, especialmente no que se refere aos direitos sociais. Contudo, nem sempre estas leis melhoram, garantem e legitimam um direito. Toda norma jurídica elaborada pelo Estado deve produzir, principalmente, efeito social, não apenas jurídico. O objetivo deste artigo é analisar a necessidade de as pessoas com deficiência terem acesso à educação inclusiva para sua emancipação social e para seu desenvolvimento enquanto cidadãs. Para a elaboração deste artigo utilizou-se a revisão bibliográfica, essencialmente ‘Poderá o Direito ser Emancipatório’ de Boaventura de Sousa Santos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/594
10.31994/rvs.v10i2.594
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/594
identifier_str_mv 10.31994/rvs.v10i2.594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/594/341
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 10 n. 2 (2019): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2019; 22
2177-3726
10.31994/rvs.v10i2
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042480068788224