AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Jordan Henrique
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: dos Santos, Gislaine, Soares, Carlos Alberto Pereira, e Silva, Wainer da Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59
Resumo: A organização da educação brasileira é apresentada em duas etapas: a primeira, composta pelo ensino infantil, fundamental e o médio e a segunda pelo ensino superior. O Exame Nacional do Ensino Médio é promovido pelo Governo Federal, através do INEP, para avaliar o desempenho dos concluintes do ensino médio e aferir o desenvolvimento de competências. Os resultados são apresentados em notas médias por escolas, com o ranking das escolas brasileiras, baseado no desempenho dos alunos no exame. Este artigo propõe uma análise dos aspectos qualitativos de algumas instituições do município de Juiz de Fora/MG, agrupadas em três faixas de classificação, conforme dados do ENEM 2008. Esta pesquisa avaliou os recursos físicos e humanos e as estratégias pedagógicas através de uma pesquisa com as instituições selecionadas. No final, são apresentados os itens avaliados e a análise da correlação do desempenho dos alunos no ENEM, com os parâmetros associados à instituição. 
id IVJ-0_6db47cfb85df5a16c134f1f4b7b303cb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/59
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORAAVALIAÇÃOENSINO MÉDIOPARÂMETROS QUALITATIVOSA organização da educação brasileira é apresentada em duas etapas: a primeira, composta pelo ensino infantil, fundamental e o médio e a segunda pelo ensino superior. O Exame Nacional do Ensino Médio é promovido pelo Governo Federal, através do INEP, para avaliar o desempenho dos concluintes do ensino médio e aferir o desenvolvimento de competências. Os resultados são apresentados em notas médias por escolas, com o ranking das escolas brasileiras, baseado no desempenho dos alunos no exame. Este artigo propõe uma análise dos aspectos qualitativos de algumas instituições do município de Juiz de Fora/MG, agrupadas em três faixas de classificação, conforme dados do ENEM 2008. Esta pesquisa avaliou os recursos físicos e humanos e as estratégias pedagógicas através de uma pesquisa com as instituições selecionadas. No final, são apresentados os itens avaliados e a análise da correlação do desempenho dos alunos no ENEM, com os parâmetros associados à instituição. Faculdades Integradas Vianna Júnior2017-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59Revista Vianna Sapiens; v. 2 n. 2 (2011): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2011; 232177-3726reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59/47Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Jordan Henriquedos Santos, GislaineSoares, Carlos Alberto Pereirae Silva, Wainer da Silveira2023-09-13T18:23:27Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/59Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:27Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA
title AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA
spellingShingle AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA
de Souza, Jordan Henrique
AVALIAÇÃO
ENSINO MÉDIO
PARÂMETROS QUALITATIVOS
title_short AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA
title_full AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA
title_fullStr AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA
title_sort AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA
author de Souza, Jordan Henrique
author_facet de Souza, Jordan Henrique
dos Santos, Gislaine
Soares, Carlos Alberto Pereira
e Silva, Wainer da Silveira
author_role author
author2 dos Santos, Gislaine
Soares, Carlos Alberto Pereira
e Silva, Wainer da Silveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Jordan Henrique
dos Santos, Gislaine
Soares, Carlos Alberto Pereira
e Silva, Wainer da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv AVALIAÇÃO
ENSINO MÉDIO
PARÂMETROS QUALITATIVOS
topic AVALIAÇÃO
ENSINO MÉDIO
PARÂMETROS QUALITATIVOS
description A organização da educação brasileira é apresentada em duas etapas: a primeira, composta pelo ensino infantil, fundamental e o médio e a segunda pelo ensino superior. O Exame Nacional do Ensino Médio é promovido pelo Governo Federal, através do INEP, para avaliar o desempenho dos concluintes do ensino médio e aferir o desenvolvimento de competências. Os resultados são apresentados em notas médias por escolas, com o ranking das escolas brasileiras, baseado no desempenho dos alunos no exame. Este artigo propõe uma análise dos aspectos qualitativos de algumas instituições do município de Juiz de Fora/MG, agrupadas em três faixas de classificação, conforme dados do ENEM 2008. Esta pesquisa avaliou os recursos físicos e humanos e as estratégias pedagógicas através de uma pesquisa com as instituições selecionadas. No final, são apresentados os itens avaliados e a análise da correlação do desempenho dos alunos no ENEM, com os parâmetros associados à instituição. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59/47
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 2 n. 2 (2011): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2011; 23
2177-3726
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042479185887232