Evolução da proxy qualidade para modelos de eficiência baseados em Benchmarking:: revisão para os serviços de transmissão elétrica brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ricardo Augusto Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/413
Resumo: Este estudo realiza apresenta a evolução teórica sobre a proxy de qualidade inserida no setor de transmissão elétrica, a fim de compor a análise de eficiência operacional dos prestadores de serviços. O setor elétrico brasileiro é formado por prestadores de serviços operacionais mediante concessão. Esses operarão e administração o sistema de Transmissão elétrica cumprindo a legislação conforme determinação da agência reguladora. A agencia reguladora brasileira, ANEEL –Agência Nacional de Energia Elétrica tem como objetivo fiscalizar os níveis de serviços prestados pelos concessionados. No segundo ciclo tarifário de 2009, na renovação das concessões de 2012, a ANEEL utilizou de métricas distintas e ad hoc ao processo de eficiência para avaliar a eficiência operacional dos operadores do serviço de transmissão. Assim, foi visto que o processo adotado não cumpre com requisitos assumidos pelo órgão regulador. O estudo contribui para a literatura verificando que após 2009, os autores apontam a relevância da incorporação da proxy de qualidade para estudos de eficiência comparada no setor de energia elétrica. Não obstante, também aponta a evolução da proxy de qualidade mensurada por unidades da DEC – Duração das interrupções e da FEC – Frequência das Interrupções para valores financeiros, ou seja, o custo da indisponibilidade dos serviços. Logo, esse estudo sugere que ANEEL adote a variável monetária como proxy para qualidade dos serviços prestados no segmento de transmissão elétrica brasileira. Assim, como proxy para a realidade brasileira, sugere-se a adoção da Parcela Variável – PV, parcela referente a indisponibilidade do sistema, a qual como punição, é descontada anualmente da Receita Anual Permitida – RAP.
id IVJ-0_5b614ef7fb39ec6a22db6588603ce8cb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/413
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling Evolução da proxy qualidade para modelos de eficiência baseados em Benchmarking:: revisão para os serviços de transmissão elétrica brasileira.Serviço Transmissão Operacional EnergéticoQualidade em Modelos de BenchmarkingCustos EficientesServiço de Transmissão ElétricaAdministraçãoEste estudo realiza apresenta a evolução teórica sobre a proxy de qualidade inserida no setor de transmissão elétrica, a fim de compor a análise de eficiência operacional dos prestadores de serviços. O setor elétrico brasileiro é formado por prestadores de serviços operacionais mediante concessão. Esses operarão e administração o sistema de Transmissão elétrica cumprindo a legislação conforme determinação da agência reguladora. A agencia reguladora brasileira, ANEEL –Agência Nacional de Energia Elétrica tem como objetivo fiscalizar os níveis de serviços prestados pelos concessionados. No segundo ciclo tarifário de 2009, na renovação das concessões de 2012, a ANEEL utilizou de métricas distintas e ad hoc ao processo de eficiência para avaliar a eficiência operacional dos operadores do serviço de transmissão. Assim, foi visto que o processo adotado não cumpre com requisitos assumidos pelo órgão regulador. O estudo contribui para a literatura verificando que após 2009, os autores apontam a relevância da incorporação da proxy de qualidade para estudos de eficiência comparada no setor de energia elétrica. Não obstante, também aponta a evolução da proxy de qualidade mensurada por unidades da DEC – Duração das interrupções e da FEC – Frequência das Interrupções para valores financeiros, ou seja, o custo da indisponibilidade dos serviços. Logo, esse estudo sugere que ANEEL adote a variável monetária como proxy para qualidade dos serviços prestados no segmento de transmissão elétrica brasileira. Assim, como proxy para a realidade brasileira, sugere-se a adoção da Parcela Variável – PV, parcela referente a indisponibilidade do sistema, a qual como punição, é descontada anualmente da Receita Anual Permitida – RAP.Faculdades Integradas Vianna Júnior2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/41310.31994/rvs.v9i2.413Revista Vianna Sapiens; v. 9 n. 2 (2018): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2018; 232177-372610.31994/rvs.v9i2reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/413/277Copyright (c) 2018 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ricardo Augusto Oliveira2023-09-13T18:23:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/413Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:46Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução da proxy qualidade para modelos de eficiência baseados em Benchmarking:: revisão para os serviços de transmissão elétrica brasileira.
title Evolução da proxy qualidade para modelos de eficiência baseados em Benchmarking:: revisão para os serviços de transmissão elétrica brasileira.
spellingShingle Evolução da proxy qualidade para modelos de eficiência baseados em Benchmarking:: revisão para os serviços de transmissão elétrica brasileira.
Santos, Ricardo Augusto Oliveira
Serviço Transmissão Operacional Energético
Qualidade em Modelos de Benchmarking
Custos Eficientes
Serviço de Transmissão Elétrica
Administração
title_short Evolução da proxy qualidade para modelos de eficiência baseados em Benchmarking:: revisão para os serviços de transmissão elétrica brasileira.
title_full Evolução da proxy qualidade para modelos de eficiência baseados em Benchmarking:: revisão para os serviços de transmissão elétrica brasileira.
title_fullStr Evolução da proxy qualidade para modelos de eficiência baseados em Benchmarking:: revisão para os serviços de transmissão elétrica brasileira.
title_full_unstemmed Evolução da proxy qualidade para modelos de eficiência baseados em Benchmarking:: revisão para os serviços de transmissão elétrica brasileira.
title_sort Evolução da proxy qualidade para modelos de eficiência baseados em Benchmarking:: revisão para os serviços de transmissão elétrica brasileira.
author Santos, Ricardo Augusto Oliveira
author_facet Santos, Ricardo Augusto Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ricardo Augusto Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço Transmissão Operacional Energético
Qualidade em Modelos de Benchmarking
Custos Eficientes
Serviço de Transmissão Elétrica
Administração
topic Serviço Transmissão Operacional Energético
Qualidade em Modelos de Benchmarking
Custos Eficientes
Serviço de Transmissão Elétrica
Administração
description Este estudo realiza apresenta a evolução teórica sobre a proxy de qualidade inserida no setor de transmissão elétrica, a fim de compor a análise de eficiência operacional dos prestadores de serviços. O setor elétrico brasileiro é formado por prestadores de serviços operacionais mediante concessão. Esses operarão e administração o sistema de Transmissão elétrica cumprindo a legislação conforme determinação da agência reguladora. A agencia reguladora brasileira, ANEEL –Agência Nacional de Energia Elétrica tem como objetivo fiscalizar os níveis de serviços prestados pelos concessionados. No segundo ciclo tarifário de 2009, na renovação das concessões de 2012, a ANEEL utilizou de métricas distintas e ad hoc ao processo de eficiência para avaliar a eficiência operacional dos operadores do serviço de transmissão. Assim, foi visto que o processo adotado não cumpre com requisitos assumidos pelo órgão regulador. O estudo contribui para a literatura verificando que após 2009, os autores apontam a relevância da incorporação da proxy de qualidade para estudos de eficiência comparada no setor de energia elétrica. Não obstante, também aponta a evolução da proxy de qualidade mensurada por unidades da DEC – Duração das interrupções e da FEC – Frequência das Interrupções para valores financeiros, ou seja, o custo da indisponibilidade dos serviços. Logo, esse estudo sugere que ANEEL adote a variável monetária como proxy para qualidade dos serviços prestados no segmento de transmissão elétrica brasileira. Assim, como proxy para a realidade brasileira, sugere-se a adoção da Parcela Variável – PV, parcela referente a indisponibilidade do sistema, a qual como punição, é descontada anualmente da Receita Anual Permitida – RAP.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/413
10.31994/rvs.v9i2.413
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/413
identifier_str_mv 10.31994/rvs.v9i2.413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/413/277
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 9 n. 2 (2018): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2018; 23
2177-3726
10.31994/rvs.v9i2
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042480016359424